segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Weekend Update - Nascar e Balanço dos Palpites

Jimmie Johnson venceu mais uma e ficou pertinho do título da Nascar. Neste domingo, o piloto do carro 48 triunfou pela quarta vez consecutiva no play off da categoria, abrindo uma distância praticamente inalcançável, a apenas uma prova do fim da temporada. Agora, Johnson tem 81 pontos de vantagem para seu companheiro de equipe e único adversário na batalha pelo campeonato, Jeff Gordon.

O trioval de Phoenix, no meio do deserto do Arizona, recebeu a Nascar para a 35ª e penúltima etapa deste ano. Como de costume, a corrida prosseguiu num ritmo meio morno até a sua parte final, quando os pilotos começaram a arriscar mais. Na primeira metade da prova, o pole Carl Edwards dominou amplamente e parecia destinado à vitória, antes de abandonar com um problema de motor.

Assim, a liderança foi se revezando até cair no colo de Martin Truex Jr., que assumiu a ponta após trocar apenas dois pneus na última janela de paradas. A tática, porém, não deu muito certo, e logo fico claro que ele não conseguiria segurar a primeira posição. Em segundo e terceiro, Matt Kenseth e Jimmie Johnson estavam nitidamente mais rápidos.

A cerca de vinte voltas da bandeirada, Johnson superou Kenseth e ultrapassou Truex Jr., para tomar a liderança que ele não mais perderia. Nos últimos instante, Greg Biffle ainda tentou um ataque, mas precisou se contentar com o segundo posto. Na seqüência, completando o top 5, vieram Kenseth, Tony Stewart e Ryan Newman. Um pouco mais atrás, Jeff Gordon não passou de 10º.

Enquanto isso, a turma formada nos monopostos teve desempenhos variados. Juan Pablo Montoya foi o melhor do grupo, finalizando em 17º. Em suas corridas de estréia, Sam Hornish Jr. foi 30º e Patrick Carpentier fechou em 33º. De todos, apenas Jacques Villeneuve não chegou ao fim da prova, sendo classificado apenas em 41º, de 43 pilotos.

Com os resultados de Phoenix, Jimmie Johnson pulou para 6572 pontos na tabela de classificação. O único que também tem chances de conquistar o título é Jeff Gordon, que tem 6486. Para Johnson, porém, basta apenas um 19º lugar para assegurar o título. Em condições normais, o caneco já tem dono. A seguir, já fora da briga, vêm Clint Bowyer (6331), Kyle Busch (6185) e Tony Stewart (6169). Já Juan Pablo Montoya aparece em 21º, com 3369.

A finalíssima da Nascar acontece no próximo domingo, dia 18, no circuito de Homeasted, em Miami.


Desempenho apenas razoável do Blog nas apostas do fim de semana. Apesar do vexame completo na Mil Milhas Brasil - afinal, errei minha previsão em todas as quatro categorias da prova - conseguiu dois acertos em sete possíveis. Poderia ter sido melhor, mas também não foi tão ruim assim. Hora do temido Balanço dos Palpites:

ChampCar - Vencedor: Sebastien Bourdais. Palpite: Sebastien Bourdais (primeiro)
Fórmula Truck - Vencedor: Roberval Andrade. Palpite: Roberval Andrade (primeiro)
Mil Milhas Brasil (LMP1) - Vencedores: Nicolas Minassian/Marc Gene. Palpite: Pedro Lamy/Stephane Sarrazin (segundo)
Mil Milhas Brasil (LMP2) - Vencedores: Juan Barazi/Michael Vergers/Karim Ojjeh. Palpite: Warren Hughes/Darren Manning/ Mario Haberfeld (segundo)
Mil Milhas Brasil (GT1) - Vencedores: Gregor Fisken/Steve Zacchia/Roland Berville/Fernando Rees. Palpite: Olivier Beretta/Patrice Goueslard/Oliver Gavin (segundo)
Mil Milhas Brasil (GT2) - Vencedores: Marc Lieb/Xavier Pompidou/Marc Basseng. Palpite: Xandy Negrão/Xandinho Negrão/Andreas Mattheis (segundo)
Nascar - Vencedor: Jimmie Johnson. Palpite: Jeff Gordon (décimo)

Não havia percebido isso, mas fiquei em segundo em todas as divisões da Mil Milhas Brasil. Claro que isso não quer dizer nada: na categoria GT1, por exemplo, eram apenas dois carros competindo! Mesmo assim, o sempre seguro palpite em Sebastien Bourdais deu certo, e a aposta em Roberval Andrade, essa sim, foi um enorme acerto. Por fim, errei a previsão da Nascar, já que Jeff Gordon fez prova apenas razoável.

Ao longo do dia de hoje, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Até mais!

Crédito das fotos: www.nascar.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Para mim a corrida da Truck foi a melhor do fim de semana. Para falar a verdade, nem vi as outras, mas a corrida lá do MS foi sensacional, no fim os dois chegaram empareilhados numa chegada emocionanete.

Anônimo disse...

Gustavo, 50000!!! Não vai falar nada não??

Abs

Unknown disse...

assisti pelo bandsports o vt da corrida truck, foi sensacional, mas o Giaffone tá com as duas mãos tb no caneco...

é...

o ano vai acabando e agora, corrida só para os felizardos do speed, dos vts pela tv paga, youtube e aqui, claro!!!

O melhor mesmo é qua a stock car Brasil tá começando a tomar ar de que vai ficar boa...

Guga, mais uma vez, parabéns pelo blog...

Grande abraço!