quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Confirmado: McLaren perde todos os seus pontos no Mundial de Construtores. Pilotos escapam

O "G.P. de Paris" foi mais longo e angustiante do que o esperado. E olhe que eu só comecei a acompanhar as notícias na manhã do Brasil, quando uma boa parte dos trabalhos na sede da FIA já havia sido concluída.

Depois de horas de deliberação, o Conselho Mundial (à esquerda) decidiu por retirar todos os pontos da McLaren no Mundial de Construtores. Além disso, a equipe inglesa vai precisar pagar, num prazo de noventa dias, uma multa de 100 milhões de dólares.

Os pilotos, porém, não receberam nenhuma pena. Pela cooperado com a FIA na condição de testemunhas, Fernando Alonso e Lewis Hamilton foram absolvidos e estão livres para continuar na disputa pelo título desse ano. Não perderam suas pontuações e permanecem na liderança do Mundial de Pilotos.

Por fim, o Conselho Mundial também vai obrigar a McLaren a submeter seu modelo da próxima temporada à inspeção prévia da FIA. E deixou claro que ainda pode aplicar outras sanções num futuro encontro, a ser realizado em dezembro. A equipe inglês tem 24 horas para decidir se recorre ou não da punição. Sinceramente, nem precisa. O time prateado saiu no lucro.

O dia 13 de agosto de 2007 ficará marcado como um dos mais dramáticos da história da Fórmula 1. Como uma perfeita novela, a reunião do Conselho Mundial foi se arrastando sem que ninguém pudesse adivinhar o desfecho. Entre os ouvidos no encontro estavam figuras importantes da duas principias equipes envolvidas no imbróglio.

Pelo lado da Ferrari, o representante principal foi Ross Brawn. Uma grande surpresa, já que o engenheiro sul-africano, em tese, nem é contratado da equipe vermelha. Sua participação parece confirmar os rumores de que ele será o sucessor de Jean Todt, cujas relações com o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, estariam supostamente estremecidas.

A McLaren apareceu com toda a trupe, menos Fernando Alonso. O espanhol ficou em Spa-Francorchamps para a primeira entrevista coletiva do G.P. da Bélgica que - lembram-se? - será realizado nesse fim de semana. Apesar do desfalque, Ron Dennis (à esquerda), Norbert Haug e Lewis Hamilton marcaram presença na defesa do time prateado.

Ao meio dia, horário do Brasil, veio a bomba: a McLaren estava excluída deste e do próximo campeonato da Fórmula 1. Nada mais do que uma das maiores "barrigas" já vistas na história do automobilismo. Culpa de uma assessora de imprensa da FIA, que passou a informação equivocada a uma tonelada de jornalistas reunidos em Spa-Francorchamps, sedentos por notícia.

Vários dos principais portais de automobilismo da internet embarcaram na bobagem. Autosport e GpUpdate foram apenas alguns deles. Logo depois, então, veio a correção: o Conselho Mundial ainda não havia decidido nada. Mais um pouco e, aí sim, veio a decisão definitiva dos dirigentes reunidos em Paris. Para a maioria, ficou leve a punição da McLaren.

Eu discordo. Está de bom tamanho. Não seria justo, em hipótese nenhuma, punir Fernando Alonso e Lewis Hamilton (à direita). E nem seria inteligente, do ponto de vista prático. Os fãs guiam-se por pilotos, e não por equipes (com a Ferrari sendo a óbvia exceção). Alguém vai notar a eliminação da McLaren do Mundial de Construtores? Claro que não.

Por outro aspecto, o impacto de uma desclassificação de Alonso e Hamilton seria devastadora. Grande parte do público - não só espanhol e inglês - poderia desistir da Fórmula 1. Isso já não vai acontecer mais. Como sempre, a categoria sobrevive a uma das maiores crises da história.

A McLaren, apesar de tudo, pode respirar aliviada. As dificuldades, principalmente em conseqüência da milionária multa de 100 milhões de dólares, só serem sentidas no ano que vem. O mais provável é que o desenvolvimento do modelo 2008 seja um pouco comprometido. Mas esse detalhe não é nada perto das outras punições que a equipe inglesa poderia ter sofrido.

Agora, para os fãs da Fórmula 1, falta uma única pergunta a ser respondida. Podemos, finalmente, nos concentrar no campeonato?

Crédito das fotos:
Conselho Mundial - http://www.f1-live.com/

15 comentários:

Anônimo disse...

tambem acho que ficou de bom tamanho. Seria muito ridículo punir o Lewis, coitado, ele nao tem nada a ver com a história. esperemos agora quanto do prejuízo o Ron Dennis cobrará do tal Coughlin rsrsrs

Anônimo disse...

eu sou ferrarista e, como próprio, fiquei decepcionado com a decisão. Queria que o título ficasse entre Kimi e Massa, seria o melhor para mim. Mas reconheço que isso foi mais juntos, o Hamilton principalmente não merecia uma punição tão pesada. A Mclaren que arrume dinheiro agora para pagar 100 milhões...

Abs.

Maurício - RJ

Anônimo disse...

Discordo de vc Gustavo!
Vergonha! Dizer mais o q ?
Como chegaram a esta conclusão q os pilotos não se beneficiaram com as trapaças? Devem ter feito uma video conferencia com o senado brasileiro neste julgamento!

Blog F1 Grand Prix disse...

Jean,

Entendo e respeito sua opinião. Eu não teria como convencer você. Nesse caso, cada um vai ter um ponto de vista diferente. Na verdade, estou até um pouco aliviado. Para mim, não valeria a pena estragar o campeonato por causa do erro de Stepney e Coughlan. Seria muito feio, para a Fórmula 1, ficar com essa mácula em sua história. Não sei se a McLaren realmente usou os dados da Ferrari mas, mesmo se tivesse, eu não teria punido os pilotos.

Grande abraço e obrigado pela participação!

Anônimo disse...

Gustavo,
Houve trapaça sim, e chega de ouvirmos q não vi nada, não sei de nada e não me beneficiei.
A mim não importa quem comemoraria o campeonato e se haveria meritos ou não!
A verdade é q ragaram o regulamento do campeonato assim como fazem os cartolas do nosso futebol e trapaças como dos nossos politicos e aberta uma grande pizzaria.
E mais uma vez viu-se q o q a FIA escreve e diz não vale um tostão quanto mais 100 milhões de dolares!
O campeonato de 2007 já tava manchado de qlq forma, restava devolver a credibilidade a F1... e ficou longe disso, não acha?

Vinicius Grissi disse...

Muito leve a pena! Achei vergonhosa a decisão e esperava um pouco mais de rigor.

De qualquer forma, para o ano que vem, a FIA promete ser mais sincera com a equipe.

Anônimo disse...

Amigo.... a multa não é o unico prejuizo financeiro da Mclaren... eles vão perder até mais doque isso com a perda dos pontos, pois perdem o apoio financeiro que a FIA da as 10 melhores equipe do campeonato e pelo quer li no Blog do Capelli (eu acho que foi la, pois hoje eu li uns 50 blogs diferente) a perda pode ser de mais doque a multa.

Fabio disse...

Afinal, o Ron sabia ou não sabia da história? E o Lewis? A McLaren perdeu os pontos já computados ou necessariamente irá terminar o campeonato zerada (pq ela ainda poderia se recuperar na tabela nas próximas corridas não perdendo o benefício de custeio da FIA)?

Eu achei pouco, mas pelo menos não ficou barato.

Agora Spa!

Bela cobertura, Gustavo!

Net Esportes disse...

Achei justa a punição porque particularmente torço pelo Hamilton, ele não poderia perder os pontos............. acertei no palpite !!!!!!!!!!!!!!!

Blog F1 Grand Prix disse...

Pantaneiro,

A McLaren, pelo que sei, fez um acordo com a FIA e continuará recebendo essa cota, apesar de ter sido eliminado do Mundial de Construtores.

Grande abraço!

Anônimo disse...

Bom, paree que este " acordão" foi muito bem costurado em Monza. O Chora do Ron Dennies então era o de quem já parecia saber oque ia acontecer.

Anônimo disse...

Eu penso q a punição certa seria a eliminação da Mclaren do campeonato, incluindo alguma punição aos pilotos. Porém, como estou gostando mto do campeonato, torci pra eles naum serem punidos (e super apoiado pela minha mae, q gosta do Ron Dennis por causa da ligação com o Senna...), e eles naum foram.
Agora, vamos a Spa!

Felipe Maciel disse...

Está de muito bom tamanho, nada a reclamar. Foi muito bem, o Conselho.

Abraç

Anônimo disse...

de bom tamanho. Parabéns pela cobertura.

Um abraço.

Anônimo disse...

Gustavo, ontem à noite eu "escrevi" meu post e publiquei agora há pouco. Deu tempo de incluir um link para o seu e dizer que assino embaixo.