O dia D para a Fórmula 1 é amanhã. No já apelidado "G.P. de Paris", o Conselho Mundial da FIA (à esquerda) decide o destino da McLaren no caso de espionagem que abalou a principal categoria do automobilismo. O episódio, infelizmente, concentra muito mais atenção do que qualquer outra corrida já disputada nesse ano.
Agora, a discussão não é nem se a McLaren vai ser condenada. Isso, sinceramente, já são favas contadas. A dúvida que tormenta todos aqueles envolvidos com a Fórmula 1 - sejam fãs, pilotos ou dirigentes - é uma só: qual será a punição sofrida pela equipe inglesa.
Os cenários são vastos. E a mídia, "cumprindo" o seu papel, trata de especular as mais diferentes possibilidades. Dependendo do país, a imprensa é mais ou menos pessimista em relação à pena da McLaren. Na Itália, como é de se esperar, aposta-se numa pesada punição ao time prateado.
Em sua edição de hoje, o jornal La Gazzeta dello Sporto classificou a chamada "nova evidência" - os supostos e-mails trocados entre Fernando Alonso e Pedro de la Rosa que levaram à nova convocação do Conselho Mundial - de "devastadora". Segunda a publicação, a McLaren não só sabia dos segredos da Ferrari como também experimentou-lhes no modelo MP4/22.
Ao mesmo tempo, o britânico The Times também traz novos fatos. De acordo com o periódico, a "nova evidência" seria um dossiê de 166 páginas, incluindo não só a correspondência entre Alonso e de la Rosa mas também ligações de telefone e mensagens de texto entre Nigel Stepney (à esquerda) e Mike Coughlan. A dupla, para quem não sabe, é a principal acusada no caso todo.
As especulações chegaram até ao Brasil. Nessa quarta, o site Amigos da Velocidade garantiu que a McLaren vai sofrer punições severas, que deverão afetar até os pilotos. Na reportagem do portal, o modelo MP4/22 foi desenvolvido com base em várias informações da Ferrari, e Ron Dennis tinha conhecimento de tudo isso.
Essa última versão é difícil de acreditar, mas dois dos 26 membros do Conselho Mundial são brasileiros. Considerando que todos têm cópias das 166 páginas da "nova evidência", não é impossível que a informação tenha vazado por algum canal. Apesar de tudo isso, ainda acho mais provável que a McLaren não sofra uma pena muito forte.
Querem saber qual é o meu palpite? Prometo que digo amanhã.
Um boato não relacionado à decisão do Conselho Mundial fez bastante barulho na mídia no dia de hoje: a possibilidade de Lewis Hamilton (à esquerda) perder sua super-licença por não ter cooperado com a FIA no episódio dos e-mails. A informação, como não poderia deixar de ser, é de um jornal espanhol, o As.
Ao que parece, Hamilton foi intimado, juntamente a Fernando Alonso e Pedro de la Rosa, a prestar esclarecimentos sobre sua participação no caso de espionagem. Na versão do jornal, a dupla espanhola colaborou na condição de testemunhas, enquanto o inglês não quis falar com a FIA. Por causa disso, poderia ser impedido de correr as provas finais do campeonato.
Isso, sim, é um total absurdo. Até parece que alguém teria coragem de aplicar uma pena dessas no novato sensação da temporada. Mesmo se Lewis Hamilton merecesse uma punição desse tamanho - e não há indícios disso - duvido que o inglês seria condenado.
A guerra de factóides está atingindo níveis alarmantes. Os jornais britânicos - tidos como os mais sensacionalistas do mundo - estão perdendo feio a batalha para a mídia espanhola. Afinal de contas, não há quem tenha inventado tantas besteiras quanto os jornalistas da terra de Fernando Alonso.
Quanta bobagem!
Em meio à tanta discussão chata e um monte de notícias desanimadoras, duas informações vindas da ChampCar fazem o fã da velocidade abrir um tímido sorriso. A primeira é a confirmação da volta do magnífico circuito Laguna Seca ao calendário da categoria.
Desde 2004, a sensacional pista esteve afastada da ChampCar. Dona de um traçado único - cheio de subidas e decidas - Laguna Seca é especial. A curva do Saca Rolha (à esquerda), por exemplo, é um profundo desafio para os pilotos. Ali, numa corrida da antiga CART, em 1996, Alex Zanardi executou sobre Bryan Hertha uma das manobras mais maravilhosas do automobilismo, na última volta da prova.
O italiano, aliás, é tema da segunda boa notícia do dia. Convidado pelo ex-companheiro de equipe Jimmy Vasser, Zanardi deve testar o carro da equipe PKV. Mais uma prova de superação do bi-campeão da CART que, para quem não sabe, perdeu as duas pernas num terrível acidente há seis anos.
Desde então, Zanardi (à direita) é um verdadeiro exemplo de vida. Voltou a correr competitivamente - num carro adaptado da BMW, no Mundial de Turismo - e nunca perdeu sua personalidade bem-humorada. O teste no carro da ChampCar é outra mostra de sua quase plena recuperação.
Apesar de não ter dado certo na Fórmula 1, Zanardi merece ser tratado como um grande ídolo do automobilismo.
No último domingo, o Esporte Espetacular, da Rede Globo, levou ao ar uma das matérias mais especiais da história do programa: a entrevista que Léo Batista fez com Wilsão Fittipaldi, pai de Emerson e Wilsinho. O "Barão", como é conhecido, foi quem transmitiu o primeiro título de um brasileiro na Fórmula 1, o do próprio filho, em 1972. Os dez minutos do vídeo são simplemente imperdíveis:
No aniversário de 35 anos da conquista de Emerson, a matéria não poderia ter sido melhor. Rubens Barrichello e Felipe Massa, citados na entrevista, deveriam prestar bastante atenção nos conselhos do "Barão". Antes que eu me esqueça, a dica foi do Plog do Pezzolo.
Nessa quinta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, com o número oito da lista dos Dez Erros Mais Constrangedores da História. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade, em especial a decisão do Conselho Mundial da FIA. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Conselho Mundial - http://www.f1-live.com/
McLaren em Mônaco - http://www.f1-live.com/
Nigel Stepney - http://www.f1es.com/
Fernando Alonso recebendo a bandeirada - http://www.f1-live.com/
Lewis Hamilton - http://www.coches-es.com/
Lewis Hamilton e sua McLaren - http://www.derrapaje.com/
Saca Rolha - http://www.forum.f1.racing-live.com/
Alex Zanardi - http://www.autos.batanga.com/
6 comentários:
amanhã é o dia!! cara, sendo honesto, não sei o que esperar. Tô meio que boiando no assunto.
Não sei se a Mclaren realmente tem muita chance de ser punida nem se merece mas gostaria que nada acontecesse para que o campeonato não fosse afetado...
aliás, esqueci de dizer, grande vídeo com o barão!!!
será o dia mais importante da Fórmula-1 neste ano até agora. Hamilton e Alonso devem estar prestando muito mais atenção na reunião do que na pista. Eu acho que a Mclaren vai ser punida, tomara só que os pilotos não sofram junto. Valeu!
Espero q a Mclaren naum seja duramente punida pelo bem do bom campeonato (falando isso pela milesima vez)
E ainda bem q vc botou esse video aki. Eu consegui perdê-lo duas vezes, tava quase me matando por isso!
Se a imprensa brasileira se posiciona a respeito do Conselho Mundial refletindo a sua experiência com tribunais, com certeza ninguém acredita em punição alguma à McLaren - vide Renan Calheiros, julgado hoje.
Espero que não pensem no campeonato amanhã. Apenas, isoladamente, na "espionagem".
Abraço
Olá Guga Coelho! Parabéns pelo seu blog.
De acordo com o jornal "Marca" uma das possibilidades de punição para a McLaren seria a mudança de nome. Ron Dennis e seus comandados estariam analisando uma possível incorporação pela Mercedes, que assumiria o comando do time inglês. A própria FIA daria a licença para que a nova equipe participasse do Mundial de Fórmula 1. De acordo com a publicação, o espanhol Fernando Alonso seria o primeiro piloto da escuderia anglo-alemã.
Agora é esperar....
Forte abraço!
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