segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Weekend Update - A1 GP, Nascar e Balanço dos Palpites

A equipe da Nova Zelândia - liderada por Jonny Reid - foi a grande dominadora da rodada dupla da A1 GP em Brno, realizada neste domingo. O time neo-zelandês venceu as duas provas no belíssimo circuito checo e, de quebra, ainda assumiu a liderança do campeonato com o desempenho ruim da favorita África do Sul.

Na Sprint Race - a prova mais curta - a equipe sul-africada, representada por Adrian Zaugg, largou da pole position, mas já perdeu a ponta para a Nova Zelândia na primeira curva. A partir daí, Jonny Reid liderou com tranqüilidade e segurança até o fim, terminando quase seis segundos à frente seu mais próximo adversário, Robbie Kerr, do time da Grã-Bretanha.

A Irlanda, com Adam Carroll, completou o podium, seguida pela África do Sul, que caiu para quarto. Enquanto isso, a equipe do Brasil - comandada por Sergio Jimenez - saiu de nono e fechou em 11º, mais uma vez ficando muito perto da zona de pontuação, que vai até o décimo colocado.

Horas depois, na Feature Race, a Nova Zelândia repetiu o triunfo da bateria anterior. Dessa vez, Jonny Reid ficou em segundo na maior parte da prova, vigiando a líder Holanda, do jovem Jeroen Bleekemolen. Na última janela de pit stops, o piloto do time neo-zelandês deu o bote e assumiu a ponta, que não perderia até a bandeirada.

A equipe holandesa chegou em segundo, com a Suíça de Neel Jani fechando o podium. Por sua vez, o Brasil largou do sexto lugar no grid e manteve-se sempre entre os primeiros colocados. No fim, Sergio Jimenez perdeu uma posição e terminou em sétimo, marcando quatro pontos. Ao mesmo tempo, a África do Sul não passou de 16º, perdendo a ponta no campeonato para a Noca Zelândia.

Minha aposta na equipe sul-africana não foi tão ruim, já que Adrian Zaugg fez até a pole na bateria inicial. Meu outro palpite, porém, foi horroroso. Resolvi jogar minhas fichas no time da Malásia, que havia vencido as duas corridas da rodada dupla de Brno no ano passado. Não deu certo: o representante do país asiático, Alex Yoong, foi apenas 17º e 14º. Nesta previsão, errei de longe...

Com os resultados deste fim de semana, a Nova Zelândia lidera o campeonato da A1 GP, com 37 pontos. Logo atrás, aparece a África do Sul, somando 36. Holanda e Grã-Bretanha - empatadas em 31 - e França e Suíça, iguais em 29, não estão longe dos ponteiros. Mais atrás, o Brasil aparece em 11º, com quatro pontos.

A próxima rodada dupla da A1 GP está marcada para o dia 25 de novembro, em Sepang, na Malásia.


Jeff Gordon ganhou pela segunda vez consecutiva e já começa a abrir vantagem no play off da Nascar. No último sábado, o piloto do carro 24 venceu a etapa de Charlotte, apenas uma semana após ter triunfado em Talladega, e estabeleceu uma distância de 68 pontos para seu rival mais próximo no campeonato, Jimmie Johnson.

Confirmando a boa fase, Clint Bowyer terminou em segundo, seguido por Kyle Busch. Na seqüência, completando o top 5, vieram Jeff Burton e Carl Edwards. Por sua vez, Jimmie Johnson - palpite do Blog - liderou 79 das 337 voltas, mas teve um problema de superaquecimento na parte final da prova e não passou de 14º.

Pior ainda foi a noite de Juan Pablo Montoya. O colombiano envolveu-se num acidente e nem completou a corrida, sendo classificado em 37º. A etapa de Charlotte, embora não muito memorável, teve um fim emocionante: o pole Ryan Newman perdeu a vitória ao rodar na liderança com menos de cinco voltas para a bandeirada, deixando o caminho livre para o sexto triunfo de Jeff Gordon em 2007.

Após a prova de Charlotte, Gordon lidera o play off da Nascar, com 5880 pontos. Logo a seguir, vêm Jimmie Johnson (5812), Clint Bowyer (5802), Tony Stewart (5682) e Carl Edwards (5640). Juan Pablo Montoya aparece em 21º, somando 2959. Agora, a próxima etapa da categoria é no mini-oval de Martinsville, no dia 21 de outubro.


Desempenho não mais do que razoável do Blog nas apostas do fim de semana. No total, foram dois acertos em oito possíveis, uma média que poderia ter sido melhor, é verdade. Hora do temido Balanço dos Palpites:

A1 GP - Vencedor: Nova Zelândia (duas vezes). Palpites: África do Sul (quarto e 16º) e Malásia (17º e 14º)
DTM (corrida) - Vencedor: Jamie Green. Palpite: Bruno Spengler (quarto)
DTM (título) - Campeão: Mattias Ekström. Palpite: Bruno Spengler (vice-campeão)
MotoGP - Vencedor: Casey Stoner. Palpite: Casey Stoner (primeiro)
Mundial de Rally - Vencedor: Sebastien Loeb. Palpite: Sebastien Loeb (primeiro)
Nascar - Vencedor: Jeff Gordon. Palpite: Jimmie Johnson (14º)
Stock Car - Vencedor: Cacá Bueno. Palpite: Ingo Hoffmann (11º)

Vejamos: fora os dois acertos (Stoner e Loeb), cheguei perto do vencedor duas vezes (África do Sul e Spengler), sequei alguns favoritos (Johnson e Ingo) e errei feio ao apostar na Malásia. Meu prognóstico para o campeão da DTM também não deu certo. No geral, um aproveitamento que não chega a ser bom, mas também está longe de ser ruim.

Ao longo desta segunda, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo do automobilismo. Até mais!

Crédito das fotos:
A1 GP - www.a1gp.com

7 comentários:

Anônimo disse...

Gustavo, só passando por aqui para te comprimentar pela ótima cobertura do fim de semana. Cheguei agora a noite e encontrei todo o resumo no seu Blog. Parabéns!

Anônimo disse...

faço as minhas as palavras do aurélio aqui encima. Acabei de voltar da minha viagem e já fiquei atualizado com seus posts. Só não vou comentar em todos pq estou com preguiça agora, mas belo trabalho!!!!

Anônimo disse...

Mandando bem nas notícias, hein!!!
Agora aqui é o Jornal da Velocidade.

Meu palpite na Stock Car bateu na trave: Thiago Camilo. Acho que ele vai dar trabalho pro Cacá na disputa do título.

Mas agora a semana é da F1...

Parabéns pelas análises e comentários.

Marcio Kohara disse...

Opa! Mandando bem nos palpites, hein, Gustavo. Tá bem melhor do que no começo. hein? =OP hehehe

Se bem que, hoje em dia, apostar no Sebstien Loeb no asfalto é mais garantido que apostar em fracasso da Honda. =OP hehhe

Abraço!

Blog F1 Grand Prix disse...

Galera, obrigado mesmo pelos elogios! Vamos ver seu eu acerto o meu palpite para Interlagos agora.

Grande abraço a todos!

Gustavo

Vitor disse...

Fala Gustavo, beleza? Fazia um tempinho que eu não passava por aqui né...

Montuyucho na Nascar é piada né... E pensar que um dia apostei nele como uma das futuras estrelas da F-1, hehehe...

E por acaso você assistiu a transmissão da A1 GP na RedeTV? O que achou? Eu, particularmente, achei ruim, hehehe! Preferi ficar assistindo (ou quase isso) a sonolenta corrida de Stock... Estou bem crítico hoje, hahaha...

Abraço!

Anônimo disse...

Gustavo, fiquei fora o fim de semana e só voltei agora, por isso não comentei nos últimos dias. Não acho que voce tenha ido mau nos palpites, eu não teria acertado quase nenhum se tivesse apostado. Só o Loeb seria acerto meu, eu acho. Vamos ver agora INTERLAGOS!!