segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Kovalainen: "Tenho opções bastante interessantes para a próxima temporada"

Passou batida por grande parte da imprensa uma coluna que Heikki Kovalainen escreveu para o site da BBC na última semana. Apontado como um dos maiores candidatos à vaga deixada por Fernando Alonso na McLaren, o finlandês admitiu pela primeira vez a possibilidade de trocar de time no ano que vem, dando a entender que pode, sim, ser o substituto do bicampeão:

"Estou feliz na Renault e acho que em 2008 a equipe pode fazer um ótimo trabalho. Mas tenho outras opções - bastante interessantes - para o ano que vem", disse Kovalainen, que também não escondeu suas exigências: "Igualdade de condições com meu companheiro de equipe é muito importante. Não quero chegar na abertura da próxima temporada sabendo que não poderia disputar o título".

Caso a McLaren leve a sério a história de escolher um "escudeiro" para Lewis Hamilton, a negociação com Kovalainen provavelmente esfriaria. Mas, se a equipe inglesa resolver dar a mesma assitência aos seus pilotos - desde que eles não se tornem inimigos mortais dentro da pista - Kovalainen seria uma ótima escolha. A princípio, o finlandês parece estar em vantagem na disputa pelo cockpit vago na McLaren.

De férias enquanto os próximos testes coletivos da Fórmula 1 não chegam, Kovalainen aproveita para realizar outras atividades. Neste domingo, aliás, o finlandês participou da Maratona de Nova York, finalizando na 5371ª posição (4572º, entre os homens). Seu tempo: 3 horas, 36 minutos e 56 segundos, o melhor já registrado por um piloto da categoria (Jarno Trulli havia estabelecido o antigo "recorde", em 2000).

Enquanto isso, os principais adversários de Kovalainen na disputa pela segunda vaga da McLaren também aparecem na imprensa. O empresário de Adrian Sutil, por exemplo, disse que uma mudança para o time prateado seria um "sonho", mas que nada foi conversado até agora. Vale lembrar que Sutil é amigo pessoal de Lewis Hamilton, e isso poderia contar bastante a seu favor.

Por outro lado, Nico Rosberg viu suas chances de transferir-se para a McLaren esfriarem muito depois das recentes declarações de Patrick Head, um dos principais diretores da Williams. Ao jornal Mail on Sunday, Head foi bem claro: "Não vamos aceitar nenhuma proposta da McLaren". Pelo visto, Rosberg deve ficar preso à Williams até que seu contrato expire, no fim de 2008. Será que ele sai da disputa?

Não dá para garantir. O quebra-cabeças da Fórmula 1 ainda está longe de ser montado.

(Acabo de ler uma série de boatos sobre o substituto de Alonso. Um deles, inclusive, diz que a McLaren pode tentar o heptacampeão Michael Schumacher! Vamos tratar do assunto no post da noite, mas desde já fica a primeira impressão: duvido).

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

13 comentários:

Anônimo disse...

É uma boa opção mesmo. Eu ficaria entre Kovaleinen e Rosberg, se o Rosberg não conseguir sair da Williams seria ele mesmo minha escolha.

Anônimo disse...

Eu sei que estou sendo machista e etc etc mas não deixa de ser engraçado perceber que o Kova ficou atrás de pelo menos 800 mulheres na maratona de NY rs

Fabio disse...

Foi o que eu imaginei quanto às pretensões do Kova. Ele quer no mínimo igualdade de condições, isso porque é o máximo que ele consegue exigir hoje numa equipe de ponta.

Não sabia que ele tinha disputado a Maratona! Muito menos que outros pilotos, como o Trulli, também já correram. O Schumacher nunca tentou esse record??? Muito legal! Eu, que gosto de correr e corro semanalmente, não vislumbro sequer completar uma prova dessas um dia. Para mim o Kova mandou bem! E os patrocinadores devem ter ficado felizes ainda por cima.

A declaração do Patrick Head só tem uma conseqüência prática, valorizar o "passe" do Rosberg. Como você disse, isso esfria...

Ia sim passar batida a declaração,

Valeu, Gustavo!

Carlos Garcia disse...

Pobre Rosberg, é o que venho pensando há várias semanas, risos...

Bem, quanto ao Kova, ainda acho que acabará ficando mesmo é na Renault. É uma boa forma de valorizar o seu passe essa história de tanto se colocar na McLaren.

Como eu venho dizendo, está aberta a "Temporada do Balão", balão de ensaio... risos...

Sobre a maratona, eu acredito ser um absurdo que as equipes liberem seus pilotos para disputar uma competição como esse, afinal de contas, um participante que completa os 42 km perde 2 centímetros de altura, tamanha a agressividade com os ossos quando se passa dos 30km. Ou seja... á para profissionais...

Empresários, ministros, cantores ou que quer que seja que participe vá lá, mas alguém que depende do físico para ser competitivo em uma fase como a que vive a F-1 atualmente? Acho que não rola...

E espero que não tenha sido pedido do patrocinador... vale lembrar que a prova foi patrocinada pelo ING essa semana!!!

Net Esportes disse...

Eu não sabia que o Kova tinha ido pra Maratona, valeu por colocar a informação lá no meu blog.... eu acho muito legal que outros esportistas participem de eventos diferentes como esse...... eu já tive a oportunidade de acompanhar o Rubinho disputando uma prova de Triathlon.

Anônimo disse...

Em outro post no fim da semana passda eu disse que achava que a F1 iria ter umas 15 equipes... todo piloto ta negociando com 3/4 equipes, tem 5 que ja estão com a dupla formada.... Não que o kova seja mal piloto....mas ta falando muito. Ele deve ter uma ou duas opções, sendo que no caso de duas, uma é uma equipe bem pequena. A dança das cadeiras só vai se dar quando Alonso se decidir e diga-se de passagem que se dará de forma muito lenta, pois a Mclaren só pretende escolher seu "segundo" ano que vem.

Anônimo disse...

Hahaha...essa declaraçao do "Kova" sobre "igualdade de condiçoes" foi direto no coraçao do Ron Dennis..hehe..Acho q ficou mais q claro quem tinha razao na novela:Alonso x Hamilton x Mclaren.Rosberg acho q já ta fora da disputa pala vaga na Mclaren...e Sutil..ñ sei..Se a Mclaren quiser um escudeiro...SUTIL...se quiser um "piloto em igualdade de condiçoes"...Kovalainen...
OBS:essa história do Schumacher é um absurdo...É a mesma coisa de por o Zico pra jogar no Vasco...afff..

beijos,

Priscilla Bar

Anônimo disse...

Meu Deus, essa briga pra ver pra onde vai o Alonso e quem o substituirá na Mclaren tah pior q a briga do rebaixamento e da Libertadores no Brasileirão!
E o Kovalainen já chegou com moral...já foi falando de algumas exigências, do que ele quer...

Agora, falar em Michal Schumacher já começa a ser exagero! Daki a pouco um brasileiro faz um furo de reportagem falando q o Rubinho vai pra Mclaren!
Ateh!

Anônimo disse...

Pra quem conseguiu um modestíssimo 7º lugar com o carro bi-campeão do mundo, o 'Kova' tá com muita banca.

E com esse discurso vai ficar mesmo sendo 2º piloto, seja na Renault ou na McLaren.

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todos os comentários!

Fábio: Valeu pelo elogio! Você mencionou os patrocinadores, então lá vai mais uma informação: o Kovalainen correu pela equipe "ING", a seguradora que é a "title sponsor" da Renault. Realmente, a empresa deve ter ficado feliz com o desempenho do Kova!

Garcia: Também acho arriscado liberar pilotos para disputar competições como a maratona de Nova York. Mas as equipes não têm mais nenhum controle sobre eles. Prova disso foi o que aconteceu ao Montoya, em 2005, quando o colombiano perdeu algumas corridas por causa de um estúpido acidente de bicicleta.

Pantaneiro: É verdade, o Kovalainen está falando um pouco demais. Acho que ele percebeu sua péssima posição na dança das cadeiras da Fórmula 1: nesse momento, o finlandês tem grandes chances de acabar como escudeiro ou de Alonso (na Renault) ou de Hamilton (na McLaren).

Leandro: Não duvido nada que apareça alguém divulgando uma informação desse tipo sobre o Rubinho. Infelizmente, a McLaren nunca aceitaria um acordo com ele...

Guilherme: Como você disse, esse parece ser o destino de Kovalainen: 2º piloto na McLaren ou na Renault.

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Felipe Maciel disse...

O Kovalainen é o favorito à vaga na McLaren, que é uma equipe que faz jogo de equipe de uma maneira estranhíssima, apenas com equipamento, não com mudança de posições na pista. Sendo assim, o finlandês não precisa se preocupar, porque não terá de abrir para o inglês, pelo menos a princípio, nunca se sabe o que pode acontecer...

Essa do Schumacher eu entendi mais como uma ironia do Head, uma forma de despistar a todos sobre o Nico, a Williams já está cheia desses boatos. Schumacher voltando à F1, e pela McLaren é a maior bobagem que ouvi nos últimos tempos, o Head não falou para ser levado a sério, mas a mídia faz um estardalhaço doido com uma coisinha a toa.

Gustavo, a FBus tá de volta. Se liga hein!

Abs

Anônimo disse...

Esse finlandes tá cavando a COVA dele falando tanta besteira (pésssimo trocadilho mas tá valendo!!!) Se bobear ainda sobre para ele: fica Nelsinho na McLaren ou Williams e Alonsito com Fisico. Vamos ver mas não sou muito fã do Kova não uehuehueheu

Severino disse...

é isso aí!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!