segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Schumacher: "Não volto atrás na decisão de parar"

Durou pouco a esperança dos fãs de Michael Schumacher. O alemão - anunciado na semana passada como um dos pilotos da Ferrari nos testes coletivos de Barcelona - negou qualquer intenção em retornar à Fórmula 1 como titular, encerrando de vez os rumores que já começavam a aparecer. Em nota distrubuída à imprensa internacional, o heptacampeão foi bem claro:

"Estou muito animado para pilotar um carro de Fórmula 1 mais uma vez. Meu amor pelo esporte não diminuiu. Mesmo assim, não tenho a menor intensão de voltar atrás na minha decisão de parar. Minha aposentadoria é definitiva", disse Schumacher (à esquerda), sem maiores rodeios. Pelo visto, o retorno do heptacampeão vai ficar, mesmo, limitado aos testes de Barcelona, marcados para os próximos dias.

Quando anunciou o interesse de reservar um carro a Schumacher, a Ferrari revelou que a decisão era "metade por prazer e metade por razões técnicas". Tudo indica, porém, que o primeiro motivo pesou mais na balança da equipe vermelha. Embora não tenha perdido um pingo de sua genialidade, Schumacher ficou um ano afastado da Fórmula 1. E isso faz diferença.

Vale lembrar que a McLaren fez algo semelhante no fim do ano passado, quando concedeu uma sessão de testes ao bicampeão mundial Mika Hakkinen. Na época, chegou-se a especular que o finlandês poderia ser o companheiro do recém-contratado Fernando Alonso. Em se tratando de Fórmula 1, boatos absurdos aparecem mesmo quase diariamente. A suposta volta de Schumacher é apenas mais um deles.

Aliás, o teste que o alemão vai realizar em Barcelona foi bastante criticado por duas figuras bastante importantes na história da Ferrari: Jean Alesi e Niki Lauda. O francês, piloto da escuderia vermelha entre 1991 e 1995, considerou o ensaio "desnecessário": "Imagine se Schumacher faz um tempo melhor do que os titulares! O que o time diria?", questionou Alesi ao Blick.

Por sua vez, Lauda afirmou que a participação de Schumacher nos testes dos próximos dias não passa de pura jogada de marketing. Para o austríaco, "essa ação foi arquitetada pela Marlboro. Schumacher já fez algo parecido na semana passada, quando andou com a moto da Ducati em Valência". Se foi isso mesmo, a empresa de cigarros teve uma ótima idéia ao chamar o alemão.

Raras vezes um testes de pré-temporada vai chamar tanta atenção...


Enquanto isso, Lewis Hamilton (à esquerda) curte as férias, mas não consegue deixar de ser assunto dos jornais. Neste segunda, duas novas notícias envolvendo o nome do inglês foram divulgadas com bastante destaque. Uma delas foi o acordo que deve colocar Hamilton na Bolsa de Valores de Londres, o que pode transformá-lo no primeiro esportista bilionário do planeta.

A reportagem, publicada no The Independent, diz ainda que o piloto da McLaren vai controlar suas próprias ações, que vão ganhar ou perder cotação de acordo com o seu desempenho dentro das pistas. Embora pareça inédita, a atitude de Hamilton já é praticada nas bolsas norte-americanas. Um exemplo, citado pelo site Gpupdate.net, é o do capitão do tradicional New York Yankees, Derek Jeter.

Ao mesmo tempo, Hamilton ganhou a manchete dos principais tablóides de fofoca europeus por conta de um suposto romance com uma das cantoras do grupo The Pussycat Dolls, Nicole Scherzinger (à direita). O relacionamento dos dois - garantido pelo diário alemão Bild am Sonntag - teria sido iniciado na festa de premiação da MTV Europa, que contou com a presença de Hamilton.

Não custa lembrar que, há alguns meses, Hamilton foi ligado a Sarah Ojjeh, filha de um dos sócios da McLaren, Mansour Ojjeh. A presença constante em jornais de fofoca, embora ajude a divulgar o nome do piloto inglês, representa um certo risco. Na Fórmula 1, qualquer desvio pode ser bastante comprometedor. Vou precisar usar um chavão jornalística que eu odeio, mas que se aplica aqui perfeitamente.

Hamilton não pode "perder o foco".


A fila não pára de aumentar na disputa por uma vaga na Force India F1. O time comandado pelo empresário indiano Vijay Mallya, que deve estrear na Fórmula 1 na próxima temporada, ainda não tem sua dupla de pilotos definida. Candidatos não faltam: só nos testes coletivos de Barcelona, nos próximos dias, cinco postulantes diferentes vão participar dos ensaios com a equipe novata.

Adrian Sutil, Roldán Rodríguez, Vitantonio Liuzzi, Christian Klien e Giedo van der Garde têm, todos, alguma chance de assinar com a Force India, embora os dois primeiros sejam considerados os favoritos. Além deles, porém, uma dupla de veteranos também está de olho nos cockpits da ex-Spyker. Dois pilotos que, se não conseguirem um acerto com a Force India, devem ficar à pé.

Não é difícil adivinhar quais são: Ralf Schumacher e Giancarlo Fisichella. O alemão já teve sua saída da Toyota confirmada, enquanto o italiano está muito próximo de deixar a Renault. Ambos vão ter uma chance de impressionar os dirigentes da Force India nos testes de Jerez, que acontecem no início de dezembro. Antes que eu me esqueça: a participação de Fisichella nesses ensaios é um furo do Grande Premio.

Falando de notícia em primeira mão, aliás, vale citar o blog do Capelli como fonte das fotos que ilustram esta parte do post. Extraídas do site F1Today, elas já dão uma noção da pintura que a Force India deve utilizar em 2008. Sai o alegre e chamativo laranja da Spyker, para a entrada de um vermelho-branco-dourado bastante elegante. Querem saber a minha opinião?

Ficou bem bonito.


O vídeo do dia é um comercial da Pizza Hut que, há pouco mais de dez anos, fez bastante sucesso na Inglaterra. Estrelado por Damon Hill - naquela época, ainda sem título mundial - e pelo folclórico narrador Murray Walker, a propaganda "simula" a transmissão de uma corrida, enquanto Hill aproveita sua pizza. Apenas uma pequena diversão para o fim do dia:


Para quem não entendeu, Murray exclama quase no fim: "E Hill termina em segundo... de novo!". O pior é que, no período em que o comercial foi ao ar, o ex-piloto da Williams realmente perdia quase todas para Schumacher...

Nesta terça, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, abrindo a lista das Dez Piores Previsões da Temporada 2007: uma revisão de boatos e declarações que vieram a se revelar completamente equivocados. Vale esclarecer que o ranking previamente anunciado para entrar nesta semana - o dos Dez Fatos Mais Marcantes do Ano - foi substituído por ser "aleatório" demais. Eram muitos assuntos para uma lista só....

Mais tarde, o Blog apresenta um post especial, em comemoração à marca de 50.000 visitas, alcançada no último domingo. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Michael Schumacher - http://www.gpupdate.net/
Lewis Hamilton - http://www.gpupdate.net/
Nicole Scherzinger - http://www.wikipedia.com/

9 comentários:

Anônimo disse...

A volta do Schumacher realmente não deveria ser esperada, porque ele dificilmente irá querer sair da aposentadoria confortavel dele para voltar a ser piloto de Fórmula-1, sujeito a todas as pressões das corridas. Sobre o Hamilton discordo de voce e penso que ele pode namorar quanto quiser, só nao pode virar um Villeneuve ou Montoya da vida que ficaram mais conhecidos pelo que fizeram fora da pista do que dentro. Sobre a Force of india minhas apostas são Rodriguez e Ralf, porque acho que o Sutil arruma lugar numa equipe maior.

Valeu!

Anônimo disse...

Essa pintura da Force é até bonita mas lembra muito como disse o Capeli aquele carro do Zanardi que ele quebrou as pernas, por isso já não me trouxe boas lembranças...

Unknown disse...

mto bonita a pintura do carro da Force India, espero que traga boa sorte para eles.

O Hamilton de besta não tem nada... "mal aprendeu a andar", e já tá querendo inventar moda (nada contra, mas acho que cautela as vezes é bom), bem igualzinha a tal biogradia dele, que no meio do ano já tinham escrito ela com ele campeão...

e o Schumacher testando, será que ele tá em forma? ou já tá "enferrujado"?

grande abraço!

Carlos Garcia disse...

Sobre Schumacher acredito que foi uma espécie de saudosismo exacerbado que fez com que algumas pessoas acreditassem que ele pudesse voltar a correr. Não acho que o alemão sequer cogitou isso em algum momento.

A diferença dele para o Hakkinen é que ele ainda vai fazer tempo, enquanto Hakkinen apenas fez uma figuração nos testes que realizou e chamou atenção da mídia.

Nâo tenho nada contra ações de Marketing como essas de Schumacher e da Ferrari, apenas acho que quem está exagerando um pouco demais é Hamilton. Depois do Grande Prêmio do Brasil seria melhor que ele sumisse um pouco das páginas de jornal, mas acho que tem gente querendo sugar o pobre coitado até a última gota. Se seguir nessa toada não sei não quanto tempo durará este garoto.

Fabio disse...

Exact softwares? medion mobile? KINGFISH?? Eu, hein...

Achei que o carro seria mais bonito se tivessem usado mais essa cor vinho dos lados e nos aerofólios. Já tem muito carro branco no grid.

Bonita mesmo é a namoradinha do Hamilton...rs... talvez ela só não seja tão elegante.

Abraço!

Anônimo disse...

Gustavo, fotos do Force India em Barcelona neste endereço:

http://www.f1today.nl/resize.php?imagefile=fotos/c9xhr3u23.jpg&size=photo

Anônimo disse...

Das 3 Notícias:

Volta do Schumacher: Pura Ilusão.

Hamilton na Bolsa e no Romance: Enchendo o bolso e esvaziando o saco.

Force India F1: Esperemos a grande batalha nas pistas contra a Super Aguri!!!

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado a todos pelas mensagens!

Psdriver: Entendo sua visão no assunto "Hamilton e suas namoradas", mas acredito que o inglês está exagerando um pouco. Já é a segunda ou terceira vez que ele sai nos jornais por causa de sua vida pessoal. Eu, sinceramente, acho demais.

Edvaldo: É verdade, esse carro lembra muito o do Zanardi. Não traz boas lembranças, mas a pintura é até bonita. Os detalhes em dourado, principalmente, ficaram bem elegantes.

Jairo: "Enferrujado" Schumacher não está: ele foi segundo colocado nos testes da manhã em Barcelona! Falaremos sobre isso à noite...

Garcia: Também não tenho nada contra ações de marketing. E concordo inteiramente com você: depois do que houve no G.P. Brasil, o melhor para Hamilton é sumir mesmo por um tempo...

Fábio: Realmente, é incrível como uma boa parte das empresas que patrocinam a Fórmula 1 não atuam por aqui. Principalmente aquelas que apóiam os times pequenos...

João Álvaro: Valeu pela dica! Vou postar sobre isso à noite.

Guilherme: Hamilton "enchendo o bolso e esvaziando o saco" foi a melhor frase do dia até agora hahaha!

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Hello еverуone, it's my first pay a visit at this site, and paragraph is genuinely fruitful for me, keep up posting such posts.

Feel free to surf to my blog post ... payday loans