domingo, 4 de novembro de 2007

Weekend Update - MotoGP

Daniel Pedrosa foi o grande dominador do Grande Prêmio de Valência da MotoGP, corrida que encerrou a temporada 2007 da categoria. Largando da pole, o espanhol - aposta do Blog - liderou a maior parte da prova e venceu sem maiores dificuldades. O campeão antecipado Casey Stoner terminou em segundo, com John Hopkins fechando o podium.

A vitória em Valência rendeu o vice-campeonato para Pedrosa, que somou um ponto a mais do que Valentino Rossi na tabela de classificação. O italiano abandonou a prova por não agüentar as dores na mão direita, fraturada em três pontos após um queda no sábado. Por sua vez, o brasileiro Alexandre Barros retirou-se das pistas com um honroso sétimo lugar.

Na largada, Casey Stoner saiu melhor do que Daniel Pedrosa e tomou a liderança, enquanto o espanhol caía para terceiro, atrás também de Nicky Hayden. Ao mesmo tempo, Alexandre Barros deu um pulo sensacional e ganhou cinco posições, passando de 12º a sétimo. No fim do grid, Valentino Rossi fez sua tradicional saída conservadora e se manteve em 17º, penúltimo entre os pilotos da corrida.

Não demorou muito e Pedrosa já mostrou sua excelente forma. Antes mesmo de completar a primeira volta, o espanhol superou Hayden, pulando para segundo. Três giros depois, Pedrosa ultrapassou Stoner na reta de largada e passou para a ponta, que ele não perderia mais. De fato, a corrida foi um verdadeiro passeio para o piloto da Repsol Honda.

Atrás de Pedrosa, Stoner também teve um dia tranqüilo, fechando em segundo sem ser incomodado. A grande batalha da prova foi pelo terceiro lugar. De início, Hayden segurou John Hopkins, Marco Melandri e Loris Capirossi, que estavam visivelmente mais rápidos. O campeão de 2006, porém, não resistiu à pressão de seus adversários e acabou ficando para trás. No fim, Hayden não passou de oitavo.

Hopkins e Melandri travaram uma rápida batalha pelo último posto do podium, que terminou com a vitória do americano da Suzuki. Mais atrás, Alexandre Barros teve uma corrida movimentada. Após subir para sétimo, o brasileiro perdeu posições para Chris Vermeulen e Randy de Puniet. A recuperação veio na parte final da corrida, quando Barros deixou o francês da Kawasaki para trás e superou Nicky Hayden na última volta.

Enquanto isso, na rabeira do pelotão, Valentino Rossi chegou a ocupar o 14º lugar, mas terminou abandonando. Rebaixado à terceira posição no campeonato com a vitória de Daniel Pedrosa, o italiano amargou seu pior resultado desde 1996, quando ainda competia nas 125 cilindradas. Na próxima temporada, porém, Rossi vai contar com os pneus Bridgestone, claramente superiores aos Michelin que ele utilizou neste ano.

Na tabela final da ano, Casey Stoner terminou em primeiro, somando 367 pontos. Daniel Pedrosa ficou com o vice-campeonato, com 242. Em terceiro, Valentino Rossi não passou de 241, enquanto Alexandre Barros terminou sua última temporada na MotoGP em décimo, com 115. A seguir, a classificação do Grande Prêmio de Valência:

1. Daniel Pedrosa/Espanha/Honda, 46:43.533s
2. Casey Stoner/Itália/Ducati, a 5.447s
3. John Hopkins/Estados Unidos/Suzuki, a 20.404a
4. Marco Melandri/Itália/Honda, a 24.827s
5. Loris Capirossi/Itália/Ducati, a 25.804s
6. Chris Vermeulen/Austrália/Suzuki, a 25.862s
7. Alexandre Barros/Brasil/Ducati, a 29.470s
8. Nicky Hayden/Estados Unidos/Honda, a 30.333s
9. Randy de Puniet/França/Kawasaki, a 30.895s
10. Toni Elias/Espanha/Honda, a 31.030s

Logo abaixo, as posições finais da temporada 2007 da MotoGP:

1. STONER, 367 pts; 2. Pedrosa, 242 pts; 3. Rossi, 241 pts; 4. Hopkins, 189; 5. Melandri, 187; 6. Vermeulen, 179; 7. Capirossi, 166 pts; 8. N.Hayden, 127 pts; 9. Edwards, 124 pts; 10. Barros, 115 pts; 11. De Puniet, 108 pts; 12. Elias, 104 pts; 13. Hofmann e Checa, 65 pts; 15. West, 59 pts; 16. Guintoli, 50 pts; 17. Nakano, 47 pts; 18. Tamada, 38 pts; 19. Roberts, 10 pts; 20. R.Hayden e Fabrizio, 6 pts; 22. Nieto, 5 pts; 23. Jacque e Roberts Jr., 4 pts; 25. Aoki e Ito, 1 pt.

Agora, a MotoGP entra de férias e só volta no dia 9 de março do próximo ano, com o Grande Prêmio do Catar, em Losail. Até o fim do dia, o Blog volta comentando as corridas de GT3 Brasil e Nascar. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

2 comentários:

Anônimo disse...

esta corrida não teve a menor graça. Dani Pedrosa dominou desde o início, nem o Stoner conseguiu acompanhá-lo. Mas acho que essa moleza não vai ter de novo em 2008 não, o Rossi vai pra cima deles com esse pneu Brigdestone. E vamos torcer para que o Alex consiga uma vaga para 2008, ainda não acabaram as oportunidades!

Vitor disse...

Fala Gustavo, beleza?
Tá, eu confesso que MotoGP não é lá a minha praia, mas gosto muito da categoria.

E aprendi a gostar ainda mais depois da experiência no Grande Prêmio, até porque tive de escrever sobre ela quase todo fim de semana, hahahaha...

De fato, parece que o Barros se aposentou. Toda a sorte do mundo para ele, chamado por alguns de "Rubinho das Duas Rodas", hehehe...

Abraço!

P.S: se quiser, dá uma passada lá no Motor Haus também!