sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Sobre Alonso e a polêmica dos e-mails

Parte da imprensa especializada está tentando jogar sobre Fernando Alonso uma responsabilidade que ele não tem. Na opinião de muitos, o espanhol está entregando a McLaren ao repassar, à FIA, o conteúdo de sua troca de e-mails com o piloto de testes da equipe, Pedro de la Rosa. Não é bem assim.

No início do ano, de la Rosa mandou mensagens para Alonso (à esquerda) relativas ao desempenho dos pneus Bridgestone, novidades para a McLaren e também para o bi-campeão. Esses dados, porém, teriam sido originalmente registrados por Mike Coughlan, então projetista-chefe do time inglês e hoje acusado de roubar informações sigilosas da Ferrari.

Pedro de la Rosa, ao que parece, mandou tudo para Fernando Alonso sem saber da origem ilícita dos dados. Para alguém com a importância do bi-campeão, não dá para arriscar a reputação por causa de um episódio tão insignificante como esse. Entre salvar a própria pele e a de sua equipe, é óbvio que Alonso vai escolher a primeira opção.

Tanto o bi-campeão quanto de la Rosa (à direita) prontamente atenderam ao pedido da FIA de entregar todas as mensagens de e-mails trocados por eles no início do ano. Agora, não correm mais risco de serem punidos. Pelo menos, foi essa a promessa da entidade. A McLaren, por outro aspecto, está em situação cada vez mais difícil.

A equipe inglesa não vai sair sem algum tipo de punição do encontro do Conselho Mundial da FIA, marcado para a próxima quinta-feira, 13. Exclusão ou suspensão, para mim, são extremamente improváveis. Mas a McLaren não deve se safar de receber, no mínimo, uma multamilionária. Outra possibilidade realista é a eliminação do campeonato de construtores.

Segundo alguns jornalistas espanhóis, estaria aí o interesse de Alonso. Caso seja essa a punição, o espanhol continuaria a disputar o título de pilotos e, aproveitando uma cláusula de seu contrato, ficaria livre para deixar a McLaren. Mas será que é essa mesmo a vontade do bi-campeão? Quais seriam as outras opções dele? Toyota e Renault?

Melhor ficar onde está.

7 comentários:

Anônimo disse...

"Entre salvar a própria pele e a de sua equipe, é óbvio que Alonso vai escolher a primeira opção". Exatemente! Falou tudo aí.

Anônimo disse...

essa reunião do conselho da fia vai pesar mais do que o resultado de qq corrida... que droga nunca vi um campeonato ser resolvido em tribunal. Achei que isso era privilégio do campeonato brasileiro euheuheuehu

Felipe Maciel disse...

A FIA tá forçando os pilotos a jogarem contra a McLaren, só assim para essa história ter fim. Agora começo a acreditar que vai pintar punição sim, mas o mundial de pilotos deve ser preservado.

Gustavo, apenas uma observação: o mecânico chefe era o Stepney. Coughlan era projetista-chefe.

Abração

Blog F1 Grand Prix disse...

Felipe,

Obrigado pela correção! É tanta função que às vezes me confundo. Você está certíssimo.

Grande abraço!

Anônimo disse...

Mas naum se pode nem mais trocar e-mails! Pelo amor dos meus filhinhos!

Anônimo disse...

falou tudo. A mídia exagerou o Grande Prêmio chegou a fazer uma matéria ridícula dizendo que era tudo conspiração do Alonso. Como voce disse e o Ernante destacou lá encima, entre salvar a própria pele e a de sua equipe, é óbvio que Alonso vai escolher a primeira opção.

Anônimo disse...

Isso foi o mais interessante de sexta-feira. Agora é esperar pela corrida e a reunião da FIA.