sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Agenda do Fim de Semana (07 a 09/09)

Hora de conferir as principais atrações do final de semana da velocidade. O destaque absoluto é o Grande Prêmio da Itália, em Monza. A corrida da Fórmula 1, porém, não será o único evento importante dos próximos três dias. Como sempre, a já famosa agendinha vai nos ajudar:

Sábado, 08 de setembro de 2007

GP2: Primeira bateria da rodada dupla de Monza
Nascar: Etapa de Richmond
Stock Car: Etapa de Curitiba

Domingo, 09 de setembro de 2007

FÓRMULA 1: Grande Prêmio da Itália
Fórmula 3 Inglesa: Rodada dupla de Croft
GP2: Segunda bateria da rodada dupla de Monza
IRL: Etapa de Chicago

O 13º Grande Prêmio da temporada da Fórmula 1 é decisivo para os rumos do campeonato. Até hoje, nenhum dos quatro pilotos que disputam o título já venceu no circuito de Monza. Lewis Hamilton, por exemplo, fez uma dupla de podiums na GP2, ano passado, mas não chegou a conseguir um triunfo.

Os dois últimos ganhadores da prova italiana, Juan Pablo Montoya e Michael Schumacher (à direita, com Kimi Raikkonen), nem estão mais na Fórmula 1. Por isso tudo, é extremamente difícil escolher um favorito para a corrida. Pelos testes da semana passada, a McLaren seria a equipe a ser batida. Na maior parte das vezes, entretanto, os ensaios coletivos não servem de referência.

Nos treinos livres de hoje, McLaren e Ferrari estiveram muito próximas. Arrisco-me a dizer que a equipe italiana ainda está um pouquinho na frente. E, dos pilotos da escuderia vermelha, Kimi Raikkonen (à esquerda) é aquele que parece estar mais à vontade na pista de Monza. Por isso, aposto - sem tanta confiança, é bom que se diga - numa vitória do finlandês.

Um palpite certo para o Grande Prêmio da Itália é que não teremos muito abandonos. Em 2005, a corrida de Monza não teve sequer um piloto desistindo antes da bandeirada. Não sei se nesse ano a história se repete. Mas, provavelmente, McLaren, Ferrari, BMW e Renault devem monopolizar a zona de pontuação.
Palpite do Blog para a corrida: Kimi Raikkonen

A IRL encerra sua temporada nesse domingo, com a 17ª e última etapa do campeonato. Na pista de Chicago, meu palpite para a vitória é o tri-campeão Sam Hornish Jr., que faz sua última corrida pela categoria. Ano que vem, ele vai para a Nascar. Certamente, o norte-americano quer se despedir em grande estilo.

Em relação à luta pelo título, estou inclinado a apostar em Dario Franchitti (à direita). O escocês já teve sua cota de azares nesse ano. Além disso, seu rival, Scott Dixon, conseguiu seus principais resultados em circuitos mistos. Em ovais, costuma ir bem, mas não é brilhante. De qualquer forma, a batalha entre os dois ainda está totalmente aberta.
Palpite do Blog para a corrida: Sam Hornish Jr.
Palpite do Blog para o título: Dario Franchitti

Faltam seis provas para o final da temporada da GP2, e o campeonato ainda está completamente indefinido. Timo Glock lidera a tabela de pontos, com Lucas di Grassi apenas dois pontos atrás. Dessa vez, não aposto em nenhum deles. Meus palpites são Giorgio Pantano - vencedor das duas provas do ano passado - e Adam Carroll (à esquerda), o melhor piloto da categoria na segunda metade do ano.
Palpites do Blog para as corridas: Giorgio Pantano e Adam Carroll

Nesse sábado, a Stock Car corre pela sétima vez no ano. Faltando duas provas para a definição dos dez pilotos que irão para o play-off, o equilíbrio da categoria é impressionante. Um dos poucos que se destaca é Cacá Bueno (à direita), atual campeão, líder da temporada e vencedor da última prova, em Santa Cruz do Sul. O Blog não vai inventar. É nele em quem aposto.
Palpite do Blog para a corrida: Cacá Bueno

Antes de dar meu palpite sobre a Nascar, preciso fazer uma correção. São doze - e não dez, como eu havia previamente publicado - o número de pilotos que se classificam para o play-off. No sábado, a categoria vai conhecer quem são eles, na última corrida antes do começo da fase final. Meu palpite para a vitória é Kurt Busch (à esquerda), que vem numa ótima seqüência de resultados e costuma andar bem em Richmond, sede da corrida desse fim de semana.
Palpite do Blog para a corrida: Kurt Busch

Por fim, a Fórmula 3 Inglesa entra na pista para a penúltima rodada dupla da temporada. No circuito de Croft, Marko Asmer (à direita) deve confirmar o título do ano. O estoniano tem 72 pontos de vantagem para Maro Engel, com apenas 82 em jogo. Será que ganha o campeonato com estilo? O Blog aposta que sim. Vai dar Asmer nas duas baterias do fim de semana.
Palpite do Blog para as corridas: Marko Asmer (duplamente)

Ao longo do dia, o Blog volta comentando os treinos de sexta do Grande Prêmio da Itália e as demais atividades das categorias que entram na pista hoje. Até mais!

Crédito das fotos:
Michael Schumacher - http://www.f1-facts.com/
Kimi Raikkonen - http://www.f1-live.com/
Dario Franchitti - http://www.indycar.com/

4 comentários:

Anônimo disse...

olá, veja meus favoritos: fórmula 1 - massa. irl - tony kanaan. stock car - giuliano losaco. Nos vemos!

Schuey2007 disse...

Excelente artigo. Quanto aos prognósticos para a corrida de F1, passa no meu blog e descortina os meus prognosticos...eheh

GrANDE Abraço

Anônimo disse...

Depois coloca o horário da IRl, blog, valeu!

Abs,

Maurício - RJ

Blog F1 Grand Prix disse...

Maurício,

A corrida da IRL será as 16:45 de domingo, com transmissão da BAND.

Grande abraço!