Pelo terceiro dia consecutivo, a McLaren dominou os testes coletivos da Fórmula 1 que estão sendo realizados no circuito de Monza, Itália. Dessa vez, quem andou pelo time inglês foi Fernando Alonso (à esquerda), que terminou com o melhor tempo do dia. O espanhol foi quase um segundo mais rápido do que Robert Kubica, da BMW, que veio logo a seguir na tabela de classificação.
A Red Bull andou bem com David Coulthard - o terceiro - enquanto a Ferrari não passou de quarto. Nessa oportunidade, o representante da equipe italiana foi Felipe Massa. Durante toda a semana, o brasileiro só esteve em atividade hoje.
A chuva atrapalhou os trabalhos, que foram interrompidos durante a maior parte da manhã. A maioria dos pilotos andou principalmente à tarde, quando a pista começou a secar. Ralf Schumacher e Sakon Yamamoto (à direita) foram os que mais trabalharam: ambos deram 72 voltas.
A diferença de tempo entre os dois também foi pequena. O alemão foi apenas 0.2s mais rápido do que o japonês, que andou com o novíssimo modelo "B" da Spyker. De cara, as mudanças aerodinâmicas feitas pela equipe holandesa já mostraram-se efetivas. Se com Yamamoto o time quase ficou à frente da Toyota, com Adrian Sutil, o primeiro piloto da equipe, os resultados devem ser ainda melhores. A Honda que se cuide.
A seguir, a classificação dos testes de hoje:
1. Fernando Alonso/Espanha/McLaren, 1:23.490s em 51 voltas
2. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:24.413s em 48 voltas
3. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:24.453s em 52 voltas
4. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:24.525s em 49 voltas
5. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, 1:24.768s em 40 voltas
6. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:24.918s em 61 voltas
7. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:24.983s em 45 voltas
8. Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, 1:25.069s em 71 voltas
9. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, 1:26.175s em 72 voltas
10. Sakon Yamamoto/Japão/Spyker, 1:26.384s em 72 voltas
11. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:35.106s em 47 voltas
A programação deveria encerrar-se hoje. Mas, com a chuva, existe a chance de que algumas equipes continuem a testar nessa sexta. Entretanto, essa notícia ainda não é confirmada.
E hoje, uma vez mais, o nome de Fernando Alonso (à esquerda) foi envolvido em outro boato da silly season da Fórmula 1. Agora, a bola da vez seria a Toyota, que estaria disposta a pagar a bagatela de 40 milhões de dólares para contar com os serviços do espanhol no ano que vem. Sinceramente, já está enchendo.
Como já escrevi aqui no Blog, repetidas vezes, Alonso não sai da McLaren em 2008. O espanhol não tem, atualmente, nenhuma grande opção além de ficar na equipe inglesa. Se for para a Toyota na próxima temporada, ele perde qualquer chance de disputar o título.
Mesmo vitórias seriam um objetivo ambicioso demais. Nas circunstâncias atuais, a Toyota não tem condições de ganhar corridas antes do médio prazo, e olha lá. Fernando Alonso é competitivo ao extremo. Daqueles pilotos que não aceitam outro resultado senão o primeiro lugar.
Não está na mentalidade do bi-campeão transferir-se para uma equipe sem estrutura para andar na frente. Na McLaren, por maiores que sejam seus problema com Lewis Hamilton (à direita), Alonso conta com um dos times mais experientes e capazes da Fórmula 1. O espanhol não vai querer abrir mão disso.
Quarenta milhões de dólares? Para quem já ganha 39 mi*, qual é a diferença?
* - fonte: perfil de Fernando Alonso na Wikipedia, em inglês.
Duas equipes preparam mudanças aerodinâmicas para as três últimas corridas do ano, no Japão, na China e no Brasil. A Ferrari anunciou que levará, a partir da etapa no circuito de Fuji, um modelo bastante modificado pelo staff técnico da equipe, encabeçado pelo projetista Aldo Costa (à esquerda). Deverá ser a última tentativa do time vermelho em busca dos troféus de campeão desse ano.
Pelo que a McLaren demonstrou nos testes coletivos de Monza, nesse semana, a Ferrari precisará continuar evoluindo se quiser acompanhar o ritmo dos carros prateados. Nem que isso signifique atrasar, por um tempo, o desenvolvimento do modelo 2008. É hora de tomar uma decisão. Continuar acreditando nos títulos ou desistir e pensar no ano que vem?
Por outro lado, a Honda não tem nada a perder. Tendo conseguido apenas um mísero ponto nas primeiras 12 corridas do campeonato, os japoneses preparam mudanças "radicais" no maldito RA107 - o modelo fracassado da atual temporada - já incorporando novidades que serão implementadas no carro do ano que vem.
Esse será o fio da esperança para Rubens Barrichello (à direita). Na Fórmula 1 desde 1993, o brasileiro nunca deixou de pontuar em todos os campeonatos nos quais tomou parte. Nas condições atuais, corre sério risco de terminar o ano zerado pela primeira vez.
Será que agora Rubinho consegue desencantar?
Exatamente há 15 anos, no dia 30 de agosto de 1992, Michael Schumacher vencia pela primeira vez na Fórmula 1. No circuito belga de Spa-Francorchamps, o alemão conquistou o primeiro de seus 91 triunfos, até a aposentadoria no final da temporada passada. Alguém aí sabe o que Schumi tem feito desde então? O vídeo abaixo dá uma boa idéia:
Schumacher toma um chega para lá na primeira curva e cai para as últimas posições, mas vai se recuperando. No final, comemora ao passar pela bandeirada. Será que ele ganhou? Ficamos com a dúvida. Mas a pilotagem do alemaõ, voando por cima das zebras enquanto se aproxima dos adversários, mostra que o piloto faz, sim, a diferença.
Nessa sexta, o Blog volta com a seção Agenda do Fim de Semana, apresentando os destaques do mundo da velocidade nos próximos três dias. Isso sem falar nos (quase) infalíveis palpites do escriba que vos fala. Nos vemos amanhã!
Crédito das fotos:
Fernando Alonso com sua McLaren - http://www.f1-live.com/
Sakon Yamamoto - http://www.f1-live.com/
Fernando Alonso - http://www.abc.net.au/
Lewis Hamilton - http://www.f1-live.com/
Aldo Costa - http://www.modelfoxbrianza.it/
Rubens Barrichello - http://www.f1-live.com/
6 comentários:
eueheuheuehueh maneiro o vídeo do alemão. Esse aí deve acelerar até dormindo!
Tô contigo, o Alonso não vai para a BMW.
A Honda e A Ferrari podem até tentar mudar, mas nessa altura não faz muita diferença.
E os resultados dos testes, pra mim, nunca são lá importante,s mas tudo bem...
Abraço!
gustavo, concordo com todas as suas posições. Sobre o Micheal Schumacher, parece sim que ele comemora na chegada, mas não parece ter vencido.
Um abraço.
Estaria a FErrari escondendo o jogo ?
Belo video... ao menos o alemão diverte-se!
Já agora... acabei de te nomear para o Blog Day, que se comemora hoje. Se quiseres saber como é que isto funciona, vai a este link:
http://continental-circus.blogspot.com/2007/08/blog-day-2007.html
Em Misano, Rossi corre perante o seu publico. Os tiffosi deverão aderir em massa, o problema será mesmo a superioridade de Stoner e da Ducati em Misano.
É esperar para ver!
Grande Abraço
Os treinos ainda não me convenceram, nunca se sabe o real objetivo de cada equipe nesses testes, mas é preocupante, não podemos esquecer que a mcLaren surpreendeu nos EUA, e pode fazer omesmo em Monza, esse possibilidade não pode ser descartada.
Bem de vez em qaundo o Youtube resolve não abrir no meu pc, e hj está sendo assim. Que coisa...
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