quarta-feira, 5 de setembro de 2007

O outro estreante do ano

Depois de apenas doze corridas na Fórmula 1, Lewis Hamilton já pode se considerar o melhor novato da história da categoria. Ninguém, antes dele, conseguiu resultados tão significativos num espaço de tempo tão curto. Com o desempenho bastante acima da média, o inglês jogou uma sombra sobre os outros estretantes da temporada 2007.

Heikki Kovalainen, é verdade, patinou por um bom tempo até se acertar com sua Renault. Mas Adrian Sutil (à esquerda) esteve bem desde o início. O alemão da Spyker é uma grata surpresa, numa temporada em que os demais novatos foram praticamente esquecidos por causa de Hamilton. Sutil foi, digamos assim, o "outro estreante do ano".

No início do campeonato, poucos apostavam que o alemão, descendente de uruguaios, conseguisse bater seu mais experiente companheiro de equipe, Cristijan Albers. De início, o holandês até manteve-se à frente. Mas não demorou muito para que Sutil tomasse a hegemonia dentro da Spyker.

O Grande Prêmio de Mônaco foi um marco. Nos treinos de sábado de manhã choveu, mas a pista foi secando. Sutil saiu para sua volta no último instante e conseguiu a proeza de colocar sua equipe - a mais fraca do grid - na primeira posição da tabela de tempos. Ali, o alemão provou que era o líder do time.

Pouco tempo depois, Albers perdia o emprego após uma sucessão de maus desempenhos e pelo já cultuado "episódio da mangueira" na corrida da França. Sutil, de uma vez por todas, tornou-se o primeiro piloto da Spyker. E, desde então, não deixou seu ritmo cair. No último G.P., na Turquia, ele chegou inclusive a batalhar com Honda, Toyota, Super Aguri e Toro Rosso.

Nessa quarta, Colin Kolles, chefe da Spyker, declarou que Adrian Sutil deve continuar na equipe no próximo ano, mesmo com a recente troca de comando. Vijay Mallya, o bilionário indiano que comprou o time nos últimos dias, não tem motivos para dispensar o alemão. A renovação de contrato seria uma merecida recompensa para Sutil, depois de tanto esforço com um carro que é claramente o mais lento do pelotão.

Se a Spyker der o prometido "salto de qualidade" em 2008, aí sim o alemão poderá mostrar do que é capaz.

Em instantes, o Blog volta comentando as demais notícias do dia. Com especial atenção, é claro, para o novo encontro do Conselho Mundial da FIA. Até já!

5 comentários:

Anônimo disse...

como assim, voce esqueceu o markus winkelhock rsrsrsrs. esqueceu aquele corinho: OOO, o winkelhock é melhor que o fangio!! rsrs

Blog F1 Grand Prix disse...

Marcos,

É verdade! Nem me toquei! Tudo bem, digamos que o Winkelhock é hors-concours. Depois dele, aí, sim, o Hamilton é o novato do ano hahaha

Grande abraço!

Anônimo disse...

Concordo que o trabalho do Sutil é bem bom. Ele merece sim continuar na equipe dele em 2008. Se o companheiro dele for um indiano da vida ele vai ser tremendamente mais rápido sem dificudade.

Anônimo disse...

Na verdade, eu queria q o Sutil fosse pra uma equipe melhorzinha, como Toyota ou Red Bull, acho q ele poderia mostrar melhor seu talento lah.

OBS: Não acredito q vc esqueceu do Winkelhock e do corinho, "OOO o Winkelhock é melhor q o Fangiooo"...

Blog F1 Grand Prix disse...

Leandro,

Esqueci! Mas como eu disse ali em cima, para o Marcos: Winkelhock é um caso à parte! Ele é hors-concours hahahah

Grande abraço!