sexta-feira, 21 de setembro de 2007

O boato (muito absurdo) do dia: Alonso na Ferrari e Massa na Toyota

O site Grand Prix viajou legal nesta sexta-feira. Dando prosseguimento à novela "para onde vai Fernando Alonso?", o portal colocou no ar uma notícia, no mínimo, improvável. De acordo com o texto, a Ferrari estaria estudando a contratação do espanhol para formar dupla com Kimi Raikkonen em 2008.

E Felipe Massa, para onde iria? A resposta do site é difícil de acreditar: a Toyota. Segundo o Grand Prix, o brasileiro teria sido visto no motorhome da equipe japonesa durante um dos últimos fins de semana de G.P., e poderia estar em negociações para ocupar a vaga de Ralf Schumacher no ano que vem.

Massa, para quem não sabe, é empresariado por Nicolas Todt, filho do todo-poderoso dirigente da Ferrari, Jean Todt. Para compensar a saída do brasileiro, a equipe vermelha contraria o italiano Luca Filippi - outro protegido de Todt Jr. - como piloto de testes.

Será que, honestamente, dá para acreditar na hipótese do Grand Prix? Eu acho que não. Para quem não sabe, Fernando Alonso é persona non grata na Ferrari. Há sete anos, antes de sequer estrear na Fórmula 1, o espanhol ficou muito próximo de assinar com a escuderia do cavalinho, mas mudou de idéia em cima da hora.

Ao invés de acertar com a Ferrari, Alonso fechou acordo com Flavio Briatore. O gesto do espanhol jamais foi esquecido por Jean Todt e pelos outros dirigentes da equipe vermelha, que tomaram um bela esnobada do então novato.

Alonso deu as costas para a Ferrari, sem dar considerações. Agora, mesmo se ele quisesse, não conseguiria uma vaga para a escuderia do cavalinho. Enquanto Jean Todt ainda estiver à frente da Ferrari, não há a menor chance do espanhol acertar com a equipe.

Na minha opinião, Kimi Raikkonen e Felipe Massa vão permanecer por muito tempo juntos na escuderia italiana. Veja só: desde 1996, a Ferrari fez apenas três mudanças em sua dupla titular. Em duas delas - quando Michael Schumacher e Rubens Barrichello saíram - a decisão não foi da equipe, mas dos pilotos.

A Ferrari tem em Raikkonen e Massa dois dos maiores talentos do automobilismo mundial. Honestamente, chutar um deles sem cerimônia para ter Alonso não vale a pena. Considerando a péssima reputação do espanhol entre os dirigentes da equipe italiana, a possibilidade de acordo com o bi-campeão torna-se quase impossível. Alonso está, desde 2000, queimado na Ferrari.

E, do jeito que vai, terminará da mesma forma na McLaren.


Quem está realmente em alta na Fórmula 1 é o alemão Adrian Sutil. Após destacar-se em seu primeiro ano na Spyker, o jovem piloto afirmou, hoje, que já recebeu convites de três outros times da categoria para o ano que vem. Apesar de ter ressaltado que só sai do time laranja com o consentimento de Colin Kolles, seu chefe, Sutil certamente espera por uma melhor oportunidade.

Duas das equipes interessadas são fáceis de adivinhar. A primeira é a Williams, que tem uma vaga aberta em 2008 com a saída quase certa de Alexander Wurz. E a outra é a Toyota, também procurando pilotos no mercado para o lugar de Ralf Schumacher. Mas qual seria o terceiro time interessado em Sutil?

BMW, Honda e Toro Rosso já tem duplas definidas para o ano que vem. Ao mesmo tempo, Ferrari, Red Bull e Super Aguri ainda não anunciaram seus pilotos, mas devem continuar com os atuais. Sobram Renault - uma possibilidade muito difícil, considerando o vasto número de candidatos aos cockpits da equipe francesa - e... a McLaren.

Será que Sutil está com toda essa moral mesmo? Vale lembrar que o alemão já foi companheiro de Lewis Hamilton quando os dois correram juntos na Fórmula 3000 Européia. Poderia o inglês ter feito alguma espécie de recomendação? Acho difícil, mas não impossível. Se Alonso deixar o time prateado, a McLaren pode ser imprevisível na escolha do substituto.

Button? Rosberg? Paffett? Por que não Sutil?


A sexta-feira teve treinos livres e classificatórios de quatro das cinco categorias que o Blog vai acompanhar neste fim de semana. De todas, apenas o WTCC não entrou na pista hoje. O Mundial de Turismo só inicia amanhã suas atividades da nona rodada dupla do ano, na pista inglesa de Brands Hatch.

Em Motegi, no Japão, Daniel Pedrosa dominou o primeiro dia de ensaios da MotoGP. O espanhol da Honda superou em quatro décimos a Kawasaki de Randy de Puniet, o segundo. Marco Melandri, John Hopkins e Casey Stoner - líder do campeonato e aposta do Blog - completaram os cinco primeiros. Valentino Rossi foi o 14º e Alexandre Barros fechou em 17º.

Por sua vez, a DTM, que corre neste fim de semana na pista espanhola de Barcelona, viu o canadense Bruno Spengler terminar o dia no topo da tabela de tempos. O piloto da Mercedes superou Christian Abt e Timo Scheider, ambos da Audi, que vieram a seguir. Meu palpite, Mattias Ekström, foi o nono nos tempos combinados das duas sessões de treinos livres.

Na Stock Car, a sexta foi dominada por uma zebra total: o paulista Alan Hellmeister. O piloto da equipe Katalogo liderou os dois treinos do dia, com Ricardo Sperafico, Pedro Gomes, Thiago Camilo e Antonio Jorge Neto terminando nas posições logo atrás. Cacá Bueno, que lidera a tabela de pontos e leva a responsabilidade de ser a aposta do Blog, foi o sétimo.

Por fim, a Nascar definiu seu grid de largada para a etapa de Dover, que acontece no domingo. Jimmie Johnson, primeiro colocado no campeonato, cravou a pole position. A grande zebra do dia foi Juan Pablo Montoya, o segundo. A seguir, Denny Hamlin, Kurt Busch e Martin Truex Jr. completaram o top 5. Matt Kenseth - o palpite do Blog - larga da décima posição.


O vídeo do dia é absolutamente sensacional. Uma volta, incluindo breves cenas onboard, com um carro de Fórmula 1 dos dias de hoje no antigo circuito de Nurburgring. As imagens foram gravadas numa exibição da BMW com Nick Heidfeld. Por algum motivo, eu ainda não as tinhas descoberto:



Pelo que consta, Heidfeld quebrou o recorde do traçado atual do Nordschleife ao virar a terceira e última de suas voltas em 7 minutos e 29 segundos. E isso numa mera demonstração. Fica dúvida: até onde um carro moderno da Fórmula 1 conseguiria chegar naquele que é considerado o circuito mais difícil de todos os tempos? (OBS.: Quem quiser ver o vídeo onboard inteiro pode clicar aqui).

Neste sábado, o Blog volta com a cobertura das atividades das categorias que entram na pista durante o fim do semana. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Alan Hellmeister - http://www.stockcar.com.br/

9 comentários:

Anônimo disse...

esses jornalistas viajam mesmo, como voce disse. duvido muito que o alonso vá para a ferrari, acho que o jean todt não vai querer nem comentar esse boato. e massa na toyota? faca-me um favor...

alias, muito bom o video da bmw onboard.

Anônimo disse...

Acredito que a Ferrari não vai querer o Alonso. Ela já tem Kimi Raikkonen e Felipe Massa, que já são muito bons. Porque contratar o espanhol?

Anônimo disse...

do cacete o vídeo do f-1 em nurburgring, brigadao!!!

Anônimo disse...

E a� Gustavo, beleza? � a primeira vez que acesso o seu blog, e curti pra caramba! Escrever sobre automobilismo � uma das minhas paix�es, fruto dos tempos em que estive no site Grande Pr�mio! Pretendo voltar aqui sempre que poss�vel, ou seja, todo dia! Hehehehe!

Se quiser, d� uma passada l� no meu blog:

http://motorhaus.blogspot.com

Abra�o!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Gustavo,

Gostei do vídeo, era exatamente algo mais ou menos oq procuro... mas como a F-1 não corre mais lá em Nurburgring Nordschleife...

Qto ao record da pista, eu tenho um vídeo aqui, com um carro da LMS, que virou a 6 minutos e 55 segundos, pilotado pelo Michael Vergers, em um Audi SR8, no dia 28 de setembro de 2005.

Qto essa "papagaiada" de Alonso Chorão ir para Ferrari, Massa para Toyota... nada mais que conversa fiada para vender jornal.

E completando, eu gostaria que o Ron Dennis botasse o Sutil para correr com o Hamilton, e claro, deixasse o Minino Chorão na geladeira para ver se "amadurece".

Me manda um e-mail para trocarmos umas idéias... tenho uns materiais interessantes para ti.
jairomaragato@yahoo.com.br

ah, acompanho teu blog a uns 2 meses... mas só agora resolvi começar a postar.

[]'s

Jairo.

Anônimo disse...

Sabe que não duvido de mais nada né ?
Acho que o Filipe fez um bom trabalho este ano e não mereceria ser "encostado" em uma Toyota.
Abraços

Fleetmaster

Fabio disse...

O vídeo é de arrepiar!!

Anônimo disse...

fazendo coro com a galera: belíssimo vídeo, boa!

Maurício