sábado, 29 de setembro de 2007

Quer saber como está o tempo em Fuji agora?

Os metereologistas apontam previsão de chuva para o Grande Prêmio do Japão, que vai ser realizado a partir das 1:30 de Brasília na madrugada de sábado para domingo. Se você é um daqueles - como eu - que não agüenta esperar e precisa ver como está o tempo em Fuji nesse exato momento, tem duas alternativas:

- Aqui, é apresentado um cenário completo da situação climática, com o boletins mais recentes. O link vem do site Trackpedia, outra excelente fonte para esse tipo de informação.
- Aqui, a prefeitura da cidade disponibiliza duas webcams em tempo real. No momento em que escrevo essas linhas, o céu está completamente nublado. Aliás, o furo foi do Fábio Seixas, no seu ótimo blog.

Pelo que se vê, tudo indica que a prova vai, sim, acontecer em pista molhada. Lewis Hamilton - minha aposta - e Fernando Alonso continuam sendo os favoritos, mas corridas sob chuva são sempre imprevisível. Será que poderemos ter uma grande surpresa?



As seis montadoras envolvidas com a Fórmula 1 aceitaram e, a partir de 2010, os motores da categoria vão precisar durar quatro Grandes Prêmios, duas corridas a mais do que na regra atual. Segundo a revista alemã Auto Motor und Sport, BMW, Ferrari, Honda, Mercedes, Renault e Toyota chegaram a um acordo com a FIA e devem incorporar, também, o novíssimo "KERS".

Para quem não sabe, a inovação - sigla em inglês para "Sistema de Recuperação de Energia Cinética - é uma novidade que deve revolucionar a Fórmula 1. Trata-se de uma engenhoca que reaproveita parte da energia gasta nas freiadas nos períodos de reaceleração, diminuindo o consumo de combustível e tornando a categoria mais ecologicamente correta.

Até pouco tempo atrás, as montadoras ainda se mostravam céticas em relação ao "KERS". Agora, porém, parece que aceitam a idéia com maior facilidade. Boa notícia não só para o meio ambiente, mas também para a imagem da Fórmula 1, que deve melhorar bastante se o sistema for adaptado para carros de rua. Caso isso aconteça, a economia de combustível no mundo inteiro seria notável.

O acordo que a FIA costurou com as montadoras será bastante vantajoso para as chamadas equipes independentes. Isso porque a entidade estipulou um teto de 10 milhões de dólares para o custo de um motor, quantia razoavelmente baixa para os padrões da Fórmula 1. Max Mosley, o presidente da entidade, parece realmente empenhado em não deixar as montadoras dominarem a categoria.

Williams, Red Bull, Super Aguri e companhia vão continuar com o orçamento bem apertado. Mas já têm uma grande preocupação a menos na cabeça.



O sábado foi agitado no mundo da velocidade. Se não bastasse o treino da Fórmula 1 e a primeira bateria do fim de semana da GP2, ainda tivemos atividades de A1 GP, Fórmula 3 Inglesa e GT3 Brasil.

Em Zandvoort, na Holanda, a "Copa do Mundo do Automobilismo" definiu os grids de largada para as duas corridas que acontecem amanhã. Num dia de muita chuva, a equipe da África do Sul, com Adrian Zaugg, foi a grande destaque ao cravar ambas as poles. Na corrida inicial - a mais curta - França (Loic Duval) e México (Salvador Durán) completam os três primeiros.

Minhas apostas estão um pouco para trás. A Alemanha (Christian Vietoris) sai de sexto e a Grã-Bretanha (Olivier Jarvis) larga de décimo. Por sua vez, a equipe do Brasil, com Sérgio Jimenez, conseguiu o 12º melhor tempo.

Na prova principal, a segunda do dia, a África do Sul também sai de primeiro. Meus palpites aparecem logo atrás, com a Alemanha em segundo e a Grã-Bretalha em terceiro. A equipe brasileira vem em 13º. Amanhã, apenas esta corrida final será transmitida para o Brasil, pelo Canal Speed, às 9 horas de Brasília.

O fim de semana marca o fim da temporada da Fórmula 3 Inglesa, que fecha o campeonato na pista de Rockingham. Campeão antecipado e aposta dupla do Blog, Marko Asmer sai na frente na primeira corrida e larga em 10º na segunda, que tem Maro Engel na pole. Mario Moraes é 4º e 15º, enquanto Alberto Valério vem em 12º e 9º. A rodada dupla da Fórmula 3 Inglesa não tem transmissão em terras brasileiras.

No autódromo de Curitiba, a GT3 Brasil realizou treinos classificatórios para as duas provas deste domingo. As duplas Xandy Negrão/Andreas Mattheis e Paulo Bonifácio/Alceu Felmann - palpites do Blog - largam em primeiro e segundo, respectivamente, em ambas as corridas. O Sportv mostra os melhores momentos do fim de semana em algum dia da próxima semana, na faixa Grid Motor.


O vídeo do dia é uma propaganda bem-humorada da Shell, protagonizada por ninguém menos do que Michael Schumacher. No anúncio, o alemão - fingindo-se de "estátua" - fica parado numa loja de conveniência enquanto os fregueses entram para fazer suas compras normalmente. A pegadinha é uma pequena diversão para quem espera o G.P. do Japão, logo mais:



Ao longo do domingo, o Blog volta comentando o Grande Prêmio do Japão, a finalíssima da GP2, além das provas de A1 GP, Fórmula 3 Inglesa, GT3 Brasil e Nascar. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Sérgio Jimenez - www.a1gp.com

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito boas essas indicações, Gustavo. Tenho certeza que muita gente anciosa por causa da corrida vai gostar.

Um abraço.

Anônimo disse...

olhei agora às 7 e 15, parece estar um pouco claro pelas webcams mas no outro site diz que está chovendo. Vamos esperar mas eu acho que vai ter pista molhada.

Anônimo disse...

Eh Gustavão, sempre com a notícia certa na hora certa...

Anônimo disse...

Estou torcendo por uma corrida com chuva. TOmra que tenha bonspegas.

Abraços

Felipe Maciel disse...

Que bom que pretendem aceitar o kers. Quanto à regra dos motores, as equipes pequenas que me perdoem mas é lamentável isso pra F-1. 4 corridas é muita coisa, bom era quando não tinha nada disso e todo mundo corria de V10, velocidade máxima, essa era a idéia.

Felipe Maciel disse...

Só pra avisar: passa no Groo depois que o bicho vai pegar na FBus.

abs

Unknown disse...

iowwww...

legal o fato de finalmente adotarem o KERS, agora, qto aos motores, isso tinha que ser V10, 3.0, e use a vontade... como era antigamente.

mas o melhor do post mesmo foi o vídeo, como sempre, vale o dia, e fico ansioso esperando o próximo.

To esperando o vídeo da ultrapassagem do Massa no Kubica, essa vale a pena guardar.

Abraços,

Jairo.