domingo, 23 de setembro de 2007

Weekend Update - DTM e WTCC

O inglês Jamie Green conquistou a primeira vitória de sua carreira na DTM, neste domingo, mas seu triunfo foi ofuscado pelo abandono prematuro de todos os pilotos da Audi. O dirigente principal da marca das quatro argolas, Wolfgang Ulrich, retirou seus carros da prova por considerar "injusto" o comportamente de seus rivais da Mercedes.

A confusão começou já no início da corrida. O pole position Martin Tomczyk, da Audi, brigava pela liderança com o bi-campeão mundial Mika Hakkinen, da Mercedes. Na sétima volta, os dois se estranharam numa tentativa de ultrapassagem do finlandês. O alemão foi jogado para fora da pista e perdeu muito tempo, saindo de qualquer disputa pela vitória.

Mais tarde, outro acidente foi centro de controvérsia. O sueco Mattias Ekström, da Audi - líder do campeonato e aposta do Blog - saía dos boxes quando bateu com a Mercedes do alemão Daniel la Rosa. Ambos não tiveram como continuar na corrida.

Os abandonos de Ekström e Tomczyk - os dois principais pilotos da Audi na temporada - acenderam a ira da direção da marca. Quando faltavam cinco voltas para o fim da prova, veio a polêmica decisão: retirar da prova todos os pilotos da montadora.

Como o grid da DTM é formado apenas por Audi e Mercedes, o fim da prova ficou extremamente esvaziado. Apenas seis pilotos receberam a bandeirada, com Jamie Green à frente. O canadense Bruno Spengler terminou em segundo e o escocês Paul di Resta completou o podium.

Não vi o acidente e, portanto, não posso julgar se as manobras de Hakkinen e la Rosa foram, de fato, exageradas. Mas retirar todos os carros da pista por esses motivos foi uma decisão equivocada e desrespeitosa por parte da Audi. Como fica o público presente ao autódromo? E aqueles que acompanhavam pela televisão?

A polêmica faz parte do esporte. Imagine se os times de futebol resolvessem abandonar o campo a cada vez que fossem prejudicados pelo juiz? Nenhum campeonato chegaria ao final! Com certeza, a decisão da Audi tem motivos políticos. Não sabemos o que se passa nos bastidores da DTM mas, definitivamente, a marca das quatro argolas estava tentando exercer algum tipo de pressão.

Faltando apenas uma etapa para o fim da temporada da DTM, Mattias Ekström ainda lidera a tabela de pontos, somando 44. Bruno Spengler, com 42, é o único piloto da Mercedes ainda com chances de título. Por fim, Martin Tomczyk é o terceiro e último ainda na disputa pelo troféu de campeão, com 40.

A seguir, a classificação da etapa da DTM em Barcelona:

1. Jamie Green/Inglaterra/Mercedes, 1h08:21.523s
2. Bruno Spengler/Canadá/Mercedes, + 11.549s
3. Paul di Resta/Escócia/Mercedes, + 14.639s
4. Alexandros Margaritis/Grécia/Mercedes, + 46.539s
5. Gary Paffett/Inglaterra/Mercedes, + 49.596s
6. Mathias Lauda/Áustria/Mercedes, + 50.501s
7.Mike Rockenfeller/Alemanha/Audi, a 9 voltas
8.Lucas Luhr/Alemanha/Audi, a 9 voltas

A décima e última prova da DTM no ano acontece no dia 14 de outubro, em Hockenheim.


Também neste domingo, o Mundial de Carros-Turismo (WTCC, na sigla em inglês) realizou sua oitava rodada dupla do ano, na pista inglesa de Brands Hatch. Na prova principal, a ordem de chegada dos três primeiros não se alterou desde o início.

O súiço Alain Menu, da Chevrolet, fez a pole position e venceu. James Thompson, da Alfa Romeo, e Colin Turkington, da BMW, completaram o podium. Minhas apostas ficaram longe: Andy Priaulx foi sétimo e Jörg Müller não passou de 14º. Ambos são da BMW, assim como o brasileiro Augusto Farfus Jr., que terminou em 11º na corrida inicial.

Na segunda bateria do dia, Andy Priaulx venceu e salvou a honra do escriba do Blog, que acertou apenas esse palpite no fim de semana. O inglês da BMW bateu em apenas sete décimos seu adversário mais próximo, o espanhol Felix Porteiro, outro piloto da marca alemã. Robert Huff, da Chevrolet, foi terceiro. Jörg Müller fechou em sétimo e Augusto Farfus Jr. abandonou na primeira volta.

Com os resultados de Brands Hatch, Andy Priaulx, abriu distância no campeonato. Agora, ele tem 81 pontos, contra 69 de Augusto Farfus Jr. O francês Yvan Muller, da SEAT, é o terceiro, somando 67. Em quarto aparece Jörg Müller, com 66.

Na quarta-feira, o Sportv mostra os melhores momentos da rodada dupla de Brands Hatch na faixa Grid Motor. A próxima etapa do WTCC é em Monza, na Itália, no dia 7 de outubro.


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Nesta segunda, o Blog volta com o comentário sobre a corrida da Nascar e o temido Balanço dos Palpites, fechando a cobertura do fim de semana na última edição do Weekend Update. Até amanhã!

Crédito das fotos:

3 comentários:

Anônimo disse...

Também acho errada essa decisão da Audi. É uma pena, porque esse campeonato da DTM é bem emocionante. Se ele acabasse eu sentiria muita falta dele. Quanto à WTCC, resultados ruins para o Farfus, que antes era o líder do campeonato. Vamos torcer para que ele se recupere.

Valeu!

Anônimo disse...

po que papelão da Audi! Ridículo tirar os carros da corrida por causa disso. Coitadinha né? Deve ter alguma coisa rolando por trás...

Abs,

Maurício - RJ

Anônimo disse...

ih, a audi tá dando chilique, é? que coisa ridícula! Se fosse assim nenhum campeonato terminava, como voce mesmo disse..