quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: Os Dez Erros Mais Constrangedores da História - Número 2

Falta muito pouco agora! Após três semanas de contagem, chegamos ao número dois na lista dos Dez Erros Mais Constrangedores da História. O grande vencedor vai ser conhecido na próxima terça. Antes disso, porém, vamos ver quem teve a (des)honra de ficar com o vice-campeonato do ranking:

SEGUNDO COLOCADO - Alain Prost no Grande Prêmio de San Marino de 1991
O erro: Rodou com uma Ferrari na volta de apresentação à frente dos tiffosi

Se Ayrton Senna perdeu a vitória ao bater sozinho em Mônaco, 1988, seu grande rival Alain Prost fez ainda pior três anos mais tarde. E logo à frente da fanática torcida da Ferrari - os tiffosi - que depositavam todas as suas esperanças no francês.

Prost transferiu-se para a equipe vermelha no fim de 1989, após duas temporadas de intensa batalha com Senna na McLaren. O francês não suportava mais o ambiente no time inglês, e a Ferrari precisava de alguém para tirá-la do jejum de títulos que já completava onze anos. A união entre as duas partes foi natural.

Em meados de 1990, o ano parecia mágico para Prost e sua nova equipe. A nova combinação chegou a vencer uma trinca de corridas consecutivas, tornando-se favorita para a conquista do tão sonhado Mundial de Pilotos. Mas tudo desmoronou com a reação de Senna.

O brasileiro encaixou uma seqüência de três triunfos em quatro Grandes Prêmios, retomando o comando na tabela de pontos. Prost e a Ferrari ainda tentaram uma reação. Tudo o que conseguiram, porém, foi uma solitária vitória no G.P. da Espanha.

No Japão, Senna e Prost bateram e o título ficou com o brasileiro. Ao francês, restava lamentar. E esperar pelo ano seguinte - seu segundo com a Ferrari - que se revelava promissor. Substituindo Nigel Mansell, cujo relacionamento com Prost não era bom, chegou Jean Alesi, uma jovem e talentosa revelação da equipe Tyrrell.

Durante o período de pré-temporada, no inverno europeu, os dois pilotos da Ferrari completaram um extenso programa de testes com o novo modelo da equipe vermelha, o 642. Enquanto isso, Senna descansava no Brasil, deixando todo o trabalho para seu companheiro na McLaren, Gerhard Berger.

Por essas razões, grande parte da mídia especializada apontou Prost como o grande favorito para o título de 1991. Apenas Senna e - talvez - Mansell, de volta à Williams, poderiam fazer frente ao francês. Mas, desde o início, ficou claro que a Ferrari (à direita) não tinha um carro campeão.

A primeira corrida da temporada até não foi ruim. No circuito de rua de Phoenix, Prost foi o segundo, a uma distância relativamente média para Senna. O francês, inclusive, realiza uma fantástica manobra de ultrapassagem sobre Alesi e Nelson Piquet, ao mesmo tempo.

Já na prova seguinte, porém, o desempenho da Ferrari começaria a cair. Em Interlagos, onde Prost havia vencido no ano anterior, a Ferrari simplesmente não rende. Alesi supera seu companheiro na equipe na classificação, provando que o então tri-campeão não estava à vontade com o carro.

No dia do Grande Prêmio, Prost só consegue um quarto lugar, bem distante de Senna, que ganha novamente. Na terceira corrida da temporada, em Imola - uma das casas da Ferrari - as coisas precisavam melhorar.

A previsão do tempo apontava chuva, sempre uma péssima novidade para Prost. Nos treinos de sexta, disputados ainda em pista seca, o francês consegue o terceiro tempo no grid. Não era especialmente ruim, mas ficava muito longe da expectativa dos tiffosi.

O clima fecha no sábado e volta a amanhecer instável no dia da corrida. A meia hora da largada, começa a chover. Os pilotos saem para a volta de apresentação com pneus de chuva, embora a tendência seja que a pista seque ao longo da prova.

Tudo parece normal até o pelotão alcançar a curva Rivazza. Senna e Riccardo Patrese, o segundo no grid, não têm problemas em passar pelo trecho, que parecia o mais encharcado de toda a pista. Atrás deles, porém, o inacreditável acontece.

Alain Prost roda. Sozinho e sem maiores motivos. Para desespero dos torcedores da Ferrari, o francês sai da pista. Suas tentativas de controlar o carro são inúteis, ao contrário de Gerhard Berger, que também visita a grama mas consegue voltar sem maiores problemas.

Inexoravelmente, a Ferrari desliza através da grama de Imola. Quando pára, Prost está virado ao contrário, na base de uma pequena depressão do circuito. O motor morre e não há nada que o francês possa fazer. Ele estava fora da corrida. Antes que fosse dada a largada.
Desesperado, um comissário de pista corre para tentar ajudar. Mas não adianta. Sem reação, o bandeirinha limita-se a colocar as mãos na cabeça, como se estivesse gritando "Mamma Mia!", ou coisa parecida.

Depois que Prost sai do carro, esse comissário - símbolo de toda a decepção que os tiffosi estavam sentindo naquele momento - tira sua capa e a coloca sobre a Ferrari do francês, como que para protegê-la da chuva...

O pesadelo da equipe vermelha é completo logo na terceira volta, quando Jean Alesi bate após tentar uma otimista ultrapassagem sobre Stefano Modena. Muitos torcedores deixam o autódromo aí mesmo, sem querer acompanhar a corrida que terminaria com mais uma vitória de Senna.

Para Prost, não existem desculpas. Simplesmente, o francês cometeu um erro bobo e estúpido. Os tiffosi nunca o perdoriam. Até o fim do ano, ele não conseguiria resultados de importância. Acaba demitido antes do encerramento da temporada, após chamar o carro da Ferrari de "caminhão". Triste fim de uma relação que parecia possuir tudo para ser muito vitoriosa.

Por ter cometido um erro de novato, rodando em meio à chuva que nem era tão forte assim, por ter causado uma enorme decepção aos torcedores da Ferrari, que jamais o olhariam com o mesmo respeito, e por ter colocado essa grande mancha na sua história, da qual nunca se recuperaria totalmente, Alain Prost leva o segundo lugar na lista dos Dez Erros Mais Constrangedores da História.

A seguir, o vídeo da pataquada:



Na próxima terça feita, a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta com o grande campeão do nosso ranking. Alguém arrisca algum palpite? E hoje, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até mais!

Crédito das fotos:
Alain Prost - www.formula.hu
Alain Prost e sua Ferrari I - www.formula.hu
Equipe Ferrari - http://www.autoreview.ru
Alain Prost e sua Ferrari II - www.macsmodeling.com
Alain Prost e sua Ferrari III - www.daniele-photography.co.uk
Erro I e II - www.youtube.com

18 comentários:

Anônimo disse...

Boa escolha, na verdade eu já esperava que essa entrasse. Mas agora não faço a menor idéia do primeiro lugar. Espero a surpresa!

Valeu!

Anônimo disse...

Gustavo, parabéns pela lista e pela participação no podcast da Globo. Escuta, não consigo imaginar qual teria sido essa primeira. Dá para dar uma dica não?

Roberto Castro

Blog F1 Grand Prix disse...

Roberto,

Obrigado pelos seus elogios! Não quero dar dica porque muita gente pode adivinhar na hora. Prometo que vocês vão concordar com quem eu escolhi para o primeiro lugar. Esperem só até terça!

Grande abraço!

Anônimo disse...

Belo Trabalho... Parabéns pelo Blog

Anônimo disse...

Hehehhe...Curti o sotaque carioca no podcast, aquela xiadeira característica dos cariocas...
Muito bom o Podcast...
Abraços!

Monocromático disse...

Aposto no Mansell, na última volta do GP do Canadá de 91, deixando o motor morrer enquanto dava tchauzinho para a torcida.

Unknown disse...

Gustavo,

Não seria uma do Hakkinnen, no início de carreira, qdo ainda corria com Senna, que saiu dos boxes (acho que em Monza) e enfiou o carro do outro lado do muro no meio da reta, parece ainda que levou mais um junto...

Mas vale a lembrança, o Hakkinnen já foi mencionado no blog, portanto... uma incógnita total! To ancioso pacas...

Abração!

Vinicius Grissi disse...

Sensacional!!!!

Chega logo terça-feira!!!

Carlos Garcia disse...

HUhAUHEUHUAHEA...

Essa lista realmente... muito boa!!!

Depois não se esqueça de fazer o apanhado completo da lista para que eu possa divulgá-la...

Um abração!!!

Felipe Maciel disse...

Essa é relamente boa, ainda mais se tratando dele, o Prost. Não era todo dia que acontecia ne...

Net Esportes disse...

a chuva sempre prejudicou o francês.... mas antes da largada é dose... afff !!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Queria tentar salvar a pele do 'professor' Alain Prost... mas não tem jeito.
Mesmo com pista molhada, não podia ter escorregado. Embora não tenha sido o único. O Berger quase trombou com ele na grama. Não estava com a visão encoberta. A curva era suave. E era volta de apresentação!!!
Mereceu entrar na galeria das ‘pataquadas’.

Tenho 3 palpites para a ‘pataquada’ n.º 1. Vou analisá-las pra ver se acerto.
Abraços

Anônimo disse...

Essa não podia faltar!! Prost fez uma bobagem completamente idiota naquele dia!! Tô esperando para ver o primeiro. Como outros aí em cima, chuta Mansell em 1991 no Canadá...

Abs

Maurício - RJ

Anônimo disse...

Essa eu lembor tbm...dei muita risada no dia !!!!!

Anônimo disse...

Mansell já aprontou bastante...Na Willians, Lotus e Ferrari ! Quem sabe não é o nº1 ???

Speeder76 disse...

Ainda me lembro dessa manobra. Ri bastante! Quanto ao munero 1, eu também alinho na do Mansell, Canadá 1991... O Piquet disse que quando viu aquilo, teve um orgasmo!

Anônimo disse...

Blog, vc deu sorte, fiquei sem net ontem e naum pude falar q vc me sacaneou, soh pq eu falei q o Prost ia ser o primeiro vc botou em segundo...

Unknown disse...

A Tragédia da Última Volta...