Por alguns momentos - só uns instantes, por favor - vamos (tentar) esquecer todo o caso de espionagem. Porque não só de más notícias vive a Fórmula 1. No próximo fim de semana, os fãs da velocidade vão ser brincados com o retorno daquele que, talvez, seja o circuito mais especial da atualidade.
Spa-Francorchamps. A pista belga (à esquerda), de nome vistoso e difícil de escrever, é o último traçado verdadeiramente espetacular que sobrou no calendário da Fórmula 1. Nenhum outro circuito consegue combinar trechos tão fascinantes, desafiadores e até perigosos, onde o piloto ainda faz a diferença.
Afastada da Fórmula 1 desde a edição do Grande Prêmio da Bélgica de 2005, Spa faz seu retorno no momento mais conturbado da história da categoria. Mesmo assim, consegue um espaço na mídia só para si. Os press-releases de pilotos e equipes são quase unânimes em exaltar a esplêndida pista belga.
Algumas declarações são até curiosas. Ralf Schumacher, por exemplo, afirma que "Spa é uma pista para pilotos de verdade". A piada é óbvia: então, obviamente, não será uma boa corrida para você, Ralf. Ao mesmo tempo que Spa volta a sediar uma etapa da Fórmula 1, um outro circuito de muita história tenta voltar ao calendário da categoria: Imola.
A pista italiana, sede de 27 Grandes Prêmios entre 1980 e 2006, concluiu a total reforma da região dos boxes e da Variante Bassa. Essa chicane, em especial, deixou de existir, como se pode comprovar na foto ao lado, originalmente publicada no blog do Capelli.
Agora, o prefeito da cidade diz ter um acordo verbal com Bernie Ecclestone, que teria garantido o retorno de Imola caso as obras fossem realizadas. Por enquanto, o calendário provisório de 2008 já tem 18 etapas. Ficaria um pouco complicado encaixar o G.P. de San Marino. Como bem sabemos, isso não é nada que alguns milhões de dólares não resolvam.
Mas será que Imola tem condições de bancar sua volta? Honestamente, acho que não.
4 comentários:
temos que dar graças pela volta de Spa. Pelo menos alguma coisa boa, né? Agora, imola de volta? Brincadeira po. Pior que ela só Hungaroring e Mõnaco. Já basta o novo circuito de rua de Valencia e de Cingapura, que também não devem ter muitas ultrapassagens.
Abs,
Maurício - RJ
gustavo, a pista de spa é realmente muito especial. Ayrton Senna venceu lá cinco vezes, exatamente porque é uma pista onde o piloto faz a diferença, como você disse.
Um abraço.
esse novo traçado de imola ficou estranho. Parece que nem tem área de escapa, será que á Fórmula-1 volta para lá? Valeu!
"A piada é óbvia: então, obviamente, não será uma boa corrida para você, Ralf."
Ri mto, mto bom!
E Graças a Deus Spa de volta!
Postar um comentário