domingo, 30 de setembro de 2007

Lewis Hamilton vence na chuva de Fuji e coloca a mão na taça

Nada como uma chuvinha para animar as coisas, não?

O Grande Prêmio do Japão, na madrugada de sábado para domingo, foi um dos melhores dos últimos tempos. Lewis Hamilton venceu uma corrida imprevisível e cheia de alternativas, mostrando de uma vez por todas que não tem mais nada a provar. Com o abandono de Fernando Alonso, que bateu após sofrer aquaplanning, o inglês está muito perto do título no seu primeiro ano na Fórmula 1. Nada mais justo.

Heikki Kovalainen também merece um belo destaque. O finlandês da Renault foi um dos poucos que não cometeram erros em meio ao dilúvio que caía sobre o circuito de Fuji. Acabou recompensando com um merecido segundo lugar. Seu compatriota, Kimi Raikkonen, completou o podium apesar de ter sido prejudicado por uma bobagem inacreditável da Ferrari.

Nas posições seguintes, David Coulthard, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Robert Kubica e Vitantonio Liuzzi fecharam a zona de pontuação. Todos - sem exceção - estão de parabéns pela performance na mais difícil das condições. O G.P. também teve atuações destacadas de Sebastian Vettel e Mark Webber, que só abandonaram por causa de um acidente estúpido, e de Adrian Sutil, nono com uma Spyker.

Desde que o dia amanheceu, ficou claro que não havia a menor possibilidade de uma corrida com sol. A chuva e a neblina estiveram sempre presentes, embora variassem de intensidade. Consciente dos riscos de uma largada, a direção de prova ordenou que a saída seria feita atrás do safety car. E assim aconteceu. Mas com uma demora que irritou a todos que assistiam.

Foram nada menos que 18 voltas atrás do carro de segurança e mais de 40 minutos de anti-clímax antes que a pista fosse liberada. Nesse meio tempo, a Ferrari cometeu uma pataquada incrível: colocou pneus intermediários em seus carros numa pista praticamente inguiável, no momento em que a chuva começava a apertar ainda mais.

Resultado: Kimi Raikkonen e Felipe Massa chegaram a sair da pista mesmo com o safety car presente. Os dois precisaram trocar para compostos de chuva forte já no início, caindo para as últimas posições. O brasileiro, aliás, ainda precisou cumprir um drive through penalty após ter passado um adversário em bandeira amarela. Provavelmente, por causa da neblina, Massa nem percebeu...

Quando a corrida finalmente começou de verdade, Lewis Hamilton fez ótima largada e manteve a liderança. Atrás de Fernando Alonso, a disputa era intensa. Jenson Button arriscou, de cara, uma manobra otimista sobre Nick Heidfeld e os dois se tocaram. O inglês perdeu o bico e caiu para o fim do pelotão. No meio da confusão, Sebastian Vettel saiu de oitavo para terceiro, com uma atuação simplesmente marcante.

Mark Webber também passou um bando de gente no início, subindo para quarto. Enquanto a dupla da McLaren disparava na frente, Kimi Raikkonen lutava com Ralf Schumacher pelo 11º lugar. Felipe Massa, ao mesmo tempo, não tinha sorte. Primeiro, ele foi atingido por Alexander Wurz. O austríaco rodou, bateu no muro, acertou o brasileiro e, enfim, ficou retido na área de escape.

Mais tarde, Massa ainda precisou sair da pista para evitar um choque com Rubens Barrichello, que havia freiado de forma brusca logo à frente. De forma oposta, nenhum azar parecia afetar a corrida dos pilotos da McLaren, sozinhos na liderança até precisarem fazer seus pit stops. Fernando Alonso parou primeiro, seguido de Lewis Hamilton logo na volta seguinte.

Com isso, Sebastian Vettel, que mantinha um ritmo impressionante, chegou a liderar por várias voltas antes de também visitar aos boxes. Mark Webber tomou a ponta e ficou em primeiro durante um tempo até realizar o seu pit stop. Andando no meio do pelotão, Lewis Hamilton e Fernando Alonso tiveram dois momentos de susto.

Primeiro, o espanhol saiu ligeiramente na pista ao pressionar a Renault de Giancarlo Fisichella. Logo depois, foi a vez do novato-sensação rodar por causa de um toque de Robert Kubica. Apesar de tudo, os dois continuaram sem perder posições. Quando terminou a rodada de paradas, Hamilton voltou para a liderança.

Alonso, porém, perdeu posições para Vettel e Webber. Tentando se recuperar, o bi-campeão cometeu o erro que jogou todo o seu esforço do ano pela janela. Na volta 41, o espanhol sofreu aquaplanning na parte mista do circuito de Fuji. Sua McLaren rodou e bateu com força na barreira de proteção. Não havia o que fazer: Alonso estava fora.

A violência do choque, a princípio, fez temer pelo estado do espanhol. Mas ele saiu andando do carro. Comprometida, apenas, estava a sua candidatura ao título do campeonato. Com Alonso fora, Hamilton precisava somente chegar ao final para ficar com a mão na taça. O safety car entrou na pista e manteve os carros juntos por algumas voltas.

Logo antes do carro de segurança sair, Mark Webber freiou forte demais para aquecer os pneus e Sebastian Vettel, por inexperiência, acertou em cheio o carro do australiano. Os dois, que faziam as melhores corridas de suas carreiras, precisaram abandonar. A cena do jovem alemão, chorando na sua volta aos boxes, foi cruel. Depois de sair da corrida por um motivo tão fútil, Vettel não conseguiu segurar sua frustação.

Ainda restavam cerca de vinte voltas quando a corrida foi reiniciado pela última vez. Lewis Hamilton segurou Heikki Kovalainen - promovido à segundo com os abandonos de Webber e Vettel - e seguiu rumo à vitória com tranqüilidade. O piloto da Renault, por outro lado, teve de resistir à fortíssima pressão de Kimi Raikkonen nos derradeiros momentos para conseguir seu melhor resultado na Fórmula 1.

O terceiro lugar caiu bem para o finlandês da Ferrari. Raikkonen fez belíssima corrida de recuperação, incluindo uma vigorosa ultrapassagem sobre David Coulthard. O escocês, aliás, foi quarto após uma corrida segura e sem erros. De forma semelhante, Giancarlo Fisichella completou em quinto. A luta pela sexta posição, entre Felipe Massa e Robert Kubica, foi espetacular.

Nas últimas curvas, os dois chegaram a trocar de lugar pelo menos três vezes. No fim, Massa venceu o duelo com raça, recebendo a bandeirada apenas alguns centímetros à frente de Kubica. Em oitavo, Vitantonio Liuzzi conquistou o primeiro ponto da Toro Rosso no ano. Apesar do abandono de Vettel, que prometia um resultado de sonho, a filial da Red Bull ainda teve o que comemorar.

Mais uma vez, Adrian Sutil fez boa corrida e, dessa vez, chegou muito perto dos pontos. O nono lugar do alemão foi um pecado. Com o péssimo modelo da Spyker, ele mereceia um pontinho. Falando em carros ruins, aliás, Rubens Barrichello terminou em décimo, perdendo um sétimo lugar nos instantes finais quando a Honda o chamou para uma última parada. Para variar, a equipe japonesa errou na tática.

Com os resultados de Fuji, Felipe Massa saiu de vez da luta pelo campeonato. Agora, apenas três pilotos podem chegar ao título. Com 107 pontos, Lewis Hamilton está pertinho da consagração. Ele tem 12 de vantagem sobre Fernando Alonso, com apenas 20 em jogo. Em terceiro, a 17 do líder, Kimi Raikkonen tem apenas chances remotas.

Antes de concluir, um último comentário: pela primeira vez, o Blog acertou seu palpite para uma corrida da Fórmula 1. Já não era sem tempo...

Edit: Por volta das nove horas da manhã, foi anunciado pela direção de prova que Vitantonio Liuzzi - o oitavo colocado - recebeu 25 segundos a mais no seu tempo total como punição por ter ultrapassado em bandeira amarela. Com isso, Adrian Sutil e a Spyker sobem para o último lugar da zona de pontuação e marcam seus primeiros pontos na Fórmula 1.

A seguir, a classificação do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 67 voltas em 2h00:34.759s
2. Heikki Kovalainen/Finlândia/Renault, a 8.377s
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, a 9.478s
4. David Coulthard/Escócia/Red Bull, a 20.297s
5. Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, a 38.864s
6. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, a 49.062s
7. Robert Kubica/Polônia/BMW, a 49.285s
8. Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, a 1:00.129s
9. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, a 1:20..622s*
10. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, a 1:28.342s
11. Jenson Button/Ingleterra/Honda, a 1 volta
12. Sakon Yamamoto/Japão/Spyker, a 1 volta
13. Jarno Trulli/Itália/Toyota, a 1 volta
14. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, a 2 voltas (não completou - problema mecânico)
15. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, a 2 voltas
16. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, a 12 voltas (não classificado)
Não completaram:
Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, problema mecânico na volta 54
Nico Rosberg/Alemanha/Williams, problema mecânico na volta 49
Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, acidente na volta 46
Mark Webber/Austrália/Red Bull, acidente na volta 46
Fernando Alonso/Espanha/McLaren, acidente na volta 41
Alex Wurz/Áustria/Williams, acidente na volta 19
*= recebeu 25 segundos a mais no tempo total como punição por ter passado em bandeiras amarelas

Logo abaixo, a tabela de pontos dos campeonatos de pilotos e construtores.

Mundial de Pilotos: 1. HAMILTON, 107 pts; 2. Alonso, 95 pts; 3. Raikkonen, 90 pts; 4. Massa, 80 pts; 5. Heidfeld, 56 pts; 6. Kubica, 35 pts; 7. Kovalainen, 30 pts; 8. Fisichella, 21 pts; 9. Rosberg, 15 pts; 10. Wurz e Coulthard, 13 pts; 12. Webber, 10 pts; 13. Trulli, 7 pts; 14. Schumacher, 5 pts; 16. Sato, 4 pts; 17. Button, 2 pts; 18. Vettel e Sutil, 1 pt; 20. Barrichello, Speed, Liuzzi, Davidson, Albers, Winkelhock e Yamamoto, 0 pts.

Mundial de Construtores: 1. FERRARI, 170 pts; 2. BMW, 93 pts; 3. Renault, 51 pts; 4. Williams, 28 pts; 5. Red Bull, 23 pts; 6. Toyota, 12 pts; 7. Super Aguri, 4 pts; 8. Honda, 2 pts; 9. Spyker, 1 pt; 10. Toro Rosso e McLaren*, 0 pts.
*= A McLaren perdeu todos os pontos no Mundial de Construtores pelo seu envolvimento num caso de espionagem industrial.

A Fórmula 1 volta à pista já no próximo domingo, com o Grande Prêmio da China, em Shangai. Pela manhã, o Blog retorna com a seção Análise do Grande Prêmio, dissecando tudo o que aconteceu na corrida de Fuji. E, ao longo do dia, os relatos da finalíssima da GP2 e das provas de A1GP, Fórmula 3 Inglesa, GT3 Brasil e Nascar. Até mais!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

10 comentários:

Anônimo disse...

aeee acertou o palpite finalmente hein? Mas já tava pra acertar mesmo rsrsrs. Muito boa a corrida. Acho que vou emendar com a gp2 daqui a pouco...

Anônimo disse...

Postado às 4:41?? Caramba, voce tá levando esse blog a sério hein Gustavo?

Paranbéns pela cobertura, como eu já havia dito ontem. Tá cada vez melhor!!

Anônimo disse...

O Gustavo tá se tornando blogueiro profissional. Gostei muito da corrida. Só achei que o título ia terminar com os dois na pistas ou os dois fora da pista. DEpois que aLonso saiu tprci para o Lewis errar, par aas duas provas finais ficar mais emocionante.

Abraços

Unknown disse...

Parabéns, finalmente acertou um heim!!!

Mas acho que se não fosse a patacada da Ferrari em sair com os pneus errados, o Hamilton teria tomado um calor...

Uma pena, lembro-me da hora em que fui dormir, esperando o bendito post, era 4:38, por 3 minutos eu não vi o post em primeira mão... Não te estressa, pois aqui tem um aficcionado em automobilismo tanto quanto vc!

Voltando a Corrida, apesar do Safaty Car ficar por 18 voltas, onde acho que ele deveria ter ficado só 3, foi uma corrida digna de salvar e guardar para mostrar para as próximas gerações...

Um que acho que andou muito, e tinha tudo para fazer um resultado espetacular foi o Vettel, mas o Waber tirou ele (acho realmente que o culpado é o Waber).

E como sempre, Barrichello, montado em seu "Casco de Tartaruga".

Mas a passada do Massa...

Como sempre o blog nota 10

Abração!

Jairo.

Anônimo disse...

Menções honrosas para os Os 10+ do Blog F1 Grand Prix numa mesma corrida.
Tanto para os Dez Maiores Duelos da História, quanto para os Dez Erros Mais Constrangedores da História.

Fabio disse...

Quando o Massa terminou a corrida eu pensei: "O Gustavo vai ter que se virar pra encaixar isso nos 10+ Duelos da F1"...hehe. Apesar de já não brigar pelo título, foi bom comemorar quando o brasileiro cruzou a linha de chegada.

To com o fleetmaster, acabei torcendo p/ o Hamilton errar. Até prefiro que ele se consagre o vencedor de 2007, mas como a minha torcida de verdade é para ver oS brasileiroS vencereM, desde que o título fosse disputado dentro das pistas o Alonso podia ganhar que não ficaria nada chateado.

A corrida foi muito boa, méritos para a chuva e pilotos. Vários sustos, como o Yamamoto voltando pra pista na frente do Ralf (nossa!) e ultrapassagens pra colocar nos melhores momentos da temporada... até da história da categoria.

Perdi por pouco o post na madrugada. Bela cobertura!

Blog F1 Grand Prix disse...

Marcos,

Já não era sem tempo, não é verdade? Vamos ver se eu consigo emplacar uma seqüência de acertos agora.

Fernando,

Essa corrida foi tão emocionante que dava para fazer isso mesmo. Em primeiro lugar nas pataquadas, quem ganhava: Wurz rodando sozinho, Ferrari errando na escolha de pneus, Alonso destruindo o carro, Super Aguri botando fogo no Sato ou safety car na pista durante 40 minutos?

Alex, Fleetmaster, Jairo e Fábio,

Muito obrigado pelos elogios de cada um de vocês! Como está acabando a temporada, acho que valeu o esforço. Daqui a pouco a Fórmula 1 entra de férias e o ritmo das notícias vai cair muito. Por enquanto, então, estou dando o meu máximo. Mais complicado será semana que vem, no G.P. da China, quando eu tenho provas no sábado de classificação e na segunda após o G.P...

Grande abraço a todos!

Felipe Maciel disse...

Caramba, teve de tudo nessa corridaça, até você acertou o palpite, Gustavo hehehe

Agora o Hamilton deve conquistar o campeonato, talvez se tornar o mais novo campeão tirando o trono do Alonso, não tenho certeza sobre a idade, depois eu dou uma olhada melhor nisso.

O Massa pagou pelas pataquadas no início da corrida mas fez bonito no final com o Kubica. A briga foi boa demais entre os dois, gostei de ver, independente do Massa ter vencido, realmente foi uma das melhores coisas que aconteceu na prova.

abs

Anônimo disse...

Corrida sensacional! E mais sensacional de tudo é que a direção da prova esperou eu chegar em ksa pra começar a corrida, pq logo q eu cheguei o safety car saiu da pista, graças a Deus!
Acho q foi a melhor corrida desse ano, mas fiquei com mta pena do Vettel, acho q ele naum merecia isso. Acho q se Raikkonen e Massa naum tivessem tido tantos problemas eles poderiam ter incomodado as Mclarens, além de achar q o Massa foi um dos melhores da corrida.
E Blog, tu tah ficando cada vez mais profissional, postando de madrugada! E eu naum fiquei acordado pra GP2, vi soh a reprise msm, e vi q foi bom ter dormido ateh mais tarde.
Ateh!

Net Esportes disse...

corrida sensacional, agora todo mundo que apostava na 'experiencia' do Alonso se rende a capacidade plena do Hamilton


eu sempre apostei no jovem britânico !!