Conhecida como a "Copa do Mundo do Automobilismo", a categoria A1GP voltou à pista pela primeira vez, nessa semana, desde o encerramento da última temporada, em abril. Após dois dias de testes coletivos, a equipe da Alemanha - atual campeã - terminou com o melhor tempo, marcado pela jovem promessa Christian Vietoris (à esquerda).
Para quem não sabe, a A1GP é disputada entre equipes, uma vez que os pilotos não possuem um campeonato próprio. Eles podem ser trocados a cada etapa e somam pontos somente para os países que representam. A categoria foi idealizada para ocupar o vácuo deixado pelas férias da Fórmula 1. É por isso que a primeira corrida do calendário acontece apenas em outubro.
Para quem não sabe, a A1GP é disputada entre equipes, uma vez que os pilotos não possuem um campeonato próprio. Eles podem ser trocados a cada etapa e somam pontos somente para os países que representam. A categoria foi idealizada para ocupar o vácuo deixado pelas férias da Fórmula 1. É por isso que a primeira corrida do calendário acontece apenas em outubro.
Usando uma configuração mais curta do traçado de Silverstone, equipes de 22 países participaram dos ensaios iniciais da atual temporada, nos dias de hoje e ontem. Atrás da Alemanha de Christian Vietoris, vieram a Grã-Bretanha, com Robbie Kerr, e a Suíça, representanda por Sebastien Buemi. O time do Brasil (à direita), por sua vez, correu com dois pilotos diferentes.
Na terça, Raphael Matos foi o nono mais rápido no período da manhã. À tarde, Sérgio Jimenez assumiu o carro, terminando em oitavo. Nessa quarta, os dois melhoraram. Na primeira sessão do dia, Matos fechou em quinto.
Algumas horas depois, Jimenez deu continuidade ao trabalho e completou com o sexto melhor tempo de seu período, conseguindo a volta mais rápida do Brasil ao longo de todos os testes. No cômputo geral - contando os tempos de terça e quarta - a equipe brasileira terminou em nono.
Outra nação que também faz parte da A1Gp é Portugal. No dia de hoje, a equipe comandada pelo piloto João Urbano (à esquerda) andou especialmente bem, terminando em sexto. Na tabela geral, os portugueses ficaram em oitavo. Uma posição à frente do Brasil, portanto.
Após dois anos de existência, a A1GP mudou parte de seu regulamento. Agora, a segunda corrida do final de semana - a mais curta - não terá grid invertido. A classificação foi dividida em quatro partes: nas duas primeiras, é decidida a ordem de largada para a prova sprint; nos outros dois períodos, forma-se o grid da corrida feature, a principal.
Ainda falta um pouco para que a organização consiga atrair as principais estrelas do automobilismo mundial. Em tese, elas até poderiam participar, já que estão de férias na maior parte do tempo em que a A1GP está em atividade. Entretanto, a imensa maioria dos pilotos que corre na categoria atualmente ainda é composta de jovens promessas em busca de afirmação.
Uma delas, em particular, merece um destaque especial. Trata-se de Nicholas Prost (à direita), filho do tetra-campeão mundial Alain, já confirmado como um dos representantes do time da França. Com 26 anos de idade, Nicholas terá uma última chance de acertar-se no automobilismo. Até agora, ele nunca conseguiu grandes resultados no esporte. Será que ele vai dar a volta por cima?
As respostas para essa e muitas outras perguntas serão dadas a partir do dia 30 de setembro, quando a A1GP dá início à temporada 2007/08. A rodada dupla de abertura será no circuito de Zandvoort, na Holanda. O Blog, naturalmente, vai acompanhar.
Um comentário:
caramba, esse raphael mattos de novo? não conheço ele muito bem, pode até ser bom piloto, mas no último campeonato da a1 gp ele não fez nada... tomara que o emerson saiba o que está fazendo.
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