Os metereologistas apontam previsão de chuva para o Grande Prêmio do Japão, que vai ser realizado a partir das 1:30 de Brasília na madrugada de sábado para domingo. Se você é um daqueles - como eu - que não agüenta esperar e precisa ver como está o tempo em Fuji nesse exato momento, tem duas alternativas:
- Aqui, é apresentado um cenário completo da situação climática, com o boletins mais recentes. O link vem do site Trackpedia, outra excelente fonte para esse tipo de informação.
- Aqui, a prefeitura da cidade disponibiliza duas webcams em tempo real. No momento em que escrevo essas linhas, o céu está completamente nublado. Aliás, o furo foi do Fábio Seixas, no seu ótimo blog.
Pelo que se vê, tudo indica que a prova vai, sim, acontecer em pista molhada. Lewis Hamilton - minha aposta - e Fernando Alonso continuam sendo os favoritos, mas corridas sob chuva são sempre imprevisível. Será que poderemos ter uma grande surpresa?
As seis montadoras envolvidas com a Fórmula 1 aceitaram e, a partir de 2010, os motores da categoria vão precisar durar quatro Grandes Prêmios, duas corridas a mais do que na regra atual. Segundo a revista alemã Auto Motor und Sport, BMW, Ferrari, Honda, Mercedes, Renault e Toyota chegaram a um acordo com a FIA e devem incorporar, também, o novíssimo "KERS".
Para quem não sabe, a inovação - sigla em inglês para "Sistema de Recuperação de Energia Cinética - é uma novidade que deve revolucionar a Fórmula 1. Trata-se de uma engenhoca que reaproveita parte da energia gasta nas freiadas nos períodos de reaceleração, diminuindo o consumo de combustível e tornando a categoria mais ecologicamente correta.
Até pouco tempo atrás, as montadoras ainda se mostravam céticas em relação ao "KERS". Agora, porém, parece que aceitam a idéia com maior facilidade. Boa notícia não só para o meio ambiente, mas também para a imagem da Fórmula 1, que deve melhorar bastante se o sistema for adaptado para carros de rua. Caso isso aconteça, a economia de combustível no mundo inteiro seria notável.
O acordo que a FIA costurou com as montadoras será bastante vantajoso para as chamadas equipes independentes. Isso porque a entidade estipulou um teto de 10 milhões de dólares para o custo de um motor, quantia razoavelmente baixa para os padrões da Fórmula 1. Max Mosley, o presidente da entidade, parece realmente empenhado em não deixar as montadoras dominarem a categoria.
Williams, Red Bull, Super Aguri e companhia vão continuar com o orçamento bem apertado. Mas já têm uma grande preocupação a menos na cabeça.
O sábado foi agitado no mundo da velocidade. Se não bastasse o treino da Fórmula 1 e a primeira bateria do fim de semana da GP2, ainda tivemos atividades de A1 GP, Fórmula 3 Inglesa e GT3 Brasil.
Em Zandvoort, na Holanda, a "Copa do Mundo do Automobilismo" definiu os grids de largada para as duas corridas que acontecem amanhã. Num dia de muita chuva, a equipe da África do Sul, com Adrian Zaugg, foi a grande destaque ao cravar ambas as poles. Na corrida inicial - a mais curta - França (Loic Duval) e México (Salvador Durán) completam os três primeiros.
Minhas apostas estão um pouco para trás. A Alemanha (Christian Vietoris) sai de sexto e a Grã-Bretanha (Olivier Jarvis) larga de décimo. Por sua vez, a equipe do Brasil, com Sérgio Jimenez, conseguiu o 12º melhor tempo.
Na prova principal, a segunda do dia, a África do Sul também sai de primeiro. Meus palpites aparecem logo atrás, com a Alemanha em segundo e a Grã-Bretalha em terceiro. A equipe brasileira vem em 13º. Amanhã, apenas esta corrida final será transmitida para o Brasil, pelo Canal Speed, às 9 horas de Brasília.
O fim de semana marca o fim da temporada da Fórmula 3 Inglesa, que fecha o campeonato na pista de Rockingham. Campeão antecipado e aposta dupla do Blog, Marko Asmer sai na frente na primeira corrida e larga em 10º na segunda, que tem Maro Engel na pole. Mario Moraes é 4º e 15º, enquanto Alberto Valério vem em 12º e 9º. A rodada dupla da Fórmula 3 Inglesa não tem transmissão em terras brasileiras.
No autódromo de Curitiba, a GT3 Brasil realizou treinos classificatórios para as duas provas deste domingo. As duplas Xandy Negrão/Andreas Mattheis e Paulo Bonifácio/Alceu Felmann - palpites do Blog - largam em primeiro e segundo, respectivamente, em ambas as corridas. O Sportv mostra os melhores momentos do fim de semana em algum dia da próxima semana, na faixa Grid Motor.
O vídeo do dia é uma propaganda bem-humorada da Shell, protagonizada por ninguém menos do que Michael Schumacher. No anúncio, o alemão - fingindo-se de "estátua" - fica parado numa loja de conveniência enquanto os fregueses entram para fazer suas compras normalmente. A pegadinha é uma pequena diversão para quem espera o G.P. do Japão, logo mais:
Ao longo do domingo, o Blog volta comentando o Grande Prêmio do Japão, a finalíssima da GP2, além das provas de A1 GP, Fórmula 3 Inglesa, GT3 Brasil e Nascar. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Largada - www.f1-facts.com
Max Mosley - www.racingpasion.com
Sérgio Jimenez - www.a1gp.com
Marko Asmer - http://www.fota.co.uk/
7 comentários:
Muito boas essas indicações, Gustavo. Tenho certeza que muita gente anciosa por causa da corrida vai gostar.
Um abraço.
olhei agora às 7 e 15, parece estar um pouco claro pelas webcams mas no outro site diz que está chovendo. Vamos esperar mas eu acho que vai ter pista molhada.
Eh Gustavão, sempre com a notícia certa na hora certa...
Estou torcendo por uma corrida com chuva. TOmra que tenha bonspegas.
Abraços
Que bom que pretendem aceitar o kers. Quanto à regra dos motores, as equipes pequenas que me perdoem mas é lamentável isso pra F-1. 4 corridas é muita coisa, bom era quando não tinha nada disso e todo mundo corria de V10, velocidade máxima, essa era a idéia.
Só pra avisar: passa no Groo depois que o bicho vai pegar na FBus.
abs
iowwww...
legal o fato de finalmente adotarem o KERS, agora, qto aos motores, isso tinha que ser V10, 3.0, e use a vontade... como era antigamente.
mas o melhor do post mesmo foi o vídeo, como sempre, vale o dia, e fico ansioso esperando o próximo.
To esperando o vídeo da ultrapassagem do Massa no Kubica, essa vale a pena guardar.
Abraços,
Jairo.
Postar um comentário