É hoje o dia. Em algumas horas, a decisão final do Conselho Mundial da FIA será revelada aos jornalistas do mundo inteiro. Só aí, então, a McLaren vai saber se é culpada ou absolvida no caso de espionagem que abalou a Fórmula 1. O destino da equipe e também da categoria está nas mãos dos 26 membros do Conselho, sendo dois deles brasileiros.
A acusação a ser julgada na sede da FIA, em Paris (à esquerda), é a seguinte: a McLaren usou informações sigilosas da Ferrari, conseguidas através de um ligação entre Mike Coughlan e Nigel Stepney. O primeiro, ex-desenhista chefe do time inglês. O outro, então diretor esportivo da equipe vermelha.
Ambos já foram demitidos pelas suas antigas escuderias, mas o estrago foi gigantesco. A maioria dos especialistas aposta que a McLaren não tem como sair absolvida. Nesse caso, existem várias hipóteses para a provável punição. Da mais leve à mais pesada, vamos tentar listá-las a seguir:
1. A McLaren é considerada culpada, mas sai apenas com uma advertência. Ou seja, mantém-se a decisão do último Conselho Mundial, realizado em julho.
2. Multa de alguns milhares de dólares para a equipe inglesa.
3. Perda dos pontos no Mundial de Construtores e multa multi-milionária.
4. Perda dos pontos no Mundial de Construtores e suspensão de uma ou mais provas do atual campeonato.
5. Perda dos pontos nos Mundiais de Pilotos e de Construtores e suspensão até o fim de 2007.
6. A McLaren é excluída do campeonato, perdendo todos os pontos nos Mundiais de Pilotos e de Construtores. A equipe também fica suspensa da temporada 2008 da Fórmula 1. Paralelamente, Lewis Hamilton tem retirada a sua super-licença por não ter cooperado com a FIA.
Uma parte da imprensa, que adora espalhar o caos, garante que a sexta opção é garantida. Sinceramente, de todas, é aquela que me parece mais fantasiosa. Antes do G.P. da Itália, cheguei a afirmar que a McLaren nem seria considerada culpada. Com os fatos novos dessa semana, mudei de opinião. A turma de Ron Dennis (à direita) não vai dormir tranqüila.
É, realmente, quase impossível que o time prateado saia sem algum tipo de punição. Sendo assim, aposto na opção... 4. Isso mesmo, a pior das que eu considero minimamente realistas. Mais do que isso, para ser honesto, duvido.
Duas importantes observações: a decisão do Conselho Mundial da FIA - seja lá qual for - ainda vai caber recurso. Portanto, não é pequena a chance do resultado do campeonato ficar sub-júdice. Nesse cenário, a maior possibilidade é que tudo fique para ser decidido apenas após o fim da temporada. Se nada de novo aparecer, o provável título da McLaren é mantido.
Além disso, outro lembrete valioso é que a Renault e a Ferrari, acusadas pela equipe inglesa em seu contra-ataque, não serão julgadas amanhã. Isso vai ficar para outra oportunidade. E, até lá, muita coisa vai rolar...
Enquanto os 26 membros do Conselho Mundial da FIA decidem o futuro do esporte, resta a nós esperar. Daqui a instantes, teremos a solução para o caso de espionagem que jogou a Fórmula 1 numa das maiores crises políticas de sua história. Tudo o que for dito antes disso não passa de pura especulação ou mero palpite. E, aliás, falando nele, só para ficar registrado:
Palpite do Blog para a decisão do Conselho Mundial da FIA: a McLaren perde os pontos do Mundial de Construtores e fica suspensa dos Grandes Prêmios da Bélgica e do Japão, recebendo uma severa advertência sobre futuras falcatruas. A dupla da Ferrari se aproxima de Fernando Alonso e Lewis Hamilton e a Fórmula 1 tem um dos melhores finais de campeonato da sua história.
Essas palavras no fim do meu palpite eram dispensáveis, admito. Mas, mesmo na pior das crises, não custa nada ser otimista, certo?
Crédito das fotos:
Ron Dennis - http://www.autosport.com/
Entrada do prédio da FIA - http://www.f1-live.com/
Carros vistos por trás - http://www.autosport.com/
4 comentários:
gostei do seu palpite euheuheuheu
Acho meio improvável, mas se acertar vai ser demais!!
Gustavo, será que tudo não passa de uma conspiração para tornar essa Fórmula 1 mais emocionante? Não duvido de nada. Acho seu palpite diferente dos outros, e por isso o admiro. Acho difícil acontecer, mas se for isso mesmo serei o primeiro a vir aqui comprimentá-lo.
Um abraço.
vou cobras esse palpite depois hein rsrsrsrs. falando sério, acredito haver na cabeço dos membros do conselho um senso de responsabilidade muito grade. eles não vão fazer essas coisas revolucionárias que vem dizendo por aí
eu espero a punição: 3. Perda dos pontos no Mundial de Construtores e multa multi-milionária - a 6 é muita sacanagem com o Hamilton.
Postar um comentário