Já não é novidade para ninguém que Fernando Alonso está, sim, tentando forçar sua saída da McLaren. O problema é que o espanhol esbarra na sua multa rescisória, alta demais mesmo para equipes bastante interessas em contratar seus serviços, como a Renault. Assim, a novela "Para onde vai Fernando Alonso?" vai se arrastando, e só deve acabar depois do próximo Grande Prêmio do Brasil.
Enquanto isso, parte da mídia especializada, sem maiores assuntos para especular, continua jogando no ar vários boatos envolvendo o nome de Alonso. O novo rumor é que a Mercedes - a parceira da McLaren - teria decidido apoiar a saída do bi-campeão após uma reunião de sua mesa diretora. A fonte é o jornal alemão Bild.
Nesse caso, não há como adivinhar se a notícia é verdadeira ou se não passa de pura bobagem. A princípio, parece mais provável mesmo que a Mercedes tenha perdido a paciência com Alonso, depois de todas as demonstrações de rebeldia por parte do espanhol. Apesar disso, ainda é muito prematuro afirmar com convicção que a montadora alemã que ver o bi-campeão fora da McLaren.
Prova disso é que o principal dirigente de competições da Mercedes, Norbert Haug, negou nesta quarta, em entrevista à agência Deutsche Presse Agentu, a possibilidade de contratação dos alemães Nico Rosberg e Sebastian Vettel, apontados pela mídia como prováveis substitutos de Alonso. Segundo Haug, "os dois têm condições de pilotar para a McLaren", mas não estão em negociações com o time prateado.
Sobre Alonso, Haug foi claro: "Só vamos decidir sobre esse assunto após o Grande Prêmio do Brasil", disse o diretor da Mercedes. Sendo assim, a Fórmula 1 vai precisar esperar pelo fim da temporada para conhecer o destino do bi-campeão. Alonso fica na McLaren, vai para a Renault ou apronta uma surpresa e emplaca a próxima temporada numa Toyota da vida?
Façam suas apostas. Eu, como já disse aqui algumas vezes, jogava minhas fichas na permanência do bi-campeão na McLaren, mas mudei de opinião após os acontecimentos do G.P. da China. A torcida do time prateado por Lewis Hamilton em Xangai, convenhamos, foi descarada demais. Agora, está absolutamente claro que Alonso quer sair da equipe.
E que parte da McLaren também não agüenta mais ver a cara do espanhol.
A temporada 2007 serviu para mostrar que não só as mídias inglesa e alemã são capazes de produzir matérias sem o menor fundo de verdade. Os jornalistas da Espanha se superaram ao longo do ano, e ainda continuam escrevendo besteiras inacreditáveis. É o caso da manchete de hoje do diário AS: "Fernando Alonso pode substituir Kimi Raikkonen na Ferrari em 2009".
Isso, sim, é um boato absurdo. Antes, a tese do jornal: com a renovação do contrato de Felipe Massa até 2010, Kimi Raikkonen ficou desprevilegiado na Ferrari e tem chances de perder seu emprego para Fernando Alonso, sonha antigo da equipe vermelha, daqui a dois anos. Tudo bem, a história até faz um mínimo de sentido.
Mas falta responder a uma pergunta: por que a Ferrari abriria mão de Raikkonen? Existe motivo para isso? Será que Alonso vale tanto assim? Algumas vezes, a cegueira da imprensa espanhola impede qualquer tipo de reflexão mais profunda. Raikkonen é querido na Ferrari, e realiza um trabalho bom o suficente para permanecer prestigiado no time de Maranello.
Já disse isso antes e repito: a Ferrari não é equipe de ficar trocando de pilotos sem motivos realmente importantes. Desde 1996, o time de Maranello só realizou três mudanças, com as saídas de Eddie Irvine, Rubens Barrichello e Michael Schumacher. É muito pouco. No cenário atual, aposto que Massa e Raikkonen continuam juntos na equipe vermelha por mais umas quatro temporadas, mais ou menos.
Alonso, por melhor que seja, não é visto com tanta idolatria pelos dirigentes da Ferrari.
A notícia vem do site Autosport: o tradicional circuito de Silverstone, sede fixa do Grande Prêmio da Inglaterra desde 1987, anunciou planos de modernização para chegar aos padrões de exigência de Bernie Ecclestone e da Formula One Management, a empresa que cuida dos interesses da categoria.
Constantemente ameaçados de exclusão do calendário por causa dos problemas de infra-estrutura de Silverstone, os organizadores do Grande Prêmio da Inglaterra estão fazendo um grandioso esforço para manter a etapa fora de risco. Ao que parece, finalmente a pressão de Ecclestone está surtindo efeito.
As medidas, que incluem a construção de hotéis e de uma nova sala de conferência, por exemplo, são bastante necessárias. Afinal, as corridas européias perderam muito prestígio nos últimos anos com o avanço de várias nações asiáticas, que estão perto de acabar com a eterna hegemonia do Velho Continente no calendário da Fórmula 1.
Mesmo o fenômeno Lewis Hamilton poderia não ser suficiente para segurar o Grande Prêmio da Inglaterra na categoria. Ainda bem que Silverstone está se preparando para continuar na Fórmula 1 por muitos anos. Uma das poucas remanescentes da "velha guarda", ao lado de Interlagos, Mônaco, Monza e Spa-Francorchamps, a pista inglela não pode ficar de fora da categoria.
Manter um pouquinho de tradição, às vezes, não vai fazer nada mal à Fórmula 1.
O vídeo do dia é mais um aquecimento para o Grande Prêmio do Brasil do próximo domingo. Agora, as imagens - narradas por Luciano do Valle - mostram um momento histórico: a dobradinha de José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi na prova de 1975. Vale a pena conferir:
Nesta quinta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número três da lista do Dez Acidentes Mais Espetaculares da História. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!
Nesta quinta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número três da lista do Dez Acidentes Mais Espetaculares da História. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Norbert Haug - http://www.gpupdate.net/Demais - http://www.f1-live.com/
5 comentários:
de novo essa história do futuro do alonso? A imprensa não tem mesmo do que mais falar
E ridículo mesmo esse boato do ALonso na Ferrari!!
Quero ver Alonso é na SUPER AGUUURI!!!!!
Tem chance??
Fernando,
Por enquanto, ainda não...
Grande abraço!
Gustavo
Eu simplesmente desprezei esse boato dele na Ferrari, os caras não param de inventar, as vezes irrita, se é para inventar que faça algo criativo, ora...
O As está entre os piores, mas o Bild é insuperável. Dessa vez, até que o jornal alemão aliviou mas o espanhol partiu pro absurdo, não quiseram nem saber.
Falando o português claro os europeus andam meio idiotas, isso sim!!!
Se a Ferrari prestigiou Felipe Massa em baixa porquê desprestigiaria um piloto que foi bem, tão bem no final da temporada?
Já sobre Alonso e a Mercedes, eu tenho absoluta certeza que Fernando não fica na McLaren, mas vão aproveitar até o último momento o assunto, pois enquanto não fizerem o anúncio a McLaren e a Mercedes estarão sendo citadas aos quatro cantos, é uma bela forma de se recuperar a imagem negativa deixada pelo escândalo de espionagem.
E dá-lhe Mercedes, foto do Alonso com anúncio do Santander e blá, blá, blá... risos...
Postar um comentário