terça-feira, 25 de setembro de 2007

O boato (ainda difícil de acreditar) do dia: Ferrari faz proposta de 40 milhões de dólares a Alonso

(Primeiramente, rápidas desculpas pelo atraso nesse post. O servidor do blogger, para variar, esteve de mal humor nas últimas horas...).

O que parecia mais um dos inúmeros rumores da silly season da Fórmula 1 vai se tornado uma história um pouco mais séria. Nesta terça, uma reportagem do inglês News of The World garantiu que a Ferrari ofereceu a bagatela de 40 milhões de dólares a Fernando Alonso para que ele seja um dos titulares da equipe vermelha em 2008.

Segundo o jornal, o bi-campeão já tem um pré-contrato assinado com a Ferrari para o ano que vem, e espera apenas sua liberação da McLaren. Ron Dennis, porém, seria o principal obstáculo. De acordo com a reportagem, o chefe do time prateado não está disposto a facilitar a saída de Alonso, mesmo após os problemas de relacionamento entre os dois.

Dando prosseguimento à matéria do jornal Grand Prix, que lançou o boato na semana passada, o News of the World coloca Felipe Massa na Toyota na próxima temporada. O acordo - um espécie de "empréstimo", válido até o fim de 2008 - estaria "quase fechado", nas palavras da publicação inglesa.

Se esse cenário realmente se confirmar, Jean Todt não deve continuar na Ferrari. Explica-se: o dirigente francês é desafeto declarado de Alonso e seu filho é o empresário de Massa. A chegada do espanhol para o lugar do brasileiro, portanto, seria algo impensável enquanto Todt permanecer no comando da Scuderia.

No Brasil, o rumor da saída de Massa da Ferrari ganhou muito mais repercussão do que no resto do mundo. Alguns dos principais sites especializados da internet - como Autosport, F1-Live e GPUpdate - nem se deram ao trabalho de colocar uma nota sobre a matéria do News of the World. Prova importante de que, por enquanto, a hipótese do jornal inglês não foi levada muito a sério.

Massa tem contrato com a Ferrari até o fim de 2008. Sinceramente, não há motivos para a equipe italiana quebrar o acordo assim, tão de repente. O brasileiro tem feito um bom trabalho na temporada. Suas três vitórias, por exemplo, vieram após atuações absolutamente perfeitas. Massa teve seus dias ruins - como na Hungria - mas também sofreu com o azar.

Em sua coluna no jornal O Globo, também hoje, Renato Maurício Prado escreveu uma nota negando todos os boatos com o nome do piloto da Ferrari. Segundo o jornalista, Massa teria dito a Galvão Bueno que não existe a menor possibilidade de sair da escuderia italiana no ano que vem.

Se eu precisasse apostar, diria que a Ferrari não só mantém sua dupla em 2008 como continua com Massa e Kimi Raikkonen por muitos anos. Na última década, a equipe vermelha caracterizou-se por mudar seus pilotos em raras oportunidades. Seus titulares atuais são rápidos e, com toda a honestidade, não merecem ser substituídos.

Nem por Fernando Alonso.


Enquanto Alonso não define se continua na McLaren, vai para a Ferrari ou volta para a Renault, o mercado de pilotos fica estagnado. As novidades são poucas e os times não têm muito o que dizer, além de anunciar o que todos já sabiam. Esse é o caso de Honda e Toyota.

Nesta terça, a equipe de Jenson Button e Rubens Barrichello voltou a confirmar que os dois permanecem como titulares em 2008. Pelo visto, a Honda, além de não conseguir desenvolver um carro bom, ainda sofre de amnésia. Meses atrás, antes do G.P. da França, o time já havia feito o anúncio...

De qualquer maneira, vale para mostrar a confiança que a Honda deposita em Button e Rubinho. A dupla é reconhecidamente competente mas não teve chance de mostrar serviço com o péssimo modelo RA107. Em 2008, se o carro for um pouquinho melhor, ambos já devem aparecer no grupo da frente.

Ao mesmo tempo, a Toyota anunciou que só vai confirmar o companheiro de Jarno Trulli após o término da atual temporada. Os candidatos são muitos: Felipe Massa, Adrian Sutil, Timo Glock e Kazuki Nakajima são apenas alguns deles. Por enquanto, só há mesmo uma certeza.

Ralf Schumacher não continua em 2008.


Em 1976, quando estreou na Fórmula 1, o circuito de Fuji recebeu a categoria com uma torrencial chuva, que mudou os rumos do campeonato daquele ano. Antes da largada, Niki Lauda liderava a tabela de classificação com três pontos de vantagem sobre James Hunt. Com a pista alagada, porém, o austríaco retirou-se por não considerar as condições seguras.

Assim, Hunt teve o caminho livre para terminar em terceiro, conquistando seu primeiro e único título. Na época, Lauda - ainda se recuperando de seu pavoroso acidente em Nurburgring, que quase havia lhe custado a vida - foi chamado de "covarde" e "medroso" por parte da imprensa especializada. Tudo porque não teria tido coragem de correr no aguaceiro de Fuji.

Não é bem assim. Quando cai água na pista japonesa não é brincadeira. Localizado entre uma cadeia de montanhas, o autódromo de Fuji é conhecido pelas chuvas torrenciais que costumam cair no circuito e pela neblina característica da região. No domingo, existe uma grande chance dos pilotos da Fórmula 1 enfrentarem esse tipo de condição.

Segundo o site Trackpedia, a probabilidade de chuva no dia da corrida está em 90%. Para a classificação, é menor mas também considerável: 45%. Depois do emocionante Grande Prêmio da Europa, será que a Fórmula 1 vai ter a segunda prova do ano disputada em pista molhada? Tomara que sim.

Pena que, dessa vez, Markus Winkelhock não estará presente...


Já que mencionei a vocação de Fuji para corridas em pista molhada, vale recordar o histórico G.P. de 1976. A dica é do amigo "Psdriver", sempre presente nos comentários do Blog:



Se você tem alguma sugestão, não deixe de mandar para blogf1grandprix@hotmail.com! Também não esqueça de fazer o download do podcast "Por Dentro dos Boxes", da Globoesporte.com, que contou com a participação deste que vos escreve. A gravação pode ser baixada clicando aqui.

Nesta quarta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, com o número 3 da lista dos Dez Erros Mais Constrangedores da História. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Fernando Alonso - www.gpupdate.net
Felipe Massa - www.gpupdate.net
Kimi Raikkonen - www.gpupdate.net
Jenson Button e Rubens Barrichello - www.gpupdate.net
Jarno Trulli - www.gpupdate.net
Niki Lauda - www.f1-facts.com

8 comentários:

Anônimo disse...

opa, obrigado pela referência! O Blogger tá ruim mesmo, mas daqui a pouco volta ao normal, fica tranquilo.

Valeu!

Anônimo disse...

to com voce, gustavo. Bobagem essa do Massa na Toyota.

Acho muito, muito difícil!

Torço pelo Glock na Toyota e por chuva no domingo...

Winkelhok naõ está mas a corrida será boa do mesmo jeito!!

Unknown disse...

Ganhei meu dia com o vídeo... Show de bola...

Como já disse em outros posts, Massa na Ferrari, Rosberg na McLaren, Sutil na Toyota, Nelsinho na Willians e Alonso na Renault (mas ainda acho que Ron Dennis deveria deixar o Alonso Chorão na geladeira).

Show de bola o podcast, adorei, espero ve-lo logo logo em uma emisora de ponta ganhando para fazer oq vc faz aqui com tanta paixão e dedicação.

Mais uma vez, parabéns pelo Blog.

Abraços,

Jairo.

Anônimo disse...

Gustavo,

Obrigado por ter atendido meu pedido e colocado o link no ranking dos 10 piores erros...
Acabei de ver os q não tinha visto.

Como ja disse antes:
Não se esqueça de colocar na lista tb a batida do Senna (sozinho por desconcentração e vascilo) na curva do cassino no GP de Monaco em 88 qdo estava quase 1 minuto a frente

Anônimo disse...

Nelsinho deve continuar na Renault na próxima temporada como plano B para o Briatore, podendo entrar durante o campeonato na vaga do Fisichella, e Kovalainen indo pra Willians, mas no resto estou de acordo, Maragato.
PS: A Honda vai ter que evoluir muito ainda pra brigar no bloco intermediário.

Blog F1 Grand Prix disse...

Jairo,

Muito obrigado pelos seus elogios! E valeu pela força. Será que eu consigo substituir o Reginaldo Leme quando ele se aposentar hehehehe?

Jean,

Essa do Senna está na lista sim, pode ficar tranqüilo!

Grande abraço a todos!

Anônimo disse...

Muito bom descobrir este blog!!!
Parabéns Gustavo e continue nesse caminho.

Vai a dica para pista seca em Fuji:
http://www.youtube.com/watch?v=ExzdIEyUyJI&NR=1

Vale a pena rever.

Abraços

Blog F1 Grand Prix disse...

Guilherme,

Obrigado pelos elogios! Gostei da sua dica, devo colocar no Blog hoje ou amanhã!

Grande abraço!