domingo, 11 de novembro de 2007

Weekend Update - ChampCar e Fórmula Truck

A temporada da ChampCar terminou com uma cena bastante comum nos últimos quatro anos: vitória de Sebastien Bourdais. Foi o oitavo triunfo do francês em 2007, e o 31º de sua carreira na categoria. Na seqüência, fechando o podium, vieram Will Power, o pole, e Oriol Servia, que fez excelente prova de recuperação. Por sua vez, o brasileiro Bruno Junqueira terminou num razoável oitavo lugar.

Sede da Fórmula 1 durante as décadas de 60, 80 e 90, o circuito Hermanos Rodríguez recebeu um bom público para a etapa deste domingo. Na largada, Power saiu bem e manteve a ponta, seguido de Bourdais. Mais atrás, vários pilotos tinham problemas: Oriol Servia, Alex Taglini e Nelson Philippe ficaram parados no grid, causando a primeira bandeira amarela do dia.

Apesar da perda de tempo, os três conseguiram retornar. Mesma sorte não teve Dan Clarke, que sofreu uma quebra e nem chegou a completar o giro inicial. O dia de sua equipe - a Minardi Team USA - foi realmente terrível: na relargada, o outro piloto do time, Robert Doornbos, ficou sem transmissão e também precisou retirar-se.

Lá na frente, a batalha pela liderança era entre Will Power e Sebastien Bourdais. Os dois mantiveram-se próximos até a primeira janela de pit stops. Então, uma volta antes de entrarem juntos nos boxes, Bourdais colocou por dentro no fim da longa reta principal. O francês completou a manobra e passou para a liderança, que não perderia mais. Bom para o Blog, que acertou seu palpite para a vitória.

Até o fim, a corrida prosseguiu em ritmo meio morno, só quebrado por um acidente múltiplo que envolveu cinco carros na volta 55. Alex Figge, David Martinez, Katherine Legge, Nelson Philippe e Alex Tagliani estiveram na confusão, mas todos conseguiram voltar à prova. Depois que a bandeira verde foi novamente acionada, Bourdais apenas administrou sua vantagem, vencendo com 1.9s de distância para Power.

Na tabela final da temporada, Sebastien Bourdais conquistou o tetracampeonato, ao somar 364 pontos. A partir do ano que vem, o francês vai correr na Fórmula 1, pela Toro Rosso. Logo depois na tabela de classificação, ficaram Justin Wilson, com 281, e Robert Doornbos - o "novato de 2007" - com 268. Mais atrás, Bruno Junqueira terminou em sétimo, somando 233.

A seguir, o resultado da corrida de hoje, na Cidade do México:

1. Sebastien Bourdais/França/Newman-Haas-Lanigan, 64 voltas em 1h45:02.885s
2. Will Power/Austrália/Team Australia, a 1.905s
3. Oriol Servia/Espanha/PKV Racing, a 3.364s
4. Graham Rahal/Estados Unidos/Newman-Haas-Lanigan, a 7.345s
5. Paul Tracy/Canadá/Forsythe, a 8.592s
6. Simon Pagenaud/França/Team Australia, a 9.637s
7. Mario Dominguez/México/Pacific Coast, a 15.076s
8. Bruno Junqueira/Brasil/Dale Coyne, a 15.822s
9. Neel Jani/Suíça/PKV, a 16.198s
10. Justin Wilson/Inglaterra/RuSPORT, a 16.953s

Logo abaixo, a classificação final do campeonato 2007 da ChampCar:

1.BOURDAIS, 364 PTS, 2. Wilson, 281 pts, 3. Doornbos, 268 pts; 4. Power, 262 pts; 5. Rahal, 243 pts; 6. Servia, 237 pts; 7. Junqueira, 233 pts; 8. Pagenaud, 232 pts; 9. Jani, 231 pts; 10. Tagliani, 205 pts; 11. Tracy, 171 pts; 12. Gommendy, 140 pts; 13. Clarke, 129 pts; 14. Dalziel, 116 pts; 15. Legge, 108 pts; 16. Heylen, 104 pts; 17. Figge, 95 pts; 18. Dominguez, 78 pts; 19. Philippe, 28 pts; 20. Martinez e Halliday, 18 pts; 22. Moreno, 9 pts.

Agora, a ChampCar entra de férias e só volta no dia 20 de abril do ano que vem, com a tradicional etapa de Long Beach.


Em Campo Grande, a penúltima etapa da temporada 2007 Fórmula Truck foi emocionante. Vice-líder do campeonato, Roberval Andrade precisava de um bom resultado para levar a decisão para Brasília. E conseguiu: ele venceu a prova, com seu principal adversário na tabela de classificação - Felipe Giaffone - terminando em segundo. Logo a seguir, completando o podium, vieram Jonatas Borlenghi, Renato Martins e Luiz Zapellini.

Desde o início, a corrida em Campo Grande foi agitada. O pole Geraldo Piquet largou mal e perdeu a ponta para Valmir Benevides, que liderou até a bandeira amarela programada, seguido por Vinicius Ramires e Roberval Andrade (à esquerda). Nessa altura, Felipe Giaffone - apenas o 19º no grid - já havia conseguido uma recuperação espetacular, subindo para quarto.

Então, na relargada, o ex-piloto da IRL ganhou mais duas posições. Isso porque Valmir Benenives foi grosseiramente tirado da pista por Vinicius Ramirez, que bateu no líder em plena reta principal, logo que a relargada foi dada. Não demorou muito e - sem nenhum surpresa - Ramirez foi punido com um drive through, que eliminou suas chances de vitória. Assim, Roberval Andrade passou para a liderança.

Só que o triunfo ainda não estava garantido. Aposta do Blog, Andrade ainda precisou resistir ao ferrenho ataque de Felipe Giaffone, que conquistaria o título antecipado se vencesse. O líder do campeonato, porém, não conseguiu realizar a ultrapassagem, embora tenha tentado de tudo. A quatro voltas do fim, por exemplo, Giaffone quase "deu uma de Hamilton", ao sair ligeiramente da pista, danificando de leve seu Volkswagen.

Apesar do dano, Giaffone (à direita) manteve-se na pista e quase passou para a ponta na última volta. Quando restavam apenas algumas curvas, Andrade cometeu um pequeno erro e perdeu um pouco do embalo. Giaffone emparelhou com ele na reta principal e os dois receberam a bandeiradas lado a lado, numa chegada fantástica. No fim, vitória de Andrade, por apenas 81 milésimos.

Mesmo assim, Giaffone ainda lidera o certame e está muito próximo de levantar seu primeiro troféu de campeão. Com os resultados de Campo Grande, o ex-piloto da IRL tem 142 pontos de vantagem, contra 125 de Andrade. Faltando apenas uma prova - a de Brasília - restam apenas 28 pontos em jogo. Ou seja: para Giaffone conquistar o título, basta um pontinho. Agora, a finalíssima da Fórmula Truck acontece em algumas semanas, no dia 16 de dezembro.

Nesta segunda, o Blog volta com a última edição da seção Weekend Update, destacando a etapa da Nascar. Isso sem falar, é claro, no Balanço dos Palpites. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
ChampCar - www.gpupdate.net
Fórmula Truck - www.formulatruck.com.br

4 comentários:

Anônimo disse...

Só uma correção, a corrida da truck foi em Campo Grande não Goiânia ;)

Anônimo disse...

Tenho uma pergunta a fazer: quando voce faz esses palpites que eu nunca vejo e você sempre acerta? Não estou te criticando não mas é porque eu já entrei algumas vezes e voce sempre diz acertar, embora eu nunca veje voce dizendo quais sao seus palpites antes.

abs

Blog F1 Grand Prix disse...

Aline,

Obrigado pela correção! Já mudei lá.

João Pereira,

Eu sempre digo meus palpites no post da "Agenda do fim de semana", que vai ao ar na sexta. O último está aqui:

http://blogf1grandprix.blogspot.com/2007/11/agenda-do-fim-de-semana-09-1111.html

Obrigado pelo elogio, mas nem sempre eu acerto! Na Mil Milhas Brasil, por exemplo, errei o palpite nas quatro divisões. Ainda bem que já me recuperei acertando os vencedores de ChampCar e Fórmula Truck!

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Unknown disse...

Grande...

ficou devendo mais um palpite, heim!!!

deu Jimmie Jhonson na Nascar, a 4. consecutiva...

DEfinitivamente, só um milagre tira o caneco da mão do carinha do carro 48.

grande abraço!!!