domingo, 14 de outubro de 2007

Weekend Update - DTM

O sueco Mattias Ekström conquistou o segundo título de sua carreira na DTM após terminar em terceiro na finalíssima da categoria, disputada hoje em Hockenheim. Três anos após vencer seu primeiro campeonato, em 2004, o piloto da Audi repetiu a dose ao derrotar seus dois principais adversários na temporada: o canadense Bruno Spengler - palpite furado do Blog - e o alemão Martin Tomczyk.

A Mercedes não levou o título, mas ficou com a vitória na derradeira etapa do campeonato. Cortesia do inglês Jamie Green, que já havia triunfado na prova anterior da DTM, em Barcelona. O alemão Timo Scheider, da Audi, foi segundo. Atrás do campeão Ekström, Spengler fechou em quarto, seguido de mais uma representante germânico, Bernd Schneider.

Mais de 150.000 pessoas foram a Hockenheim para presenciar a emocionante finalíssima do campeonato. Já na largada, um dos candidatos ao título viu suas chances irem para o espaço: Martin Tomczyk envolveu-se num toque com Gary Paffet e Timo Scheider, caindo para as últimas posições. Ele ainda faria uma boa corrida de recuperação, mas não conseguiria passar de nono.

Por sua vez, Mattias Ekström estava determinado a conquistar seu bi-campeonato. Ao longo da prova, o sueco chegou a assumir a liderança, mas foi ultrapassado por Jamie Green e Timo Scheider. Para levar o título, Ekström ainda precisou segurar a pressão de Bruno Spengler nas últimas voltas. No fim, os dois rivais ficaram separados por apenas 0.4s.

Como sempre, o encerramento da temporada da DTM foi um show à parte. Ao receber a bandeirada, o vencedor Jamie Green foi recepcionado por uma chuva de fogos de artifício. Não foi o final da festa: os pilotos ainda levaram o público ao delírio com uma seqüência de "zerinhos", tradição da categoria.

Com os resultados de Hockenheim, Mattias Ekström levou o título ao somar 50 pontos. Bruno Spengler, que fechou com 47, ficou com o vice-campeonato. Na seqüência, Martin Tomczyk (40) foi terceiro, seguido de Jamie Green (34,5) e Paul di Resta (32). Entre as equipes, o título ficou com a Audi Sport Team Abt, de Ekström e Tomczyk.

A seguir, a classificação da corrida de Hockenheim:

1. Jamie Green/Inglarerra/Mercedes, 37 voltas em 1h00:19.948s
2. Timo Scheider/Alemanha/Audi, a 3.696s
3. Mattias Ekström/Suécia/Audi, a 7.235s
4. Bruno Spengler/Canadá/Mercedes, a 7.669s
5. Bernd Schneider/Alemanha/Mercedes, a 11.079s
6. Tom Kristensen/Dinamarca/Audi, a 19.658s
7. Alexandros Margaritis/Grécia/Mercedes, a 23.174s
8. Paul di Resta/Escócia/Mercedes, a 29.158s
9. Martin Tomczyk/Alemanha/Audi, a 33.185s
10. Daniel la Rosa/Alemanha/Mercedes, a 34.792s

Logo abaixo, a tabela final da temporada 2007:

1.EKSTRÖM, 50 pts; 2. Spengler, 47 pts; 3. Tomczyk, 40 pts; 4. Green, 34,5 pts; 5. di Resta, 32 pts; 6. Schneider, 31,5 pts; 7. Scheider, 25 pts; 8. Hakkinen, 22 pts; 9. Paffet, 20,5 pts; 10. Margaritis, 16 pts; 11. Prémat, 13 pts; 12. Rockenfeller, 11 pts; 13. la Rosa, 10 pts; 14. Kristensen, 9 pts; 15. Abt e Lauda, 4 pts; 17. Luhr, 1 pt; 18. Biela, Winkelhock, Stoddart, Werner, Carroll e Ickx, 0 pts.

Até o fim do dia, o Blog volta comentando as atividades de A1 GP, MotoGP, Mundial de Rally e Nascar. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: www.dtm.com

6 comentários:

enrique disse...

Essa corrida deve ter sido muito melhor que a da Stock...

ricardo disse...

150000????? Mas esses caras exageram também!!!

Eu queria ver muito essa corrida mas não achei pela internet. É uma burrice enorme de Sportv, Espn e etc ignorarem a DTM. É uma categoria bem melhro do que outras aí que elas vivem patrocinando..

Fico puto mesmo porque eu tenho esse SPEEED que só passa corrida americana e ignora a DTM que é muito melhor do que as trilhões de categoria da nascar!!!!!

Leandro disse...

Po, concordo com a pessoa acima, queria ver a DTM em outro canal. Já vi uns highlights na ESPN ou na Speed (quando tinha), naum lembro direito, e parecia ser interessante.
Ateh!

OBS: Bem q vc falou Blog, é muito bom ver um F-1 na sua frente a 200 km/h! Fui lah no Aterro e no final ainda consegui tirar foto com o André Azevedo!

Blog F1 Grand Prix disse...

Leandro,

Valeu a pena não? Realmente, ver um carro de Fórmula 1 ao vivo é uma sensação indescritível. Se você tiver alguma foto ou vídeo, pode mandar para mim se quiser!

Grande abraço!

Gustavo

Nelson disse...

Belo público... parece, a DTM, ser uma categoria bem interessante, ainda bem que saiu tudo bem depois daquele episódio de Barcelona. Parabéns pelo blog, Gustavo, eu quase nunca comento as notícias (é raro eu ter algo a acrescentar...), mas sou teu leitor assíduo (ou quase, tem dia que não dá, mesmo...). Abraço, Nelson.

Blog F1 Grand Prix disse...

Nelson,

Obrigado mesmo pelos elogios! Eles são um enorme incentivo para mim.

Grande abraço!

Gustavo