Lembram-se daquela lista dos Dez Maiores Duelos da História? Já ficou ultrapassada. Isso porque, no último fim de semana, quem assistiu ao Grande Prêmio do Japão testemunhou uma das disputas mais bonitas e espetaculares já vistas na Fórmula 1. Os protagonistas, dois nomes da chamada "nova geração": Felipe Massa e Robert Kubica.
Era a última volta e o brasileiro aparecia em sétimo lugar, com o polonês em sexto. Naquela altura, Massa já sabia que as suas derradeiras esperanças de título haviam desaparecido com a vitória certa de Lewis Hamilton. Mas isso não afetou a performance do piloto da Ferrari.
Bem ao seu estilo agressivo, que lhe rendeu o apelido de "Nigel Massa" - uma alusão a Nigel Mansell - o brasileiro foi para cima. O primeiro ataque veio no hairpin, onde o piloto da Ferrari colocou por dentro e chegou a completar a manobra, antes de tomar o troco de Kubica. O polonês recuperou a posição, mas não ficou muito tempo na frente.
Na chicane, Massa freiou no último instante possível e os dois ficaram lado a lado. Depois de um leve toque, Kubica é obrigado a cortar a curva, retornando alguns metros à frente. Fechado pelo piloto da BMW, é a vez de Massa tomar um atalho pela pista no momento seguinte. O duelo atinge seu auge nos três grampos seguintes.
Os dois ficam emparelhados e chegam a se tocar no meio da reta, como se fossem pilotos de Nascar. Kubica, pela segunda vez, sai ligeiramente da pista, antes de perder a posição para Massa na penúltima curva. Pensam que acabou? Ainda não. No grampo que precede a grande reta, o polonês coloca por dentro numa última e desesperada tentativa. A dupla se toca novamente.
Massa vai para a área de escape e pega mais embalo, cruzando a linha de chegada apenas alguns centímetros à frente do polonês. Sensacional. Em meio ao dilúvio de Fuji, Massa e Kubica deram aos fãs do automobilismo uma prova de que a essência do esporte continua viva. Na lista dos Dez Maiores Duelos da História, esse merece lugar cativo, no mínimo, entre os cinco primeiros.
O vídeo completo da disputa está abaixo, dica do blog do Capelli. Aproveite antes que a FOM retire do ar:
13 comentários:
ahhhh eu sabia que voce ia dar destaque para esse duelo!! Boa, Gustavo!
Essa aí ficava nas três primeiras posições da minha lista, com toda a certaza. Foi lindo!
Vamos ver quanto tempo vai demorar até tirarem isso daqui. Acho uma coisa muita errada essa necessidade de ficarem tirando todos os vídeos de fórmula 1 do youtube. Qual a dificuldade de deixar a gente ver?
Valeu!
momento histórico mesmo. Merece entra em qualquer lista..
Sensacional.
Achei que tinha gostado pois me mantive acordado a base de cerveja, mas não.
Sóbrio é melhor ainda!!!
Foi um dos melhores que eu já na F1 também, uma briga incrível, e na última volta.
Grande pega!
ESPETACULAR
pelo menos eu consegui baixa ele a tempo :P
esse vale um destaque na videoteca :P
Realmente Sensacional!!!
Essa briga Massa x Kubika pagou com juros aquelas voltas iniciais atrás do Safety Car.
GP pra ser lembrado por muito tempo, não só pelas brigas por posições, mas pelas condições instáveis durante toda a prova.
Se estivessem na pista até agora eu estaria lá vendo. Ainda bem que gravei, pena que a fita é velha e o final não ficou legal.
Parabéns, Gustavo, agora quando quero saber mais da F1 venho aqui direto.
Abraços
PS: O 1º lugar da pataquada vai ser entre Kimi (Hungria/2006) ou Mansell (Austrália/90)?? Ou outro ainda???
Vou aguardar!!!
Foi um grande duelo, para mim o mais interessante de todo o G.P.
Sensacional, lugar 3 ou 2 na sua lista, rs
É verdade, Gustavo: esse duelo à chuva entre Felipe "Villeneuve" Massa e Robert "Arnoux" Kubica merece no mínimo, um lugar no pódio. Eu, que assisti a tudo isso às 6 da manhã, valeu a pena, pois nunca dormi tão bem, pois fiquei deleitado...
Guilherme,
Essas duas pataquadas que você apontou foram estúpidas mesmo. Mas o primeiro colocado não é nenhum desses dois erros...
Espere até amanhã e você vai ver!
Grande abraço!
Muito boa a disputa, pena que a FOM tire quase todos os vídeos dela do youtube.
Valeu!
Bastante bom duelo:P
Amigo..o Mundo aos Rolamentos voltou
Um Abraço
Postar um comentário