sábado, 3 de novembro de 2007

Renault já teria oferecido contrato de longa duração para Alonso

Apenas um dia depois de Fernando Alonso anunciar seu desligamento da McLaren, uma equipe já confirmou ter feito uma proposta ao bicampeão: a Renault. Segundo o diário Marca, advogados da escuderia francesa já teriam preparado as bases do contrato, que só esperaria a assinatura do espanhol. Agora, resta saber se Alonso aceitaria os termos do acordo.

"Nossa proposta é de longa duração porque não faria sentido acertar um compromisso de apenas um ano", disse Flavio Briatore, principal dirigente da Renaut, ao jornal La Gazzeta dello Sport. Infelizmente para a escuderia francesa, isso é justamente o que Alonso não deseja. Afinal, o espanhol já deixou claro que o seu interesse é num acordo curto, para ter a liberdade de negociar com outros times para a temporada de 2009.

Ao mesmo tempo, a chance de Alonso assinar com a Red Bull continua sendo uma das mais prováveis. Neste sábado, também em entrevista ao La Gazzeta dello Sport, o chefão da equipe das bebidinhas energéticas, Dietrich Mateschitz, deixou em aberto a possibilidade: "Mark Webber e David Coulthard são 100% nossos pilotos, mas na Fórmula 1 nada é certo...".

Se Alonso realmente acertar com a Red Bull, Coulthard seria provavelmente dispensado. O empresário do escocês, porém, negou essa hipótese de forma veemente: "A Red Bull é obrigada, por contrato, a colocar David para competir no ano que vem. Se eles estão tentando contratar Alonso, acho que nós deveríamos saber".

Por enquanto, a Toyota corre por fora na tentativa de acertar com Alonso para 2008. Hoje, o único piloto confirmado no time nipônico para a próxima temporada, Jarno Trulli, deu a entender que o espanhol teria procurado a Toyota e exigido a contratação do estrategista Ross Brawn como condição para um acerto. Pelo visto, a equipe japonesa vai precisar abrir o bolso se quiser contar com Alonso.

Para terminar, uma última informação, divulgada pelo jornal Bild: embora já esteja fora da McLaren, o bicampeão ainda vai precisar medir com cuidado suas palavras contra o time prateado. Isso porque a McLaren ameaçou processar Alonso por quebra de contrato caso o espanhol diga "uma palavra a mais" sobre seus antigos comandantes. Uma atitude que seria perfeitamente compreensível.

Embora o sábado tenha sido recheado de notícias envolvendo o nome de Alonso, ainda é extramamente difícil adivinhar o futuro do bicampeão. No momento, Renault e Red Bull aparecem como principais candidatas a contar com o espanhol em 2008. Toyota e Williams, porém, ainda correm por fora. A briga por Alonso está só começando e ainda vai render muitos capítulos.

Dessa vez, as férias da Fórmula 1 prometem ser bem animadas.


Além da incerteza sobre a equipe de Alonso na próxima temporada, ainda há um outro enorme ponto de interrogação nessa altura dos acontecimentos: quem será o companheiro de Lewis Hamilton na McLaren em 2008? Assim como no "caso Alonso", há várias possibilidades. E, como a McLaren anunciou que só confirma seu novo piloto no ano que vem, a novela também vai durar bastante tempo.

De qualquer maneira, as primeiras informações já começam a pipocar. Segundo o Marca, Ron Dennis já definiu que o próximo segundo piloto da McLaren não pode fazer sombra a Hamilton. Os principais candidatos, aliás, foram citados pelo próprio inglês, em entrevista ao site Autosport: "Acho que pode ser Nico (Rosberg), Adrian (Sutil) ou Heikki (Kovalainen)", disse Hamilton.

Levando em conta uma reportagem do diário Bild, Rosberg é o preferido da Mercedes. O alemão, porém, não deve ser escolhido por não se encaixar no perfil pretendido pela McLaren: certamente, Rosberg não ficaria contente com o status de segundo piloto no time prateado. De maneira contrária, Sutil e Kovalainen seriam bem mais "obedientes", e chegariam mais perto daquilo que a McLaren considera ideal.

Por sua vez, Hamilton mantém uma postura bem política, preferindo não eleger um favorito na disputa. O inglês, aliás, não deixou de falar sobre seu arquiirival Fernando Alonso na entrevista que deu à Autosport. Sendo bastante econômico, Hamilton se limitou a pouquíssimas palavras: "Desejo a ele o melhor na próxima temporada e em sua nova equipe, qualquer que seja ela".

Traduzindo para o bom português: "Fernando, até nunca mais!".


Valentino Rossi ainda não sabe se vai participar do Grande Prêmio de Valência da MotoGP, amanhã. Neste sábado, o heptacampeão sofreu uma grave queda no treino classificatório para a prova, e fraturou a mão direita em três pontos. Horas antes da corrida, Rossi deve passar por uma avaliação médica, que vai decidir se ele tem condições ou não de largar. Por enquanto, a situação do italiano é difícil.

Enquanto isso, o bicampeão mundial Mika Hakkinen confirmou que está deixando a DTM, e já não corre na próxima temporada da categoria de turismo alemã. Na prática, o anúncio significa que o finlandês está se aposentando definitivamente de qualquer atividade de piloto. Agora, Hakkinen deve continuar ligado à Mercedes, exercendo algum cargo como dirigente.

Em Goiânia, a GT3 Brasil definiu seus grids de largada para as corridas da rodada dupla de amanhã. O sábado foi dramático para a dupla Xandy Negrão/Andreas Mattheis, um dos palpites do Blog. Eles tiveram o motor de seu Lamborghini Gallardo estourado, e precisaram substituir o carro com urgência pelo Dodge Viper Coupé, usado por eles nas duas primeiras etapas da temporada.

A troca deu certo e Negrão/Mattheis cravaram a pole para a bateria inicial de amanhã. Na seqüência, aparecem Rafael Derani/Alencar Jr. (Ferrari 430) e Paulo Bonifácio/Alceu Feldmann (Lamborghini Gallardo). Líderes do campeonato, Bonifácio/Feldmann são, aliás, a outra aposta do Blog para as provas de domingo.

No treino classificatório para a segunda corrida do dia, Carlos Crespo/Roberto Moreno (Ferrari 430) foram os mais rápidos e conseguiram a pole. Logo a seguir, vêm Negrão/Mattheis e Bonifácio/Feldmann. A rodada dupla deste domingo em Goiânia não tem transmissão ao vivo para o Brasil, mas os melhores momentos devem ser reprisados pelo Sportv, ao longo da próxima semana.


Nos últimos dois dias, a seção "vídeo do dia" homenageou o aniversário de vinte anos do tricampeonato de Nelson Piquet. Hoje, é a vez de relembrar outra grande conquista do automobilismo brasileiro: o primeiro título de Ayrton Senna, que completou 19 anos na última semana. As imagens a seguir - narradas por Galvão Bueno - são um compacto do Grande Prêmio do Japão de 1988, corrida que consagrou Senna como campeão daquele ano:



Neste domingo, o Blog volta comentando as corridas de GT3 Brasil, MotoGP e Nascar, nas diferentes edições da seção Weekend Update. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Flavio Briatore e Fernando Alonso - www.autosport.com
Ross Brawn - www.f1aldia.com
Nico Rosberg - www.gpupdate.net
Mika Hakkinen - www.autosport.com
Xandy Negrão/Andreas Mattheis - www.gt3.com.br

8 comentários:

Anônimo disse...

Ótima a lembrança do primeiro título do Senna, eu havia reparado que ninguém falou nada sobre o assunto nos últimos dias, fico feliz que vc. tenha lembrado. Sobre o Alonso, nem tenho estômago para comentar a situação dele, porque penso ele ter sido bastante desonesto na temporada com Hamilton e todos os outros pilotos. Para mim, está claro que ele teve participação atuante no McLarengate e deveria ter sido punido mas não foi. Tomara que só reste para ele uma Super Aguri ou Honda da vida para ele ver o que é bom pra tosse. No resto, digo que o companheiro de Hamilton deveria ser um velho como de la Rosa, se for um jovem como qualquer um desses Wrong Denis estaria cometendo outro grave erro. Para terminar, grande pena essa notícia do Haikonen, desde que ele saiu da Fórmula 1 sinto falta dele, torcia para ele contra o Dick Schumacher e agora é uma pena que ele esteje se retirando para sempre.

Um abraço.

Anônimo disse...

Aposto que o Alonso vai para Red Bul

Carlos Garcia disse...

Eu acho que o mais emocionante de tudo não é saber para onde vai Alonso e sim quem vem para seu lugar. Até mesmo porquê o próprio deslocamento de Alonso pode encaixar essa peça...

Sigamos todos atentos... aliás... acho que seremos pegos de surpresa... Alonso não vai para a Renault!!!

Sobre Senna... eu fiz um post sobre isso essa semana no "Mundo Veloz" sob o título "19 anos atrás"... eu realmente me senti um pouco velho quando constatei quanto tempo faz... mais velho ainda quando comemoramos o tri de Piquet, rs

Abraço

Garcia

Anônimo disse...

É, essa novela Alonso vai dar o q falar ainda...se bobear vai ser mais emocionante q a briga da Libertadores e do rebaixamento no Brasileirão, rs

Quanto ao Senna, essa corrida no Japão eh um otimo exemplo de q vc tem q acreditar em tudo na F-1. Imagino se alguem pensou nisso quando o Senna caiu pra 16º: "Ah, vou dormir, o kra caiu lah pra trás e ainda tem q passar o puto do Prost." Aih o kra acorda no dia seguinte sabendo q o Senna conseguiu fazer tudo o q ele duvidou.
Coisas do automobilismo e do talento.

kimi_cris disse...

Acho que Alonso vai aceitar o tal contrato do Briatore poruqe também acho que ele ainda não assinou nenhum contrato com a Ferrari.

Anônimo disse...

Alonsito mais uma vez dominando as manchetes huehueh!! Pelo visto ainda vai demorar essa novela muito!!

Anônimo disse...

O título dos construtores vale milhões de U$$.
A não ser que ele não queira que a McLaren vença o Mundial de construtores!!!
Eu realmente não acredito que o Ron Dennis tenha dito que o 2º piloto não "pode fazer sombra a Hamilton". Prefiro interpretar que o próximo piloto não seja muito "encrenqueiro'.

Aliás, alguém sabe se a punição à McLaren está valendo para 2008 também??

Esse vídeo do Senna já está guardadinho.

Abraços!

Felipe Maciel disse...

Eu não consigo engolir a hipótese de Coulthard ser obrigado a se aposentar para a equipe ganhar o Alonso.

Acredito que a Renault é a mais provável, depois a Toyota, que está no mesmo nível da RBR mas tem uma vaga disponível e mais grana a oferecer. A Williams está fora de cogitação para mim, o Frank não quer negociar, então nem adianta.

Eu já escrevi um post assim também mas tô deixando pro início da semana.

Gustavo, você ainda enfrenta problema com a conexão? Aqui está menos pior mas eu ainda tenho dificuldades. Resolver, que é bom, nada.

abs