sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Resumo de uma pacata sexta-feira

Essa sexta, de pacata, não teve nada. Das sete categorias que o Blog vai acompanhar durante esse fim de semana, seis entraram na pista hoje. De todas, apenas a GT3 Brasil ainda não iniciou suas atividades.

Além de tudo isso, nove das onze equipes da Fórmula 1 voltaram a testar no circuito italiano de Monza. Apenas Renault e Spyker não participaram. A programação deveria ter terminado ontem, mas foi esticada pela maioria dos times em virtude da chuva, que havia atrapalhado os trabalhos nos dias anteriores.

O mais rápido de hoje foi o espanhol Pedro de la Rosa (à esquerda), piloto de testes da McLaren. Ele superou o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, em apenas quatro milésimos. Ambos fizeram apenas sessões de long run, ou seja, procuraram acertos de corrida, sem se preocupar em virar tempos rapidíssimos.

Prova disso é que nenhum dos dois bateu a melhor volta da semana, de Fernando Alonso, na quarta. O bi-campeão cravou, naquele dia, 1:23.155s. Hoje, os tempos de Pedro de la Rosa e Felipe Massa ficaram pouco mais de um décimo acima disso. Os dois trabalharam bastante: o piloto de testes da McLaren rodou 55 voltas, e o brasileiro completou 67 giros.

Quem andou mais foi Anthony Davidson (à direita), que deu 104 voltas, o equivalente a quase uma dupla de Grandes Prêmios completos em Monza. Apesar disso, o inglês da Super Aguri terminou na última posição entre os que treinaram hoje. A seguir, a tabela de tempos do dia:

1. Pedro de la Rosa/Espanha/McLaren, 1:23.285 em 55 voltas
2. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:23.289s em 67 voltas
3. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:23.575s em 68 voltas
4. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:23.962s em 94 voltas
5. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:24.537s em 61 voltas
6. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, 1:24.760s em79 voltas
7. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, 1:24.837s em39 voltas
8. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:25.185s em 69 voltas
9. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:25.416s em 104 voltas

Agora, pilotos e equipes da Fórmula 1 ficam parados até o dia 6 de setembro, quando começam as atividades do Grande Prêmio da Itália, no mesmo circuito de Monza.


Uma escolha equivocada de pneus complicou a vida do tri-campeão Sebastien Loeb (à esquerda) no primeiro dia do Rally da Nova Zelândia, disputado hoje. O francês optou por compostos que se revelaram macios demais, prejudicando o desempenho do piloto da Citröen durante toda a parte da manhã.

Como conseqüência, o principal adversário de Loeb no campeonato, Marcus Grönholm - a aposta do Blog - abriu uma distância de 13 segundos. À tarde, o finlandês manteve o ritmo forte e a diferença para seu rival não se alterou.

O terceiro colocado, Mikko Hirvonen, já aparece a 49 segundos de Grönholm (à direita). Uma prova de que a luta pela vitória está apenas entre os dois protagonistas da temporada. O melhor carro da Subaru aparece em quarto, com o australiano Chris Atkinson.

Logo depois, vêm o finlandês Jari-Matti Latvala, da Ford, o espanhol Daniel Sordo, da Citröen e os irmãos noruegueses, Petter e Henning Solberg. O primeiro corre pela Subaru enquanto o segundo compete pela Ford. A seguir, a classificação do dia inicial do Rally da Nova Zelândia:

1. Marcus Gronholm/Finlândia/Ford, 1h27:20.1s
2. Sebastien Loeb/França/Citroën, a 13.0s
3. Mikko Hirvonen/Finlândia/Ford, a 49.2s
4. Chris Atkinson/Austrália/Subaru, a 1:21.4s
5. Jari-Matti Latvala/Finlândia/Ford, a 1:29.2s
6. Daniel Sordo/Espanha/Citroën, a 1:33.5s
7. Petter Solberg/Noruega/Subaru, a 1:48.5s
8. Henning Solberg/Noruega/Ford, a 2:17.0s
9. Urmo Aava/Finlândia/Mitsubishi, a 3:26.6s
10. Matthew Wilson/Inglaterra/Ford, a 4:29.7s

O canal ESPN mostra o resumo do primeiro dia do Rally da Nova Zelândia nesse sábado, a partir das 19 horas.


Hora do giro pelas categorias que realizaram, hoje, treinos livres ou classificatórios para suas etapas desse fim de semana.

No circuito holandês de Assen, Justin Wilson foi o mais rápido do dia na ChampCar. O inglês cravou a pole provisória, superando em quase um segundo o resto do pelotão. Simon Pagenaud e Tristan Gommendy vieram a seguir. Sebastien Bourdais, que pode se tornar campeão antecipado nessa corrida, foi sexto. Robert Doornbos, minha aposta, terminou em oitavo, enquanto Bruno Junqueira fechou o dia em 12º.

Num dia de clima instável, que alternou entre pista seca e molhada, a DTM deu início às atividades de sua antepenúltima etapa da temporada, em Nurburgring. O francês Alexandre Prémat (à esquerda) foi o primeiro, com o dinamarquês Tom Kristensen em segundo e o inglês Jamie Green na terceira posição. Meu palpite, Bruno Spengler, completou em quarto. Já o líder da tabela, Mattias Ekström, terminou a sexta em 10º.

Correndo no circuito de rua de Detroit, onde conseguiu há seis anos sua primeira vitória com a equipe Penske, Helio Castroneves terminou a sexta com o melhor tempo nos treinos livres da IRL. O brasileiro - aposta do Blog - bateu os dois principais candidatos ao título, Dario Franchitti e Scott Dixon, que vieram em segundo e terceiro. Tony Kanaan foi o quarto, Vítor Meira fechou em oitavo e a musa Danica Patrick completou em 12º.

Complicado mesmo foi o dia da MotoGP, na pista italiana de Misano. Uma verdadeira tempestade atingiu o circuito, obrigado o cancelamento de todas as atividades da tarde. A chuva foi tanta que os boxes chegaram a ficar alagados. Antes da confusão, um único treino foi realizado. Marco Melandri (à direita) foi o primeiro colocado. Meu palpite, Valentino Rossi, veio em segundo, seguido de perto por Casey Stoner, o terceiro. Alexandre Barros fechou em 10º.

Por fim, a Nascar definiu seu grid de largada para a etapa de domingo, no super-oval de Fontana, na California. A pole ficou com o campeão de 2004, Kurt Busch, que ainda luta por uma vaga no play-off. Já garantido na fase final, Jimmie Johnson completa a primeira fila. O líder do campeonato e aposta do Blog, Jeff Gordon, é o 16º. Por sua vez, Juan Pablo Montoya vai largar de 42º e penúltimo. Se não fosse a regra dos privilégios, o colombiano não teria se classificado.


O dia de hoje viu o encerramento dos testes coletivos da Fórmula 1, em Monza. Procurei por imagens das atividades na Internet, mas havia poucas disponíveis. Escolhi o vídeo abaixo, feito diretamente das arquibancadas do circuito:



Em alguns momentos, percebe-se claramente a impressionante estabilidade da McLaren de Fernando Alonso. Contrastanto, por exemplo, com o enorme desequíbrio da Spyker pilotada por Sakon Yamamoto. Mais legal do que as imagens, porém, é o som. Ao vivo, é mais fantástico ainda.

Nesse sábado, o Blog volta comentando as atividades de todas as categorias que estarão na pista durante esse fim de semana. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Pedro de la Rosa - http://www.gpupdate.net/
Anthony Davidson - http://www.gpupdate.net/
Marcus Grönholm - http://www.rally-live.com/
Alexandre Prémat - http://www.dtm.com/
Marco Melandri - http://www.moto-live.com/

3 comentários:

Anônimo disse...

irado o vídeo! tenho gravações de sons de fórmula 1 aqui no computador que eu gosto de ficar ouvindo, sabe?

Mas po esse vídeo bateu tudo. Parece que a gente tá lá ouvindo...

Ah que vontade de chegar logo o G.P. do Brasil euheuheueh

Anônimo disse...

gustavo, como o alex disse aqui emcima, o vídeo que você colocou é muito bom. O autor se empolgou um pouco na edição, querendo colocar umas efeitos sem necessidade. Mas é muito interessante de qualquer maneira. O som é muito bom como você disse.

Um abraço.

Anônimo disse...

muito bom o vídeo mesmo! O som é muito bom parece que você tá la mesmo.

Maurício.