Um acidente entre os dois principais candidatos ao título da temporada deixou na sombra a quinta vitória de Tony Kanaan (à esquerda) na atual temporada da IRL. O brasileiro venceu a corrida de ontem, em Detroit, com uma arriscada tática de não parar para reabastecer na última janela de pits. Deu certo, e ele triunfou quando ainda restavam algumas gotas de combustível no seu carro.
As atenções, porém, ficaram concentradas num polêmico acidente envolvendo a dupla de pilotos que lidera a temporada, Dario Franchitti e Scott Dixon. Na penúltima volta, este último tentou uma ultrapassagem sobre Buddy Rice, na luta pelo segundo lugar. Não deu muito certo.
Os dois se tocaram e Rice foi direto para a barreira de pneus. Dixon rodou e ficou atravessado no meio da pista. Então, quando viu o rival Franchitti (à direita) preparando-se para passar numa brecha entre ele e o muro, o neo-zelandês não teve dúvidas: jogou o carro sobre o adversário.
A imagem do acidente é clara. Enquanto roda, Dixon vira o volante para a direita, numa óbvia intenção de acertar o carro de Franchitti. A manobra, em parte, deu certo. O escocês perdeu várias posições, mas ainda conseguiu voltar em quinto. Assim, é o novo líder do campeonato, apenas três pontos à frente do neo-zelandês.
Tony Kanaan, o vencedor da corrida, ainda tem chances remotas de título, faltando apenas uma etapa para o final do campeonato. Entretanto, o brasileiro precisa ganhar a prova de Chicagoland e torcer para que Dixon (à esquerda) e Franchitti terminem entre os últimos colocados. Um cenário bastante improvável.
Com a confusão da penúltima volta, Danica Patrick herdou o segundo lugar, conseguindo o melhor resultado de sua carreira. Dan Wheldon completou o podium, seguido de Darren Manning e Kosuke Matsuura. Os brasileiros Vítor Meira e Helio Castroneves - esse último, o palpite do Blog - abandonaram por conta de acidentes.
Na tabela de pontos, Dario Franchitti lidera com 587 pontos, contra 584 de Scott Dixon. Basicamente, quem chegar na frente na derradeira prova leva o título. Tony Kanaan soma 548, aparecendo em terceiro. Helio Castroneves é o sexto, com 414, Danica Patrick (à direita) vem em sétimo, com 405, e Vítor Meira está em 12º, com 322.
A seguir, a classificação da corrida de Detroit:
1. Tony Kanaan/Brasil/Andretti Green, 89 voltas em 2h11:50.5097s
2. Danica Patrick/Estados Unidos/Andretti Green, a 0.4865s
3. Dan Wheldon/Inglaterra/Chip Ganassi, a 1.2207s
4. Darren Manning/Inglaterra/A.J. Foyt, a 1.9217s
5. Kosuke Matsuura/Japão/Panther, a 1 volta
6. Dario Franchitti/Escócia/Andretti Green, 1 volta
7. Buddy Rice/Estados Unidos/Dreyer & Reinbold, a 2 voltas
8. Scott Dixon/Nova Zelândia/Chip Ganassi, a 2 voltas
9. A.J. Foyt IV/Estados Unidos/Vision, a 2 voltas
10. Ed Carpenter/Estados Unidos/Vision, a 2 voltas
O vídeo das últimas duas voltas, incluindo o controvertido acidente entre Scott Dixon e Dario Franchitti, está logo abaixo:
A corrida final da temporada da IRL será no dia 9 de setembro, ou seja, na próximo domingo. O cenário do embate decisivo entre Scott Dixon e Dario Franchitti é a pista de Chicagoland.
O atual campeão Jimmie Johnson foi o grande vencedor da 25ª etapa do campeonato da Nascar, disputada ontem, no California Speedway (à esquerda). A corrida foi um verdadeiro teste de resistência, já que aconteceu sob forte calor e teve vários pilotos envolvidos em acidentes. Entre eles, o líder da tabela de pontos e aposta do Blog, Jeff Gordon, que atrasou-se e terminou apenas em 22º.
Nada que aconteceu ao redor, porém, tirou a concentração de Jimmie Johnson, que venceu após ter amplamente dominado a segunda metade da corrida. Ele tomou a liderança quando faltavam 22 voltas para o final, segurando Carl Edwards nos últimos giros para comemorar o seu quinto triunfo do ano.
Companheiro de equipe de Johnson, Kyle Busch terminou na terceira posição. Completando o top 5, vieram Jeff Burton e Dale Earnhardt Jr. Por sua vez, Juan Pablo Montoya largou de 42º, envolveu-se num acidente dentro do pit lane e fechou nas últimas colocações. O colombiano não passou de 33º.
Restando apenas uma prova para a definição dos dez pilotos que irão para o play-off, oito já estão garantidas. As últimas duas vagas são disputada de forma ferrenha entre Clint Bowyer, Martin Truex Jr., Kurt Busch e Kevin Harvick. Atrás deles, Dale Earnhardt Jr. (à direita) ainda tem chances remotas de classificação.
Logo abaixo, a situação dos pilotos a uma etapa do início do play-off:
1. Jeff Gordon, 3679 pts - Garantido
2. Tony Stewart, 3362 pts - Garantido
3. Denny Hamlin, 3335 pts - Garantido
4. Carl Edwards, 3330 pts - Garantido
5. Matt Kenseth, 3309 pts - Garantido
6. Jimmie Johnson, 3249 pts - Garantido
7. Jeff Burton, 3219 pts - Garantido
3. Denny Hamlin, 3335 pts - Garantido
4. Carl Edwards, 3330 pts - Garantido
5. Matt Kenseth, 3309 pts - Garantido
6. Jimmie Johnson, 3249 pts - Garantido
7. Jeff Burton, 3219 pts - Garantido
8. Kyle Busch, 3199 pts - Garantido
9. Clint Bowyer, 3047 pts - Luta por vaga
10. Martin Truex Jr., 3042 pts - Luta por vaga
11. Kurt Busch, 3022 pts - Luta por vaga
12. Kevin Harvick, 3009 pts - Luta por vaga
13. Dale Earnhardt Jr., 2881 pts - Luta por vaga
14. Ryan Newman, 2755 pts - Eliminado
15. Greg Biffle, 2674 pts - Eliminado
9. Clint Bowyer, 3047 pts - Luta por vaga
10. Martin Truex Jr., 3042 pts - Luta por vaga
11. Kurt Busch, 3022 pts - Luta por vaga
12. Kevin Harvick, 3009 pts - Luta por vaga
13. Dale Earnhardt Jr., 2881 pts - Luta por vaga
14. Ryan Newman, 2755 pts - Eliminado
15. Greg Biffle, 2674 pts - Eliminado
Um dia antes da corrida da Nascar, no sábado, um acidente na preliminar Busch Series foi a principal imagem do fim de semana. O novato Brad Keselowski recebeu um toque de outro carro e foi de encontro ao muro, batendo numa velocidade superior a 25o km/h. Apesar de tudo, ele saiu ileso. A seguir, o vídeo do acidente:
Como de costume, a Nascar já volta à pista no próximo fim de semana. No sábado, dia 8, a sede da 26ª etapa do ano será a pista de Richmond.
Terminado o giro pelas principais categorias do automobilismo, é hora de conferir como o escriba do Blog saiu-se nas suas apostas do fim de semana. Dessa vez, foram dois acertos em oito possíveis, um desempenho honesto. Vamos ao Balanço dos Palpites:
ChampCar - Vencedor: Justin Wilson. Palpite: Robert Doornbos (13º)
DTM - Vencedor: Martin Tomczyk. Palpite: Bruno Spengler (segundo)
GT3 Brasil - Vencedores: Paulo Bonifácio/Alceu Feldmann (duas vezes). Palpites: Paulo Bonifácio/Alceu Feldmann (primeiro e primeiro) e Andreas Mattheis/Xandy Negrão (quarto e segundo)
IRL - Vencedor: Tony Kanaan. Palpite: Helio Castroneves (abandono)
MotoGP - Vencedor: Casey Stoner. Palpite: Valentino Rossi (abandono)
Nascar - Vencedor: Jimmie Johnson. Palpite: Jeff Gordon (22º)
WRC - Vencedor: Marcus Grönholm. Palpite: Marcus Grönholm (primeiro)
No total, foram dois acertos (Grönholm e Bonifácio/Feldmann - embora tenham vencido duas vezes, deve contar como uma só porque apostei em duas duplas diferentes), dois palpites que passaram perto (Spengler e Mattheis/Negrão), outro que foi longe (Doornbos) e três belas secadas em favoritos (Castroneves, Rossi e Gordon). Ou seja, um fim de semana como qualquer outro.
Ao longo do dia de hoje, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!
Crédito das fotos:
IRL - http://www.indycar.com/
Nascar - http://www.nascar.com/
8 comentários:
cara, valeu pelos vídeos! Tõ com voce: o dixon bateu de sacanagem do franchitti. Se o franchitti é o novo clark ou stewart por ser escocês voador, o dixon é o novo dick vigarista depois do schumacher euheuehueh. Essa última corrida da irl promete, tomara que a band transmita ela toda agora!
para mim o dixon fez de propósito. Deve tá arrependido agora.
parabens pela cobertura do fim de semana, gustavo. sensacional, value|
a corrida da irl foi sensacional, vibrei muito pelo tony e pela danica. a corrida em chicago promete, pena que a band (mais uma vez) não vai passar a corrida pra passar o mesmo jogo de futebol que passa na globo, sobrando pros mortais assistirem pela internet ou assinarem a bandsports. Abraço!!!
Gustavo, acompanho o seu blog diariamente e acho que vc acertou apenas dois dos seus palpites, explico, mesmo que Paulo Bonifácio/Alceu Feldmann tenham vencido as duas provas da GT3, como vc apostou na vitória em apenas uma corrida, não pode contar como dois acertos (na verdade o seu palpite para a segunda prova era Andreas Mattheis/Xandy Negrão).
Leandro,
Você está certo, eu realmente não havia percebido o erro. Eu teria que ter palpitado duas vezes em Bonifácio/Feldmann para contar como três acertos.
Obrigado pela correção!
Grande abraço!
Malandrinho, esse Dixon. Muito bom o vídeo das ultimas pataquadas da Nascar.
Abs
Ih, vai fazer confusao agora, eu tb comento aki quase q diariamente com o nome de Leandro! E agora?? rs
Bom, pena q soh falta mais uma corrida pro fim do campeonato, vai ser mto dificil pro Kanaan ganhar esse campeonato, mas msm assim foi uma bela recuperação dele
Ateh!
Postar um comentário