terça-feira, 25 de setembro de 2007

Apresentando o novo circuito de Fuji

Pela primeira vez desde que o Grande Prêmio do Japão voltou ao calendário da Fórmula 1, em 1987, a corrida nipônica não vai ser realizada no magnífico circuito de Suzuka. Neste ano, a sede da prova é a pista de Fuji, situada na base do famoso monte de mesmo nome. O traçado, moderno e recém-reformado, é completamente diferente da configuração antiga, que recebeu a Fórmula 1 em 1976 e 1977.

Administrado pela Toyota, o Fuji Speedway é formado por doze curvas, a maioria absoluta de baixa velocidade. Para compensar, o circuito tem a mais longa reta do calendário da Fórmula 1, com um total de 1.500 metros. O grampo ao final dela é praticamente o único ponto de ultrapassagem.

A parte mais sem graça da pista é o trecho final, extremamente lento e travado. Em outros tempos, a última curva de Fuji era longa, ondulada e espetacular. Depois das reformas recentes, porém, ela foi substituída por uma seqüência direita-esquerda-direita que não proporciona maiores desafios aos pilotos.

Com 4.5 quilômetros de extensão, Fuji junta-se a Interlagos e Mônaco como as pistas mais curtas da temporada. Uma volta no traçado japonês não deve passar da casa de 1min15s. O clima na região também é um fator a ser considerado. Corridas com chuva e neblina são muito comuns. Aliás, a cinco dias do próximo sábado, a previsão é 50% de chuva para a classificação.

Os fãs de Suzuka, certamente, vão ficar um pouco decepcionados com o traçado de Fuji. Não que a estreante seja tão ruim assim. Mas não chega nem perto do circuito desafiador e emocionante que viu - em 20 edições de G.P. do Japão disputados lá - dez campeonatos serem decididos. De qualquer forma, Suzuka vai estar de volta à Fórmula 1 em 2009, ano em que começa com um rodízio com Fuji.

Escolher um favorito para a corrida do próximo domingo é uma tarefa ingrata. A princípio, o desenho de Fuji lembra bastante o de Indianapolis, onde a McLaren foi amplamente superior. Por enquanto, na temporada, Lewis Hamilton vinha levando desvantagem porque nunca havia andado de Fórmula 1 em nenhum dos circuitos do calendário. Agora, porém, está em igualdade de condições.

Será que a impressionante capacidade de adaptação do inglês vai fazer diferença? Vamos esperar para ver. Mas, desde já, minha aposta é Hamilton.

Crédito das fotos: www.gpupdate.net e www.fujispeedway.jp/english/

9 comentários:

Anônimo disse...

penso que essa corrida de fuji só será emocionante se a chuva aparecer. PElo visto, ela já está vindo! Tomara mesmo!

Valeu!

Anônimo disse...

pistinha chata essa!!

nem pontos de ultrapassagem tem. Voce vai passar um tempão da volta nessa reta que não acaba nunca...

esse tilke vai se superando. Só consegue piorar!

Fabio disse...

Eu prefiro esperar a corrida pra ver no que vai dar, mas a princípio não gostei, como a maioria, do traçado. Pra melhorar um pouquinho colocaria-o no sentindo anti-horário, isso já não for assim e eu estiver enganado.

A pergunta que faço é: o Tilke também faz o desenho do kartódromo? Por ali ele errou feio!

Chuva! Chuva!

Adalberto disse...

"Os fãs de Suzuka, certamente, vão ficar um pouco decepcionados com o traçado de Fuji "

Eu to é muito P...

Tranqueira comparando com Suzuka. Veja o que eu escrevi no meu blog!

Anônimo disse...

Concordo. Vou torcer para chover. Se Chover o Alonso ganha. Será ???
Não conheço o circuito. Vai ser interessante um circuito novo , principalmente nesta fase do campeonato.

Marcio Kohara disse...

E pensar que trocaram Suzuka por isso daí.

O único ponto de emoção na pista velha era a curva final. Hoje, nada restou.

Enfim, é a cara da nova F1. Se antes a gente tinha uma curva altamente emocionante, hoje a gente tem um monte de curvas fechadas e sem grandes emoções...

[]´s
Kohara

Anônimo disse...

� pista para poucas disputas, mas de f�cil colis�o. N�o tenham d�vidas que haver� bandeiras amarelas e n�o duvido que o Alonso jogue (novamente) sujo com o Hamilton em busca do Tri.
PS: Massa fica na Ferrari e Alonso vai para Renault na pr�xima temporada. Isso � l�quido e certo. O resto � especula�o desequilibrada e sem coer�ncia.

Anônimo disse...

Só falta reclamarem do Hamilton caso ele se envolva em algum acidente com o Alonso nesse GP Fuji. E não descartem o Kimi na disputa do Mundial de Pilotos. Apesar da distância ser considerável para alcançar os pilotos da McLaren, Kimi terá toda a Ferrari a favor dele, inclusive o Massa.

Felipe Maciel disse...

Também não espero muito da pista, talvez uma corrida mais ou menos, já estaria de bom tamanho.

Suzuka é uma unanimidade, é covardia comparar.

O que acho realmente ruim para as disputas na pista é a regra de limitação de giros. Com uma reta dessas, vai fazer diferença, e pra pior.