sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Empresário indiano conclui compra da Spyker

Um consórcio liderado pelo multi-bilionário indiano Vijay Mallya concluiu, nesta sexta, a compra da divisão de Fórmula 1 da Spyker. A escuderia holandesa, que vivia uma grave crise financeira, foi vendida por cerca de 123 milhões de dólares. E, a partir do ano que vem, pode passar a se chamar "Team India".

O acordo confirma a eterna tendência da Fórmula 1: quando uma equipe não consegue sair do fim do grid, ela invariavelmente fecha as portas ou é repassada para outro aventureiro de plantão. A Spyker, por exemplo, já foi Jordan e Midland nos últimos anos. Agora, vai trocar de comando mais uma vez.

Com Vijay Mallya controlando a equipe, dinheiro não vai ser problema. Afinal, o empresário indiano tem uma fortuna avaliada em nada menos que 1.5 bilhão de dólares. Segundo a revista Forbes, ele aparece em 664º na lista dos homens mais ricos do mundo.

As intenções de Mallya são bem claras. Fã declarado de automobilismo, o empresário deseja incentivar o esporte em seu país, projetando as carreiras de jovens pilotos. Karum Chandhok e Narain Karthikeyan, os principais nomes da Índia no cenário internacional, já são fortemente cotados para uma das vagas da nova equipe em 2008.

Mesmo nadando em dinheiro, fica difícil dizer se a atual Spyker vai conseguir dar um salto de performance no ano que vem. Suporte financeiro é fundamental na Fórmula 1, mas não é tudo. Hoje, pura e simplesmente, a equipe ainda não tem um staff bom o suficiente para disputar as primeiras posições. O desempenho do "Team India", apesar do orçamento bem generoso, é uma completa incógnita.

Certo, mesmo, é que o país asiático vai marcando terreno na Fórmula 1. Para quem não sabe, foi anunciado, também neste semana, que o Grande Prêmio da Índia vai entrar no calendário da categoria em 2009, com um autódromo de última geração a ser erguido em Nova Délhi. Portanto, se você é um jovem piloto e sonha em chegar um dia à Fórmula 1, já sabe o que tem de fazer.

Vá logo tirar um passaporte indiano.

8 comentários:

Anônimo disse...

eu sonho em chegar a Fórmula-1, será que isso é mesmo necessário ehehehe?

Penso que é bom para a Spyker essa troca de comando. Do jeito que estava a equipe nunca ia sair lá de trás.

Só espero que não demitem o Sutil por ele ser alemão. Seria uma grande injustiça.

Valeu!

Anônimo disse...

Spyker tá bombando no seu blog hein? Brincandeiras à parte, essa compra era apenas questão de tempo. Vejamos se a Spyker consegue melhorar um pouquinho agora. Coitada da Honda, tá cada vez mais próxima dos últimos lugares!

Abs,

Maurício - RJ

Anônimo disse...

Notícias fresquinhas sobre o mundo da F1 e do esporte a motor?

Vc tb encontra em: http://automobilismoemdebate.zip.net

Venha conhecer!

Fabio disse...

Ouvi dzer que o Ralf Schumacher e o Vijay Mallya são amigos, muito amigos. É difícil, mas...

só falta.

Onde fica o consulado da Índia?

Marcio Kohara disse...

Eu não sei, Gustavo.

O problema mora aí. O Alex Shneider tb era um bilhardário que estava a fim de torrar grana. Michael Mol tb. Sei lá se o futuro da Jordan/Midland/Spyker/Mallya não seguirá sendo o mesmo...

[]´s

Anônimo disse...

Essa equipe já passou na mão de todo mundo né ??? Onde será que eles irão parar né ?

Anônimo disse...

E aonde fica o Sutil nessa história toda? Se ele for pra outra equipe, tudo bem, qualquer uma é melhor q a Spyker, mas sem emprego na F-1 naum pode ficar...

Felipe Maciel disse...

Pra mim, o Sutil fica. Afinal, nem só de dinheiro vive uma equipe. Alguém tem que saber fazer alguma coisa lá dentro.