De longe, o fato mais importante do dia foi a revelação, pela FIA, do relatório completo da reunião do Conselho Mundial realizada ontem. Foram confirmadas as trocas de e-mails entre Fernando Alonso e Pedro de la Rosa, além da relação, digamos, "íntima" de Mike Coughlan e Nigel Stepney.
As informações davam conta não só de aspectos técnicos da Ferrari, como também da esfera esportiva. A McLaren ficou sabendo, inclusive, a tática da equipe de Maranello no G.P. da Austrália, primeira corrida da temporada. No total, Mike Coughlan e Nigel Stepney trocaram 235 mensagens de SMS e 35 telefonemas.
Um e-mail de Pedro de la Rosa a Mike Coughlan, em especial, chama mais atenção. Nele, o piloto de testes da McLaren pergunta pela distribuição de peso no "carro vermelho", já que gostaria de testá-la no simulador do time prateado. Uma semana depois, de la Rosa repassou as informações a Fernando Alonso, que também ficou sabendo dos dados secretos.
Max Mosley, presidente da FIA, fez um acordo com os pilotos da McLaren, garantido-lhes um veredito favorável em caso de cooperação. Foi isso que salvou Fernando Alonso e Lewis Hamilton. Caso contrário, provavelmente, seus pontos teriam sido caçados.
A entidade máximo do automobilismo, aliás, merece elogios pela transparência ao fim do processo. Na sua página na internet, a FIA disponibilizou um documento de 14 páginas, detalhando o encontro e a decisão do Conselho Mundial. Quem tiver paciência de ler o texto inteiro pode clicar aqui.
Sinceramente, espero deixar o caso de espionagem para trás. Já dei minha opinião em textos anteriores e não mudo. Para os dirigentes da FIA, não interessava se a McLaren era culpada ou não. Eles buscaram apenas uma solução conciliatória, que agradasse a todos. Simples assim. Até a Ferrari aceitou o veredito. Por que forçar mais, então?
Eram interesses demais em jogo. O Conselho Mundial não podia, simplesmente, tirar a McLaren do campeonato com uma simples canetada. Os dirigentes da FIA foram sensatos. A continuidade do campeonato foi mantida, e a batalha entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso vai prosseguir.
Aos fãs da Ferrari que não aceitaram a decisão até agora, deixo uma pergunta feita pelas F1 Girls: se fosse ao contrário - a equipe italiana como acusada - será que Felipe Massa e Kimi Raikkonen correriam risco de receber uma punição severa? Eu respondo: óbvio que não.
Vamos seguir com o campeonato, que continua indefinido. Estará o provável título de Hamilton ou Alonso manchado? Talvez. Mas nunca saberemos até que ponto os dois envolveram-se com o caso. Independentemente da vantagem que eles possam ter conseguido da Ferrari, ambos fazem um grande trabalho dentro da pista.
Para terminar a discussão do caso de espionagem, uma constatação: o tempo passa mas a influência de Bernie Ecclestone continua a mesma. Hoje, o chefão da FOM revelou ter feito lobby pela absolvição de Hamilton e Alonso. Segundo ele, alguns membros do Conselho Mundial queriam, sim, a cassação dos pontos da dupla da McLaren.
Mas a vontade de Bernie Ecclestone prevaleceu. Mais uma vez.
Faltam apenas duas rodadas duplas para o fim do campeonato da GP2. No treino de classificação dessa sexta, em Spa-Francorchamps, o pole position foi uma completa zebra: Nicolas Lapierre. O francês, apenas 15º na tabela de pontos, superou em apenas 0.012s o italiano Luca Filippi, que completa a primeira fila.
Bruno Senna, que havia sido o mais rápido no treino da manhã, rodou na sua melhor volta e vai largar de terceiro. Ainda assim, um ótimo resultado para o sobrinho de Ayrton. Logo atrás dele, vem outro brasileiro: Lucas di Grassi, um dos postulantes ao título da temporada.
Em quinto aparece o austríaco Andreas Zuber, seguido por Timo Glock, o líder do campeonato. O alemão tem 78 pontos, onze a mais do que Lucas di Grassi. Os dois protagonistas do ano são as apostas do Blog para a vitória.
Completando os dez primeiros, vêm Adam Carroll, Kazuki Nakajima, Vitaly Petrov e Giorgio Pantano. Por sua vez, Xandinho Negrão, o outro brazuca da GP2, fechou o dia na 11ª posição. A previsão da prova de amanhã é de clima seco e ameno. Dificilmente a chuva vai aparecer.
Mesmo assim, a corrida tem tudo para ser imprevisível, acidentada e emocionante. Como de costume, na categoria. A largada está marcada para as 11 horas de Brasília e terá transmissão, ao vivo, do Sportv2.
A MotoGP abriu, hoje, suas atividades do Grande Prêmio de Portugal, a ser realizado no circuito do Estoril. Como era de se esperar, Casey Stoner - aposta do Blog e campeão virtual da temporada - terminou o dia como o mais rápido. O australiano foi três centésimos melhor do que Makoto Tamada, que surpreendeu ao ser segundo.
Valentino Rossi não passou de terceiro, com Daniel Pedrosa e Randy de Puniet logo atrás. O brasileiro Alexandre Barros fechou o dia em nono. Amanhã, será realizado o treino de classificação para a prova de domingo.
A Nascar, por outro lado, já tem grid definido para sua 27ª etapa da temporada, a primeira do play off. Na pole, o único dos pilotos classificados para a fase final que ainda não venceu na temporada: Clint Bowyer. Ele foi seguido por Martin Truex Jr., Kurt Busch, Jimmie Johnson e Ryan Newman. Tony Stewart, meu palpite, aparece em sexto, enquanto Juan Pablo Montoya foi apenas o 31º.
Em Goiânia, a Volkswagen dominou os primeiros ensaios da sexta etapa da temporada 2007 da Fórmula Truck, conseguindo os três primeiros lugares. Valmir Benevides foi o mais rápido, com Felipe Giaffone - líder do campeonato e aposta do Blog - em segundo. Amanhã, a categoria realiza seus treinos de classificação na parte da tarde.
Marcus Grönholm, bi-campeão do Mundial de Rally, anunciou sua aposentadoria nessa sexta. O finlandês, que lidera a atual temporada, vai abandonar a carreira no fim do campeonato, junto com seu co-piloto de longa data, Timo Rautianen. O Blog presta sua homenagem com as imagens abaixo, feitas de uma câmera instalada no carro de Grönholm durante o Rally da Noruega deste ano:
No gelo, sua especialidade, Grönholm dá uma aula de pilotagem. Sua saída de cena é uma pena para os fãs da velocidade. Mas, antes da aposentadoria, o finlandês ainda tem uma última missão: bater Sebastien Loeb pelo título da temporada 2007. Até o fim desse ano, o Mundial de Rally vai continuar muito emocionante.
Nesse sábado, a partir da parte da tarde, o Blog volta comentando o treino de classificação da Fórmula 1, a primeira bateria do fim de semana da GP2, as atividades das outras categorias e as principais notícias do dia. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Fernando Alonso, Max Mosley e Lewis Hamilton - http://www.gpupdate.net/
Bernie Ecclestone - http://www.f1-live.com/
Nicolas Lapierre e Timo Glock - http://www.gpupdate.ent/
Casey Stoner - http://www.moto-live.com/
Clint Bowyer - http://www.nascar.com/
6 comentários:
ainda estou dividido. O Conselho estava certo ou errado? Difícil adivinhar. Só o que sei é que o campeonato continuará emocionante. Pelo menos..
Não acretido que o Gronhom vai se aposentar! Que droga. Valeu pelo vídeo, pelo menos!
eu tambem não aguento mais essa história de espionagem. ainda bem que acabou. só torço para que nada se repita nessa nova acusação contra a renautl. por favor chega!
essa corrida da Gp2 vai ser demais!!
Tô com você, nem comento mais o caso de espionagem. Já deu.
o Hamilton eu não sei mas o Alonso tava sabendo demais, pelo conteúdo dos emails não dá pra contestar.
Quando ao Bernie, que bom que ele conseguiu evitar a exclusao da McLaren. Senao seria péssimo ver uma temporada sem ela...
torço muito pra q o gronholm ganhe o campeonato esse ano, ele merece!
Lindo video. É divertido ver os carros correndo na neve.
Postar um comentário