Já é praticamente impossível fazer sol durante o Grande Prêmio da China. A apenas algumas horas da largada no Autódromo Internacional de Xangai, nuvens negras já tomaram a cidade e parece questão de tempo até que comece a chover. Os pilotos que se preparem porque, dessa vez, vai vir muita água.
Para quem não sabe, o tufão Krosa, que passou por Taipei fazendo bastante estrago, está prestes a alcançar Xangai. A previsão é que ele chegue à cidade no início da noite de domingo. Depois, portanto, do G.P. da China, que tem largada marcada para as 3 horas da matina em Brasília. Mesmo assim, a possibilidade de chuva durante a corrida já é gigantesca.
Como sempre o Blog separa dois sites para que o querido leitor possa acompanhar o clima no outro lado do mundo:
- Neste aqui, temos a previsão do tempo completa e atualizada para diferentes horários do domingo em Xangai. Às 2 da tarde - hora da corrida - a possibilidade está em 95%. Por enquanto, ainda não chove, mas isso deve mudar a qualquer momento.
- Nesta página, temos uma webcam instalada no centro comercial de Xangai. O local é um pouco distante da região do autódromo - 28 quilômetros, para ser mais preciso - mas dá uma boa idéia do clima instável da cidade. Nesse exato momento, o céu está ameaçador.
Se chover, quem se dá melhor? Fiz a mesma pergunta na semana passada, e apostei em Lewis Hamilton para a vitória em Fuji. Deu certo. Agora, porém, a situação é bem diferente. Largando de quarto, Fernando Alonso não tem nada a perder. Uma corrida em pista molhada, portanto, parece bem mais jogo para o bi-campeão.
Vai que Hamilton - quem sabe? - não comete um erro e sai da prova? Isso pode até acontecer, mas lembre-se que a pista de Xangai tem áreas de escape exageradamente grandes, dando aos pilotos a chance de quase sempre voltar à corrida. De qualquer forma, um G.P. em pista molhada é imprevisível. Hamilton que se cuide, porque tudo pode acontecer.
Meu maior temor, nesse momento, é que a chuva seja tão grande que cause o atraso ou o adiamento da prova. Na história da Fórmula 1, nunca houve um cancelamento em virtude do mau tempo, mas corridas já foram bastante atrapalhadas por causa do clima ruim. Um caso notório foi o de Fuji, na semana passada, quando o safety car permanceu na pista por quarenta minutos.
Se no G.P. do Japão o carro de segurança já ficou todo esse tempo em atividade, imagine como não seria em Xangai? Uma corrida sob ameaça de tufão, vamos admitir, é muito perigosa. Nem todos os pilotos têm experiência ou habilidade suficientes para disputar uma prova nessas condições extremas. É claro que eu desejo que o G.P. aconteça sem atraso nenhum, mas sei que isso poderia ser uma irresponsabilidade.
Como diria o cara de Tropa de Elite, "vai dar m****, eu tô sentindo isso!".
A exatamente duas semanas do Grande Prêmio do Brasil, o Autódromo de Interlagos passou na vistoria final da FIA e já está pronto para receber a Fórmula 1. Nesta terça, oito carros de uma certa F-Brasil 1600 e um do Troféu Maserati andaram pela pista e aprovaram o novo asfalto do circuito, que foi inteiramente recapeado.
Ao mesmo tempo, a equipe médica, liderada pelo Doutor Dino Altmann, também realizou o ensaio geral de resgate em caso de acidente grave. A simulação transcorreu sem maiores problemas. Agora, como disse o diretor de prova do G.P. Brasil, Carlos Montagner, "só falta chegarem os carros da Fórmula 1".
O Grande Prêmio Brasil de 2007 marca a 35ª edição da etapa brasileira, no calendário da principal categoria do automobilismo mundial desde 1973. Uma história longa e que ainda vai se prolongar por vários anos, já que o Autódromo de Interlagos renovou contrato com a Fórmula 1 até 2014, segundo divulgou há algumas semanas o jornal Folha de São Paulo.
Apesar do novo acordo, o G.P. do Brasil continua em baixa com o poderoso Bernie Ecclestone. Numa entrevista recente ao jornalista Lívio Oricchio, do Estado de São Paulo, o chefão da FIA disse que "a estrutura da prova brasileira é a pior do campeonato" e que ela só continua no calendário porque "tenho um amigo que vive dizendo que o Brasil é o país do futuro".
De fato, Interlagos não é nada se comparado aos complexos ultra-modernos de Bahrein, Sepang e Shanghai, por exemplo. Na verdade, o G.P. do Brasil só continua na Fórmula 1 por dois motivos: é uma de apenas duas corridas nas Américas e representa uma das nações com maior tradição na categoria. Ainda bem que Bernie Ecclestone - às vezes tão criticado - sabe reconhecer esses fatores.
Nem sempre, como se vê, o chefão da FOM é guiado apenas por dinheiro...
O francês Sebastien Loeb continua firme na ponta do Rally da Espanha. Após os estágios deste sábado, o piloto da Citröen - aposta do Blog - mantém-se na frente com 12.8s de vantagem para o seu companheiro de equipe, o espanhol Daniel Sordo. O principal adversário de Loeb no campeonato, Marcus Grönholm, da Ford, permanece na terceira colocação, a 43.6s do líder.
Enquanto isso, em Curitiba, a Fórmula Truck definiu seu grid para a etapa de amanhã. O pole position é o líder do campeonato e palpite do Blog, Felipe Giaffone, da Volkswagen. Ele é seguido por Roberval Andrade, da Scania, e por Jonatas Borlenghi, também de Volkswagen. A prova desse domingo tem largada marcada para as 14:00 de Brasília, com transmissão ao vivo da BAND.
No super-oval de Talladega, a Nascar também realizou seu treino classificatório para a corrida de amanhã. A Toyota dominou o grid, emplacando cinco pilotos nas primeiras seis posições, incluindo o veterano Michael Waltrip, o pole, e o surpreendente estreante Jacques Villeneuve, sexto colocado. Juan Pablo Montoya é o 22º, enquanto Jeff Gordon - minha aposta - aparece apenas em 34º.
Por fim, o francês Yvan Muller, da SEAT, cravou a pole para a primeira bateria da rodada dupla do WTCC em Monza. O brasileiro Augusto Farfus Jr. aparece em sexto, enquanto seu principal adversário na luta pelo título, o inglês Andy Priaulx, larga de 13º. Ambos são da BMW. Meus palpites estão em oitavo (James Thompson, da Alfa Romeo) e décimo (Jörg Müller, da BMW).
A Alfa Romeo dominou a Fórmula 1 nos longíquos anos de 1950 e 1951. Mais tarde, tentou uma volta à categoria que terminou num retumbante fracasso. Desde então, está afastada da competição. Mesmo assim, o vídeo do dia é uma propaganda da montadora italiana, estrelada pela deslumbrante Catherine Zeta Jones. Não tem muito a ver com Fórmula 1, mas vale a conferida:
Antes que eu me esqueça, a dica é do internauta Luiz Augusto.
Ao longo deste domingo, o Blog volta comentando o Grande Prêmio da China, incluindo a seção Análise do G.P., e as provas de Fórmula Truck, Nascar, WRC e WTCC. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Chuva e Shanghai - http://www.gpupdate.net/
Simulação da equipe médica - http://www.estadao.com.br
Bernie Ecclestone - http://www.everyminutenews.com/
Sebastien Loeb - http://www.rally-live.com/
Jacques Villeneuve - http://www.nascar.com/
6 comentários:
euheuheuheuehue excelente a tirad do "tropa de elite"!!! É mesmo, uma corrida com tufão seria muito perigosa. Mas a gente quer mesmo é que os pilotos se virem!! Qual deles vai peidar ??
Só espero que a corrida não atrase e a gente fique com o mala do Galvão falando sem parar...
E o Alonso é um fanfarrão!
E tomara q chova!
Muito boa o seu artigo sobre o GP do Brasil. Como você disse, o Bernie Eclestone nem sempre é guiado por dinheiro. Isso algumas pessoas deviam saber, pois dizem sempre que ele leva a Fórmula 1 apenas para os lugares onde as pessoas podem pagar mais.
Valeu!
O Bernie não é muito ligado em tradição, deve ter gostado da idéia de que o Brasil é um país do futuro, talvez seja, assim que acabar a água e os americanos explorarem o aquífero guarani. Vai ser o país mais explorado do futuro, isso sim.
Ele deve manter o Brasil mais porque quer duas corridas na América e porque pensa em 20 provas num campeonato, coisa que não conseguiu para o ano que vem, o que é uma pena.
Não assiti ao filme, mas achei muito engraçada a frase, desse ser legal ver um cara berrando isso com aquela entonaçãozinha de cinema hehehe
Vai ter post na madruga...
to aguardando...
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