Uma troca de e-mails entre Fernando Alonso e o piloto de testes da McLaren, Pedro de la Rosa, pode ser a tal "nova evidência" que levou a FIA a reconvocar o Conselho Mundial para uma reunião na semana que vem. Segundo informações do site Autosport, os envolvidos devem prestar esclarecimentos amanhã.
Ao que parece, a entidade máxima do automobilismo se comprometeu a não puní-los, desde que expliquem o episódio. Como de costume, o porta-voz da FIA recusou dar maiores esclarecimentos. A única certeza é que Mike Coughlan e Nigel Stepney - os principais acusados em todo o imbróglio - não estão ligados à novidade.
Mais uma vez, fica praticamente impossível analisar o que está se passando. A imprensa não teve acesso às mensagens trocadas entre Alonso e de la Rosa. Assim, não dá para dizer se o conteúdo da conversa era ilícito ou, no mínimo, antiético.
De acordo com a matéria do Autosport, os dois pilotos da McLaren discutiam dados do MP4/22, o modelo 2007 da equipe prateada. Mas sobre o que falavam, exatamente? Adivinhar é uma tarefa inglória. Precisaremos esperar até o dia 13 de setembro, quando o Conselho da FIA irá se pronunciar sobre o assunto.
Antes de mudar de assunto, preciso fazer um mea culpa. Num post de hoje, mais cedo, indaguei a razão da Ferrari ainda não ter se pronunciado sobre a "nova evidência" surgida no escândalo de espionagem. Imediatamente depois de colocar o post no ar, porém, a equipe italiana soltou uma nota à mídia. Errei e admito. Paciência, acontece.
Em seu texto, a Ferrari revela acreditar que "a verdade irá aparecer". Finalmente, o discurso que dela se esperava. Se quiser dar-se melhor na história, a equipe vermelha vai precisar agir nos bastidores e continuar fazendo pressão pela imprensa. Apesar de tudo, continuo achando que a McLaren não sofre uma punição pesada.
Escrevi de manhã e repito. Para mim, a turma de Ron Dennis, no máximo, recebe uma multa milionária ou perde os pontos no Mundial de Construtores. Exclusão ou suspensão do campeonato? Duvido.
Se não bastassem todos os problemas de seu envolvimento no caso de espionagem, a McLaren ainda se viu dentro de outra polêmica nessa quinta. Por algumas horas, a equipe inglesa esteve ameaçada de desclassificação do Grande Prêmio da Hungria.
O motivo: Lewis Hamilton e Fernando Alonso correram em Hungaroring com um novo modelo de câmbio, mais leve e vantajoso. E que ainda não tinha sido aprovado no crash test da FIA. No final do dia, os comissários anunciaram uma multa de 50 mil dólares à McLaren. Ficou de bom tamanho.
Não vamos confundir alhos com bugalhos. O erro cometido pelo time prateado na Hungria não tem absolutamente nada a ver com o caso de espionagem. Não, a McLaren não é uma equipe desonesta que faz qualquer coisa para sair com a vitória.
Esse novo câmbio não representa a menor diferença na estrutura do carro. Assim, mesmo não tendo passado no crash test, não mudaria nada em caso de acidente. De qualquer forma, um erro desse tipo não pode ficar impune. A multa foi justa e, sinceramente, nem vai mexer muito no ambiente da McLaren.
Perto do que a equipe está para enfrentar no próximo dia 13, isso não é nada.
Quinta-feira de treinos livres para a Stock Car, que realiza a sétima etapa da temporada nesse fim de semana, em Curitiba. A corrida será no sábado para que possa ter transmissão ao vivo na TV aberta. Assim, as atividades foram abertas com um dia de antecipação.
O mais rápido de hoje foi Cacá Bueno (à esquerda), vencedor da última prova, em Santa Cruz do Sul, e líder do campeonato. Ele foi pouco menos de dois décimos melhor do que Carlos Alves, que veio logo a seguir. O veterano piloto paulista, na segunda posição, foi uma grata surpresa.
Antonio Jorge Neto - companheiro de equipe de Cacá na Eurofarma - fechou na terceira colocação. Completando os cinco primeiros, vieram Valdeno Brito (à direita) e Ricardo Sperafico. Dos ex-pilotos de Fórmula 1, Enrique Bernoldi foi o melhor, em sexto.
No total, 51 carros entraram na pista. A diferença entre Cacá e o 44º foi menor do que um segundo. Apesar da pouco extensão do anel externo de Curitiba, o equilíbrio foi impressionante. Fazer previsões para a classificação de amanhã é praticamente impossível.
Tirando Cacá, que liderou com certa folga, todo mundo está na mesma balada.
Hoje, todos falam do caso de espionagem. Mas alguém aí lembra-se da maior polêmica do ano passado? Vale uma retrospectiva. Fernando Alonso foi punido com a perda de sua melhor volta na classificação do G.P. da Itália de 2006, por ter supostamente prejudicado Felipe Massa na última tentativa do brasileiro. Será que o espanhol fez de propósito mesmo? Vamos ver:
Revoltado com a punição dos comissários, Alonso declarou que, a partir daquele momento, não considerava mais a Fórmula 1 um esporte. Um ano depois, a situação da categoria não mudou muito. As polêmicas extra-pista, infelizmente, estão concentrando a maior parte das atenções. Até quando?
Nessa sexta, o Blog volta com a Agenda do fim de semana, apresentando todas as atrações do mundo da velocidade nos próximos três dias. E, ao longo do dia, análises dos treinos da Fórmula 1 e das demais categorias que estiverem em atividade, além dos comentários sobre as notícias mais recentes. Até amanhã!
Crédito das fotos:
McLaren 1 - http://autosport.clix.pt/McLaren 2 - http://www.gpupdate.net/
McLaren 3 - http://www.autosport.com/
McLaren 4 - http://www.sport.es/
Cacá Bueno e Valdeno Brito - http://www.stockcar.com.br/
3 comentários:
será que o alonso e capaz de uma tramoia? nao sei nao... pelo que vi até hoje, o espanhol faz de tudo para vencer mas não sei se chegaria a esse ponto. vamos ver. E até tu, dela rosa?
Abs,
Maurício - RJ
incrível essa mclaren. Cada dia tem mais lama a volta dela. Dia 13 eu acho que ela toma uma punição fort. Quem vai acertar eu ou voce?
Valeu!
Psdriver,
Vamos esperar para ver, como disse o Maurício ali em cima. Eu adoro fazer minhas apostas, mas nem sempre acerto!
Grande abraço!
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