domingo, 30 de setembro de 2007

Weekend Update - A1 GP e Fórmula 3 Inglesa

Um pouco ofuscada pelo espetacular Grande Prêmio do Japão e pela finalíssima da GP2, a A1 GP abriu a sua temporada 2007/08 neste domingo, no histórico circuito holandês de Zandvoort. Como de costume, as duas baterias da rodada dupla foram realizadas no mesmo dia, uma seguida da outra.

Tanto na Sprint quanto na Feature Race, a disputa por posições foi intensa, embora tenham havido poucas mudanças entre os líderes. No total, 22 nações diferentes tomaram parte no primeiro fim de semana da nova temporada, um número que ainda pode vir a crescer ao longo do campeonato.

Na Sprint Race - a prova mais curta - o time da África do Sul não teve adversários. Desde o início, ficou claro que o representante da equipe, Adrian Zaugg, estava num nível superior ao da concorrência. Largando da pole position, ele liderou de ponta a ponta e não foi ameaçado em nenhum momento.

A França, com Loic Duval, e a Holanda, de Jeroen Bleekemolen, fecharam o podium. Por enquanto, as apostas do Blog não apareciam muito bem. Christian Vietoris, da Alemanha, terminou em sexto, com Olivier Jarvis, representante da Grã-Bretanha, uma posição atrás. Sérgio Jimenez, correndo pelo time Brasil, completou a Sprint Race em 13º.

Horas mais tarde, o pelotão largou de novo para a Feature Race, corrida de maior duração mas com o mesmo peso na pontuação no campeonato. Dessa vez, a vitória ficou com a Grã-Bretanha, que superou a pole position África do Sul nas paradas de box obrigatórias. Completando o podium, veio a Suíça, de Neel Jani. A Alemanha fechou em nono e o Brasil, em 11º.

Com os resultados de Zandvoort, a África do Sul lidera a tabela de classificação, somando 28 pontos. A Grã-Bretanha, com 19, e a França, que tem 18, vêm logo a seguir. Depois da rodada dupla inicial, o Brasil ainda está zerado. Agora, a próxima rodada dupla da A1 GP vai ser no dia 14 de outubro, no circuito checo de Brno.



Enquanto a A1 GP começava sua temporada, a Fórmula 3 Inglesa punha um ponto final no seu campeonato de 2007. Em Rockingham, o tradicional certame encerrou seu calendário com a última rodada dupla do ano. Marko Asmer - campeão antecipado e aposta do Blog - venceu com tranqüilidade a primeira bateria do dia, após sair da pole e liderar de ponta a ponta.

Foi a 11ª vitória do estoniano na atual temporada. Ele foi acompanhado no podium pelo finlandês Atte Mustonen e pelo sueco Sebastian Honenthal. Dos brasileiros, o melhor foi Mario Moraes, em quinto, três posições à frente de Alberto Valério.

Na segunda corrida, Marko Asmer abandonou e deixou livre o caminho para o alemão Maro Engel, que ganhou e garantiu o vice-campeonato. O britânico Sam Bird foi o segundo, com Sebastian Honenthal repetindo o terceiro lugar da primeira prova. Dessa vez, Alberto Valério foi o brazuca mais bem colocado, em sexto. Logo atrás, em sétimo, veio Mario Moraes.

Apesar de ter perdido muito da sua importância nos últimos anos, a Fórmula 3 Inglesa permanece sendo uma das categorias de base mais tradicionais do mundo. Por causa disso, o Blog escolheu acompanhar o campeonato desse ano, vencido com autoridade e brilhantismo por Marko Asmer. Em 2008, o estoniano deve disputar a GP2.

Logo abaixo, a classificação final da temporada da Fórmula 3 Inglesa:

1. ASMER, 293 pts; 2. Engel, 208 pts; 3. Jelley, 183 pts; 4. Bird, 180 pts; 5. Breen, 145 pts; 6. Kennard, 130 pts; 7. Mustonen, 126 pts; 8. Valério, 114 pts; 9. Honenthal, 101 pts; 10. G.Mansell, 79 pts; 11. González, 77 pts; 12. Devany, 54 pts; 13. Guerrieri, 46 pts; 14. Moraes, 43 pts; 15. Martin, 16 pts; 16. Grubmüller, 7 pts; 17. L.Mansell, 2 pts; 18. Chilton, Teixeira, Jackson, Petterson, Castellacci, Ávila, Morgado e Otero, 0 pts.

Nesta segunda, o Blog volta com o resumo das corridas de GT3 Brasil e Nascar, fechando a cobertura do fim de semana na última edição do Weekend Update. Além disso, ainda temos o temido Balanço dos Palpites. E, ao longo do dia, comentários sobre as mais recentes notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Fórmula 3 Inglesa - http://www.fota.co.uk/

3 comentários:

Anônimo disse...

devo ter sido um dos pouquissimos a tentar acompanhar a corrida da a1 gp. tava até esperando vc falar dela para eu desabafar, gustavo. se for pra ficar vendo as merdas dessas corridas nos períodos de ferias, prefeito ficar sem nada! poxa não aconteceu nada hoje, nem acidente quase, pouca ultrapassagem, enfim, um saco. perdem de muito da gp2, não tem nem comparação!

Anônimo disse...

Eu ia perguntar se a Redetv ia transmitir o campeonato mas depois do depoimento do Yuri aqui emcima perdi um pouco da vontade euheuheuheuhe

Felipe Maciel disse...

Se o Brasil não ganha a copa do mundo de futebol, não vai ser de automobilismo que vai ganhar. Nem o Jimenez consegue ir bem por lá hein...