O automobilismo, quando quer, é cruel. E hoje, na primeira etapa da rodada dupla da GP2, em Monza, quem sofreu os efeitos do imponderável foi Lucas di Grassi. O brasileiro era o segundo a duas voltas do final, resultado que o colocava na ponta da tabela de pontos. Mas um problema de câmbio - tão raro quanto inesperado - destruiu todo o trabalho do piloto brazuca.
Liderando do início ao fim, o italiano Giorgio Pantano - aposta do Blog - foi o vencedor da corrida. Correndo em casa, ele fez a dobradinha com seu compatriota, Luca Filippi. O alemão Timo Glock foi terceiro e abriu uma distância de oito pontos para Lucas di Grassi (à esquerda) no campeonato. Apenas o dois ainda têm chances realistas de título.
Na largada, Pantano saiu bem da pole e manteve a liderança. Mais atrás, Timo Glock tocou Adrian Zaugg e perdeu tempo. O alemão caiu para o 17º lugar. Era o início de uma bela corrida de recuperação. Ainda na curva inicial, Olivier Pla e Marcos Martinez se encontraram, provocando a primeira entrada do safety-car.
A corrida recomeçou na terceira volta. Giorgio Pantano (à direita) era o líder, seguido de Lucas di Grassi e Kazuki Nakajima. Enquanto isso, Alexandre Negrão vinha em quarto e Bruno Senna em oitavo, após ter largado em 14º. A rodada de pit stops não demorou a começar.
O último a parar foi Giorgio Pantano, que só visitou os boxes quando Roldán Rodríguez tirou Andreas Zuber da pista, forçando a segunda intervenção do carro de segurança. Lucas di Grassi fazia boa corrida, mantendo-se na vice-liderança, enquanto Timo Glock lutava para chegar aos dez primeiros. A situação era completamente favorável ao brasileiro.
Porém, tudo estava para mudar. O safety-car saiu, mas não demorou a ser novamente acionado. Andy Soucek foi aparar a grama e, quando voltou, foi atingido em cheio pelo azarado Andreas Zuber. Esse acidente abriu espaço para Timo Glock (à esquerda), que subiu para oitavo.
Quando a corrida recomeçou, o alemão passou Karum Chandhok e Bruno Senna, além de contar com os atrasos de Kazuki Nakajima e Alexandre Negrão. De repente, Glock já era quarto. É fato que as entradas do carro de segurança ajudaram, mas ele fez um grande trabalho.
Mesmo assim, naquele cenário, ainda perdia a liderança do campeonato para Lucas di Grassi, que continuava em segundo. A duas voltas do final, porém, o mundo do brasileiro caiu. Seu carro teve um problema de câmbio, que acabou com todas as suas chances de bom resultado. Pior ainda: Timo Glock passou para terceiro, retomando o comando da tabela de pontos.
Lá na frente, sem nunca ter sido ameaçado, Giorgio Pantano venceu. O italiano ainda fez a melhor volta da corrida, que vale um ponto extra. Bruno Senna foi quarto, um ótimo resultado para as circunstâncias confusas da corrida. Lucas di Grassi terminou em 14º, enquanto Alexandre Negrão precisou se contentar com um 15º lugar.
No tabela de classificação, Timo Glock lidera com 72 pontos. Lucas di Grassi soma 64, seguido de Giorgio Pantano, com 49, e Luca Filippi, que tem 45. Bruno Senna é o oitavo, com 30, e Alexandre Negrão aparece em 18º, com 8. A seguir, as posições finais da corrida de hoje:
1. Giorgio Pantano/Itália/Campos, 32 voltas em 55:32.531s
2. Luca Filippi/Itália/Super Nova, a 7.962s
3. Timo Glock/Alemanha/iSport, a 9.681s
4. Bruno Senna/Brasil/Arden, a 13.572s
5. Karum Chandhok/Índia/Durango, a 18.393s
6. Javier Villa/Espanha/Racing Engineering, a 19.179s
7. Sebastien Buemi/Suíça/ART, a 20.436s
8. Ricardo Risatti/Argentina/Trident, a 25.100s
9. Marcus Niemela/Finlândia/BCN, a 25.604s
10. Nicolas Lapierre/França/DAMS, a 26.156s
14. Lucas di Grassi/Brasil/ART, a 1:13.136s
15. Alexandre Negrao/Brasil//Minardi by Piquet, a 1 volta
Na segunda bateria do fim de semana da GP2, amanhã, o grid será invertido. A pole é de Ricardo Risatti, que terá Sebastien Buemi ao seu lado. Bruno Senna é o quinto, Timo Glock vem em sexto, Lucas di Grassi sai de 14º e Alexandre Negrão larga na 15ª posição.
Daqui a pouco, o Blog volta comentando a corrida da Stock Car, em Curitiba. Até já!
Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/
5 comentários:
que azar do lucas! agora é levantar a cabeça e buscar o título. Ficou difícil...
Essa galera da GP2 é louca, louca !!! Quem viu pela tv sabe o que estou falando!
Eu estava torcendo muito pelo Lucas.... quem sabe amanhã...
É muito azar pro Lucas, e ainda por cima vai largar lah atras amanhã, estragou tudo
Pelo menos o Bruno terminou bem a corrida
Pena eu não ter acesso à Sky daqui.
A coisa tá feia pro Lucas hein...
Postar um comentário