A McLaren tinha até hoje para recorrer da decisão do Conselho Mundial da FIA, que retirou todos os pontos da equipe inglesa no Mundial de Construtores como punição pela posse de dados confidenciais da rival Ferrari. Com a decisão do time prateado de não apelar contra o veredito, a Scuderia confirmou, em silêncio e sem nenhuma declaração à impresa, o título entre as equipes.
Foi até um pouco melancólico. As comemorações se limitaram à tradicional foto em conjunto, tirada no Grande Prêmio da Bélgica, quando a Ferrari ainda era campeã sub judice. Agora que a conquista foi ratificada, nenhum dirigente da escuderia deu-se ao trabalho se soltar uma nota celebrando o título.
Na verdade, Jean Todt até chegou a aparecer na manchete do jornal italiano Corriere dello Sport, mas por razões diferentes. O diretor técnico da Ferrari deu uma entrevista para desmentir os boatos de que ele estaria se aposentado. De forma dramática, Todt afirmou apenas que "não está desistindo de sua carreira".
Tirando isso, porém, o dia de hoje não viu a menor manifestação por parte da Ferrari. Absolutamente nenhuma palavra sobre o troféu que acabaram de conseguir. Que título mais sem-graça. Os vermelhos pareciam até não saber que haviam ganhado!
Tudo culpa do maldito caso de espionagem, é claro. A Ferrari fica com o título de construtores, mas dificilmente vencerá entre os pilotos. Lewis Hamilton e Fernando Alonso são os principais canditatos ao troféu de campeão, que permance completamente em aberto.
Apesar de tudo que aconteceu neste ano, a luta pelo Mundial de Pilotos continua empolgante, faltando apenas três provas para o fim da temporada. Os dois pilotos da McLaren estão cada vez mais próximos, enquanto Kimi Raikkonen e Felipe Massa ainda não sairam da briga. O campeonato de construtores, vamos ser honestos, foi um tremendo anti-climax.
Mas o de pilotos, certamente, vai continuar rendendo fortes emoções até a bandeira quadriculada em Interlagos.
Em Barcelona, a DTM realizou neste sábado o treino classificatório para a nona e penúltima etapa da atual temporada. No traçado curto do autódromo espanhol - o mesmo usado, em sua configuração mais extensa, pela Fórmula 1 - Martin Tomczyk, da Audi, foi quem se deu melhor.
O alemão, segundo colocado na tabela de pontos, cravou a pole position com pouco menos de dois décimos de vantagem para Mika Hakkinen, que completa a primeira fila. O bi-campeão mundial foi o melhor piloto da Mercedes no grid.
Na terceira posição ficou o canadense Bruno Spengler, cotado para uma vaga na Prodrive, equipe inglesa que estréia na Fórmula 1 em 2008. O campeão do ano passado, o alemão Bernd Schneider, e o inglês Jamie Green completaram os cinco primeiros.
Mattias Ekström, que lidera o campeonato, não passou de décimo. O sueco é a minha aposta, feita ontem. Uma vez mais, parece que o Blog vai errar essa. A seguir, o grid de largada para a etapa da DTM em Barcelona:
1. Martin Tomczyk/Alemanha/Audi, 1:18.689s
2. Mika Hakkinen/Finlândia/Mercedes, 1:18.868s
3. Bruno Spengler/Canadá/Mercedes, 1:19.483s
4. Bernd Schneider/Alemanha/Mercedes, 1:19.498s
5. Jamie Green/Inglaterra/Mercedes, 1:19.540s
6. Gary Paffett/Inglaterra/Mercedes, 1:19.617s
7. Timo Scheider/Alemanha/Audi, 1:19.766s
8. Alexandros Margaritis/Grécia/Mercedes, 1:20.061s
9. Mike Rockenfeller/Alemanha/Audi, 1:19.685s
10. Mattias Ekström/Suécia/Audi, 1:19.744s
A corrida de amanhã vai ser transmitida ao vivo pela Bandsports a partir das 9 horas de Brasília. O canal também mostra a corrida da Nascar às 19:30.
No histórico circuito de Brands Hatch, na Inglaterra, o Mundial de Turismo (WTCC, na sigla em inglês) definiu seu grid de largada para a primeira das duas baterias deste fim de semana. Destaque para o suíço Alain Menu, da Chevrolet, que terminou a classificação na pole position.
Ele superou o inglês James Thompson, da Alfa Romeo, em apenas 14 milésimos de segundo. Outro piloto da casa, Colin Turkington, apareceu bem, em terceiro. Piloto da Fórmula 1 até o ano passado, o português Tiago Monteiro veio logo a seguir, em quarto, seguido pelo seu companheiro na SEAT, o francês Yvan Müller.
Uma vez mais, os palpites do Blog não tiveram um bom dia. O melhor deles foi o alemão Jörg Müller, que vai largar de sétimo. Três posições atrás está minha outra aposta, o inglês Andy Priaulx. Ambos são da BMW.
Augusto Farfus Jr., líder do campeonato, não conseguiu mais do que um 13º lugar. O objetivo do brasileiro - também piloto da BMW - é terminar entre os oito primeiros na corrida inicial de amanhã. Assim, marca pontos e garante uma boa posição de largada para a segunda prova do dia, que acontece com o grid invertido. Logo abaixo, o resultado da classificação do WTCC em Brands Hatch:
1. Alain Menu/Suíça/Chevrolet, 1:33.018s
2. James Thompson/Inglaterra/Alfa Romeo, 1:33.032s
3. Colin Turkington/Inglterra/BMW, 1:33.082s
4. Tiago Monteiro/Portugal/SEAT, 1:33.202s
5. Yvan Müller/França/SEAT, 1:33.255s
6. Pierre-Yves Corthals/Bélgica/SEAT, 1:33.289s
7. Jörg Müller/Alemanha/BMW, 1:33.297s
8. Jordi Gene/Espanha/SEAT, 1:33.354s
9. Robert Huff/Inglaterra/Chevrolet, 1:33.407s
10. Andy Priaulx/Inglaterra/BMW, 1:33.435s
13. Augusto Farfus Jr./Brasil/BMW, 1:33.517s
O compacto das provas do WTCC vai ser mostrado pelo Sportv, na faixa Grid Motor, na próxima quarta-feira.
O vídeo do dia é uma diversão rápida para quem vai sair para a night daqui a pouco (lembrando: sou carioca. O termo "balada", para mim, não existe). A dica vem do amigo Jairo Maragato:
Se qualquer um de vocês tem alguma indicação, não deixe de mandar para blogf1grandprix@hotmail.com!
Neste domingo, o Blog volta com a cobertura das corridas de DTM, MotoGP, Nascar, Stock Car e WTCC, nas diferentes edições da seção Weekend Update. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Fórmula 1 - http://www.motorsport.com/
DTM - http://www.dtm.cofm/
WTCC - http://www.fiawtcc.com/
6 comentários:
dia completamente sem graça esse hein? Tanto que a notícia do dia foi a falta de notícia da Ferrari não? uehuehueheuh
olha, esse campeonato ficou manchado mesmo. Até entendo a sua posição de defender os pilotos da Mclaren, mas para mim eles também deveriam ter sido punidos. A Ferrari ganhou esse título de construtores mas todos sabems que ele nada vale!
Hoje o dia foi sem graça mesmo, tive até que inventar um gracinha pra postar pra quebrar esse gelo todo, mas não teve tanta graça também. Até a comomeração da Ferrari foi sem graça, coitados, os caras são sacaneados pelo próprio funcionário, o título cai no colo deles e depois fazem uma celebração sem sal como essa. Vão carregar o asterisco na tabela de construtores pra sempre.
Bom...
O melhor do dia foi mesmo o vídeo.
Abraços,
Jairo.
ah... Utilidade Pública, hehehhe
O Band Sports vai transmitir (e já vi outras vezes) a DTM, e também para alguns que não possuem o Speed (meu caso) também transmitirá a Nascar.
Confira ai:
Canal: Band Sports
DTM as 09:00hs
Nascar as 19:30hs
ambas estão sendo anunciadas na grade de programação http://www.bandsports.com.br/programacao/
Vale a pena conferir, o mais avançado e rápido campeonato de Turismo do Mundo.
[]'s
Jairo.
Jairo,
Obrigado pela dica. Já fiz a correção!
Grande abraço!
Postar um comentário