Numa das mais agitadas etapas da história recente da Stock Car, o piloto da equipe Red Bull, Hoover Orsi, venceu a prova de Brasília, na manhã deste domingo, e conseguiu uma improvável classificação para o play off da categoria. A corrida foi marcada por uma série de acidentes e pelos inúmeros furos de pneu, causados pelo fortíssimo calor na pista brasiliense.
Para Hoover Orsi, o dia foi perfeito. Ele largou de nono, teve momentos de altos e baixos mas garantiu sua vaga com uma atuação espetacular. O piloto da equipe Red Bull também contou com a má sorte de vários de seus concorrentes diretos, que foram ficando pelo caminho ao longo da prova.
Já na largada ficou claro que a corrida no anel externo do autódromo da capital seria emocionante. O pole Valdeno Brito largou bem e segurou a ponta. Ao mesmo tempo, Antonio Jorge Neto passou para segundo e Cacá Bueno - a aposta do Blog - subiu duas posições para aparecer em terceiro, com Duda Pamplona e Ricardo Zonta logo atrás.
Não demorou muito e começaram os acidentes. Pedro Gomes inaugurou as saídas de pista ao errar uma freida numa tentativa de ultrapassagem. Voltas depois, Chico Serra bateu muito forte na última curva do circuito, causando a primeira entrada do safety car.
Quando a corrida foi reiniciada, Cacá Bueno superou Antonio Jorge Neto e passou a atacar o líder Valdeno Brito. O atual campeão estava perto de realizar sua manobra quando Antonio Pizzonia se estranhou com Lico Kaesomodel. Não de outra: o amazonense saiu da pista, batendo de lado na barreira de proteção. Pela segunda vez, o carro de segurança precisou ser acionado.
Algumas voltas depois, o safety car saiu da pista e a corrida pegou fogo. A briga pela liderança viu um festival de toques e ultrapassagens. Cacá Bueno, por exemplo, perdeu duas posições depois que deu uma leve batida, sem querer, na traseira do carro de Valdeno Brito. Antonio Jorge Neto recuperou a segunda posição, mas precisou retirar-se logo depois, com problemas de motor.
Quem se aproveitou disso foi Ricardo Zonta, que pulou para a vice-liderança e, mais tarde, assumiu a ponta quando Valdeno Brito quebrou. Rodrigo Sperafico passou para segundo mas tornou-se o primeiro dos líderes a sofrer um furo de pneu. Cacá Bueno também teria esse problema, precisando sair da disputa a poucas voltas do fim.
Nessa altura, Hoover Orsi e Ingo Hoffmann disputavam o segundo lugar de forma feroz. Ambos faziam provas absolutamente sensacionais. O veterano, por exemplo, havia largado de 24º lugar. A batalha da dupla ficou ainda mais acirrada quando Ricardo Zonta desistiu quando faltavam cinco voltas para a bandeirada, vítima de mais um furo de pneu.
Ingo Hoffmann tentou a ultrapassagem sobre Hoover Orsi, mas o piloto da Red Bull deu uma vigorosa fechada. Os dois se tocaram em plena reta e Ingo só não saiu da pista por conta de sua extraordinária habilidade. Orsi manteve a ponta e liderou até o fim, conquistando uma vitória importantíssima. Atrás da dupla, Enrique Bernoldi completou o podium também com uma performance excelente.
Ricardo Sperafico foi quarto, seguido de dois pilotos que fizeram brilhantes corridas de recuperação. Juliano Moro saiu de 25º para quinto, enquanto David Muffato largou de 34º e, mesmo assim, terminou num sensacional sexto. Uma posição atrás apareceu Daniel Serra, companheiro de Hoover Orsi.
No fim, os dois pilotos da Red Bull conseguiram classificação para o play off. Eles juntaram-se aos quatro já classificados antes da prova - Cacá Bueno, Thiago Camilo, Ricardo Maurício e Marcos Gomes - e àqueles que garantiram vaga hoje: Ingo Hoffmann, Valdeno Brito e Felipe Maluhy e Rodrigo Sperafico.
Nos últimos momentos, Luciano Burti perdeu sua vaga ao sair da pista na Curva da Vitória. A causa? Acertou quem disse um furo de pneu. Com isso, Ingo Hoffmann será o único representante do grupos dos ex-pilotos da Fórmula 1 na "superfinal". Além de Burti, Enrique Bernoldi, Ricardo Zonta, Chico Serra, Tarso Marques e Antonio Pizzonia vão precisar esperar pelo ano que vem.
A seguir, a classificação da etapa de Brasília da Stock Car:
1. Hoover Orsi/Mato Grosso do Sul/Volkswagen Bora, 43 voltas em 50:01.011s
2. Ingo Hoffmann/São Paulo/Mitsubishi Lancer, a 0.562s
3. Enrique Bernoldi/Paraná/Volkswagen Bora, a 1.038s
4. Ricardo Sperafico/Paraná/Peugeot 307, a 2.029s
5. Juliano Moro/Rio Grande do Sul/Mitsubishi Lancer, a 2.633s
6. David Muffato/Paraná/Peugeot 307, a 5.956s
7. Daniel Serra/São Paulo/Volkswagen Bora, a 8.311s
8. Thiago Camilo/São Paulo/Chevrolet Astra, a 8.533s
9. Duda Pamplona/Rio de Janeiro/Mitsubishi Lancer, a 10.335s
10. Alceu Feldmann/São Paulo/Chevrolet Astra, a 11.067s
A próxima etapa da Copa Nextel Stock Car é no dia 14 de outubro, em Buenos Aires. Até o fim do dia, o Blog volta com a cobertura das provas de DTM, Nascar e WTCC. Nos vemos por aí!
Crédito das fotos: http://www.stockcar.com.br/
10 comentários:
essa corrida foi muito boa mesmo! Pela primeira vez no ano vi uma corrida da stock até o final. Agora só espero que tenha a etapa aqui de Jacarepaguá. Há muito tempo que eu quero ver uma ao vivo!
Abs,
Maurício - RJ
Amigo, conheci seu blog a pouco tempo e só passei para dizer que estou gostando muito. Parabéns pelos posts.
Carlos César,
Muito obrigado pelos seus elogios! Qualquer sugestão, pode mandar para blogf1grandprix@hotmail.com
Grande abraço!
Foi sem dúvida nenhuma a melhor prova do ano disparada. Acompanhei "in loco" algumas provas e o ano não vinha sendo muito interessante não, pelo menos como a gente espera que deva ser a Stock.
Mas a prova de hoje valeu a pena e os classificados para o playoff não poderiam ser mais interessantes.
A corrida foi mto boa, mas a melhor coisa foi o Ingo Hoffman falando com o Orsi quando ambos saíram do carro e ele mandou um sono "PQP..."
Melhor q isso, só se a corrida em Jacarepaguá ocorrer msm.
Bem lembrado pelo Leandro, ele soltou um PQP, mas depois já tava numa boa com o Hoover de novo, parabenizando pelo play off e tudo mais. Mas que foi uma manobra, digamos, discutível, ah isso foi. Mas já que é turismo então pode né.
Abs
muita massa a corrida
Enfim uma corrida de Stock Car emocionante como há muito tempo não se via... E olha que eu, assim como muitos por aqui também devem fazer, acompanho a categoria corrida após corrida! Bola fora para a Pirelli, que não conseguiu acertar a mão desde que começou a fornecer os compostos made in Brasil. O Burti que o diga...
Mudando um pouquinho de assunto, fiz um test-drive hoje no Vectra GT-X, o mais novo lançamento da GM. Se quiser dá uma passadinha lá no blog, beleza?
http://motorhaus.blogspot.com
Abraço!
não vi a corrida da stock car porque estava viajando e agora estou arrependido. Tomara que a próxima corrida de Buenos Aires seja boa também mas sem um acidente como o do Gualter Salles no ano passado.
Valeu!
muito boa a corrida, impressionante o número de acidentes...... torci pro Ingo no final mas num deu !!!!!!!!!
abraço
Postar um comentário