domingo, 7 de outubro de 2007

Weekend Update - Mundial de Rally e Mundial de Turismo

Pelo terceiro ano consecutivo, a vitória no Rally da Espanha é de Sebastien Loeb. Neste domingo, o francês - palpite do Blog - confirmou seu favoritismo e faturou a edição 2007 da etapa espanhola, triunfando com 13.8s de vantagem para seu companheiro na Citröen, o piloto da casa Daniel Sordo.

Principal adversário de Loeb no campeonato, Marcus Grönholm venceu sete das dezoito especiais do Rally da Espanha. Mesmo assim, o finlandês da Ford não passou de terceiro, a quase quarenta segundos de seu rival. Mikko Hirvonen, também da Ford, veio a seguir, na quarta posição.

Atrás do Citröen do belga François Duval, Petter Solberg foi o melhor representante da Subaru. O norueguês - campeão mundial em 2003 - fechou na sexta posição. Na seqüência, o finlandês Jari-Matti Latvala, da Ford, e o australiano Chris Atkinson, da Subaru, completaram a zona de pontuação.

Com os resultados do Rally da Espanha, Sebastien Loeb encurtou sua distância para Marcus Grönholm na tabela do campeonato. O finlandês, que soma 96 pontos, ainda é o líder, mas Loeb já está colado, com 90. Em terceiro, com 74, Mikko Hirvonen é o único outro piloto que se aproxima da dupla que vem dominando o Mundial de Rally neste ano.

A seguir, a classificação final do Rally da Espanha.

1. Sebastien Loeb/França/Citröen, 3h22:50.5s
2. Daniel Sordo/Espanha/Citröen, a 13.8s
3. Marcus Grönholm/Finlândia/Ford, a 39.8s
4. Mikko Hirvonen/Finlândia/Ford, a 1:25.8s
5. François Duval/Bélgica/Citröen, a 2:28.7s
6. Peter Solberg/Noruega/Subaru, a 2:54.1s
7. Jari-Matti Latvala/Finlândia/Ford, a 3:38.2s
8. Chris Atkinson/Austrália/Subaru, a 4:22.4s
9. Xavier Pons/Espanha/Subaru, a 5:04.1s
10. Henning Solberg/Noruega/Ford, a 10:32.2s

Ainda faltam quatro etapas para o encerramento da atual temporada do Mundial de Rally. Como cada vitória vale 10 pontos, ainda há 40 em jogo. Agora, a próxima parada é o Rally da França, território de Sebastien Loeb, entre os dias 12 e 14 de outubro.


Em Monza, o Mundial de Turismo realizou sua décima e penúltima rodada dupla do campeonato deste ano. O fim de semana foi ótimo para o francês Yvan Muller, da SEAT, que venceu a primeira bateria, fez um quinto lugar na segunda e empatou em pontos com o líder da tabela de classificação, o inglês Andy Priaulx, da BMW.

Na corrida inicial, Muller largou da pole position e ganhou de forma apertada, recebendo a bandeirada apenas dois décimos à frente do seu companheiro de equipe, o espanhol Jordi Gene. Uma das minhas apostas, o britânico James Thompson, da Alfa Romeo, completou o podium.

O trio principal da BMW, que lidera o campeonato por equipes, não foi nada bem. Ao terminar em sétimo, o brasileiro Augusto Farfus Jr. foi o melhor representante da marca. O alemão Jörg Müller - meu outro palpite do fim de semana - não passou de 17º, enquanto Andy Priaulx abandonou após se envolver num acidente na primeira volta.

Na bateria final do dia, com grid invertido entre os oito primeiros, Jordi Gene saiu da sétima posição na largada para vencer pela primeira vez no ano. O italiano Nicola Larini, da Chevrolet, foi segundo. Atrá dele, James Thompson repetiu o resultado da corrida inicial e voltou a ser terceiro.

Augusto Farfus Jr. largou do segundo lugar e tinha boas possibilidades de vitória, mas bateu com o italiano Gabriele Tarquini, da SEAT, ainda na primeira volta. Dos pilotos da BMW, o único que chegou ao fim foi Jörg Müller, num fraco 15º. Andy Priaulx, mais uma vez, não recebeu a bandeira quadriculada.

Com os resultados de Monza, Priaulx e Yvan Muller estão empatados na tabela do campeonto, com 81 pontos. A batalha pelo título está basicamente entre os dois, embora outros quatro pilotos ainda tenham chances matemática de levar o troféu de campeão: Augusto Farfus Jr. (71), James Thompson (69), Jörg Müller (66) e Nicola Larini (61).

A última rodada dupla da temporada do Mundial de Turismo será nas ruas de Macau, no dia 18 de novembro. Nesta segunda, o Blog volta com a última edição do Weekend Update, com os relatos das etapas de Nascar e Fórmula Truck, além do Balanço dos Palpites. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do dia. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Mundial de Rally - www.rally-live.com
Mundial de Turismo - www.fiawtcc.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Gustavo avisa depois quando que dia vai passar a reprise do WTCC valeu?

Blog F1 Grand Prix disse...

Alex,

A reprise do WTCC vai ser mostrada na próxima quarta feira, às 23:50, no Sportv2.

Grande abraço!

Anônimo disse...

deu mole o farfus com essa batida na segunda corrida. eu vi ao vivo, dava para evitar. o brasil vai ficar sem campeões em categorias importantes nesse ano. massa passou longe na f-1, di grassi perdeu na gp2, tony e helinho também não foram bem na irl... o farfus era nossa ultima esperança mas pelo visto ele também não leva.