Colin Edwards foi o grande vencedor da 28ª etapa da temporada da Nascar - a segunda do play off - disputada neste domingo em Dover. Apesar da vitória, o piloto do número 99 tem motivos para estar preocupado: seu carro falhou a inspeção pós-corrida por estar abaixo da altura mínima permitida, e ele deve perder pontos no campeonato como punição.
Companheiro de Edwards, Greg Biffle fez a dobradinha da equipe Roush ao terminar em segundo. Logo atrás, Dale Earnhardt Jr., Mark Martin e Kyle Busch completaram o top 5. Jeff Gordon e Jimmie Johnson, que dividiam a liderança na tabela de pontos antes da corrida, foram 11º e 14º, respectivamente.
Após largar de segundo - sua melhor posição no grid desde que chegou à Nascar - Juan Pablo Montoya fechou na décima posição, conseguindo seu quinto top 10 da temporada. A evolução do colombiano em ovais é lenta mas constante. Em 2008, o ex-piloto de Williams e McLaren já deve disputar algo mais importante do que o título de "novato do ano", que ele está prestes a conquistar.
A aposta do Blog para a corrida de Dover, Matt Kenseth, dominou a maior parte da prova e seguia rumo à vitória quando uma quebra de motor tirou-lhe da competição perto do fim. No total, o piloto do carro número 17 liderou 192 das 400 voltas. Posso até não ter acertado o vencedor dessa vez, mas cheguei muito perto.
Como sempre, a etapa da "Milha Monstro" foi recheada de acidentes. No pior deles, quando restavam poucas voltas para o fim, Kurt Busch atingiu o muro e provocou uma reação em cadeia, envolvendo dez carros na confusão. Ao longo da corrida, a bandeira amarela precisou ser acionada nada menos que 13 vezes.
Com os resultados de Dover, a disputa pelo título continua totalmente aberta. Jeff Gordon é o novo líder, com 5340 pontos, mas sua vantagem é irrelevante. Tony Stewart, Carl Edwards, Jimmie Johnson e Kyle Busch vêm, respectivamente, dois, três, quatro e dez pontos atrás. No farto sistema de pontuação da Nascar, essas distâncias não representam nada. Por sua vez, Juan Pablo Montoya é o 19º, com 2707.
Enquanto isso, na Craftsman Series - a categoria de caminhões que é umas das preliminares da Nascar - o campeão mundial de 1997, Jacques Villeneuve, fez sua estréia com um honrável 21º lugar, entre 36 pilotos. O canadense chegou ao fim inteiro, sem ter se envolvido em nenhum acidente. Considerando a reputação das corridas de oval, até que os veteranos pegaram leve com o novato.
Edit: O vídeo do acidente que envolveu dez carros na etapa de Dover já está disponível na internet. Para quem não viu, lá vai:
A próxima etapa da Nascar acontece no dia 30 de setembro. Dessa vez, a sede é o oval de Kansas.
A próxima etapa da Nascar acontece no dia 30 de setembro. Dessa vez, a sede é o oval de Kansas.
Hora de conferir como o Blog se saiu nas apostas do fim de semana. Tive apenas um acerto, mas não foi fácil acertar os vencedores. Ainda mais quando dois de meus favoritos sofreram quebras quando estavam perto do triunfo. Vamos ao Balanço dos Palpites:
DTM - Vencedor: Jamie Green. Palpite: Mattias Ekström (abandono)
MotoGP - Vencedor: Loris Capirossi. Palpite: Casey Stoner (sexto)
Nascar - Vencedor: Carl Edwards. Palpite: Matt Kenseth (35º)
Stock Car - Vencedor: Hoover Orsi. Palpite: Cacá Bueno (abandono)
WTCC - Vencedores: Alain Menu e Andy Priaulx. Palpites: Andy Priaulx (sétimo e primeiro) e Jörg Müller (14º e sétimo)
Vejamos: Cacá e Kenseth poderiam ter vencido se não tivessem tido problemas mecânicos no fim de suas corridas. Ekström, Stoner e Müller eram fortemente cotados antes de suas provas, mas não chegaram muito perto de triunfar. Por fim, coube a Priaulx salvar a honra do Blog. Honestamente, ter acertado ao menos um vencedor já foi um bom desempenho...
Ao longo do dia, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Até mais!
Crédito das fotos:
Carl Edwards - www.nascar.com
Juan Pablo Montoya - www.igooh.com.ar
Acidente - www.nascar.com
Crafstman Series - www.leblogauto.com
5 comentários:
cara, como sempre, cobertura impecável do final de semana. Parabéns! quero ver é você acertar um palpite na fórmula-1, isso tá mais difícil rsrsrs
nunca vejo as corridas da Nascar porque elas têm muito anúncio e eu não tenho paciência. Mas queria ter visto esse acidente de dez carros, deve ter sido muito massa!
Marcos,
Obrigado pelos elogios! Vamos ver se eu acerto a previsão para Fuji, no próximo fim de semana. Já sei em quem vou apostar, mas só falo na sexta!
Grande abraço!
Já sabia o resultado da nascar mas obrigado pelo video do acidente. Foi feio mesmo.
Valeu!
Gustavo,
Assisti pelo bandsports, e como dissem por aqui, "eita corrida cheia de paulada..."
lembro da declaração do Kurt Busch, que disse que alguma coisa quebrou no carro dele e ele foi para o muro... mas agora não tem mais como descobrir oq quebrou... o carro inteiro está destruido.
espero que no ano que vem o BandSports transmita tb todas as corridas da Nascar.
no mais, agora fim de semana que vem em Fuji.
[]'s
Postar um comentário