terça-feira, 2 de outubro de 2007

Novo circuito de Cingapura já tem traçado aprovado

Demorou, mas a FIA finalmente escolheu o traçado que será utilizado no Grande Prêmio de Cingapura, novidade do calendário da Fórmula 1 a partir de 2008. A pista provisória precisou ser alterada algumas vezes, até receber o ok da entidade na última semana. O projeto, para variar, é de autoria do arquiteto alemão Hermann Tilke.

A prova de Cingapura vai ser num circuito de rua localizado na região portuária da cidade-estado. Mesmo se o traçado deixar a desejar, o cenário provavelmente será deslumbrante. Um detalhe interessante é que, ao contrário da tendência dos autódromo europeus, o sentido é anti-horário. Na Fórmula 1 atual, apenas Interlagos e Istambul Park obecedem a essa regra.

Pelos meus cálculos, a largada da corrida de Cingapura deve acontecer por volta das 3 horas da matina em Brasília. Isso, é claro, se a possilidade de prova noturna não se confirmar. Desde já, os fãs brasileiros da velocidade devem rezar por G.Ps. à luz da lua. Do contrário, vamos precisar nos preparar para uma maratona: Índia e Coréia do Sul também vêm por aí, juntando-se a Austrália, China e Japão.

Seis corridas na madrugada - ou seja, um terço do campeonato - seria demais. Sorte nossa que as etapas de Emirados Árabes Unidos e Valência, outras das novidades confirmadas para os próximos anos, vão ser realizadas na parte da manhã, aqui no Brasil. Agora, resta torcer para que a farra da Ásia, que vai emplacar oito G.Ps a partir de 2010 (faltam Bahrein e Turquia para completar a conta), seja um pouco contida.

Candidatos para receber a Fórmula 1 existem aos montes, como eu já cheguei a discutir aqui no Blog nesse post de alguns meses atrás. Muitas dessas possibilidades são remotas, mas algumas - de vez em quando - dão as caras na imprensa. É o caso da Polônia, que voltou a ser apontada, nesta última segunda, como futura sede de corrida da Fórmula 1.

Segundo a agência de notícias alemã SID, a cidade de litorânea de Gdansk planeja construir um autódromo de altíssimo nível para receber o herói nacional Robert Kubica e seus adversários nos próximos anos. O projeto ainda é muito prematuro e carece de maiores informações, mas já ganhou a minha torcida. Se for para escolher, prefiro muito mais uma corrida na Polônia.

Ao menos, nesse caso, dá para dormir à noite...

7 comentários:

Anônimo disse...

na minha opinião, um corrida em Cingapura seria boa para a imagem da Fórmula-1, mas muito ruim para quem assiste as corridas aqui do Brasil. A gente vai ter que se acostumar a essa nova rotina. Domingo agora já vamos acordar de madrugada de novo!

Valeu!

Anônimo disse...

achei muito apertado esse circuito. Do jeito que está não vai ter nenhuma ultrapassagem. Que ótimo...

Anônimo disse...

A F1 parece querer andar pra traz. Escolher um circuito de rua que nao permite ultrapassagens não colabora em nada com os amantes deste esporte.
Desta forma caminha mesmo para o fim a passos lentos.

Felipe Maciel disse...

A F1 vai deixando para trás a tradição para deixar entrar qualquer circuito que dê mt grana, além da idéia de correr à noite, coisa com a qual não simpatizo muito.

Anônimo disse...

mais corridas na ásia não, por favor!!

Unknown disse...

:/

Pq q eles não correm em Nurburgring Nordschleife???

Garanto que iria ser mais interessante do que em Cingapura...

Acho que essa pista vai ser mais uma das monótonas.

Anônimo disse...

Прикольненькая статья, как долго ожидать публикацию обновлённого материала и вообще стоит ждать ?