Agora, sim, a dança das cadeiras está esquentando. Nesta quarta, uma série de notícias deram novo fôlego ao mercado de pilotos, antes parado por causa da indefinição de Fernando Alonso. O espanhol, finalmente, parece determinado a encerrar a chata e arrastada novela sobre seu destino na próxima temporada.
Considerando as notícias mais recentes, seu futuro está com a Renault. Quem garante é a revista espanhola Autopista, que publicou hoje uma reportagem dando conta de que Alonso já teria, inclusive, conhecido detalhes do R28, o modelo da equipe francesa para o ano que vem. Se, de fato, o espanhol voltar ao seu ex-time, a Fórmula 1 veria uma reação em cadeia.
Mas vamos nos concentrar em Alonso, por enquanto. Segundo a Autopista, o contrato do bi-campeão com a Renault seria de dois ou três anos, para evitar uma transferência do espanhol para a Ferrari em 2009. O encontro com Flavio Briatore e Pat Symonds, principais articuladores da volta de Alonso à Renault, teria se dado em Fuji, durante o Grande Prêmio do Japão.
Caso volte para a equipe francesa, o bi-campeão concentraria as atenções do time. Assim, a maior possibilidade é que Heikki Kovalainen seja o escolhido para ser seu companheiro. Nelsinho Piquet, nessa hipótese, ficaria em situação difícil. Sem vaga na Renault, o brasileiro não teria para onde ir. Isso porque a Williams - uma possível opção - pode estar fechando contrato com Giancarlo Fisichella.
O italiano, dispensado pela Renault, é importante para a equipe inglesa por causa de sua experiência. Depois que perdeu o aposentado Alexander Wurz, a Williams deseja ter um piloto bem rodado para desenvolver seu carro. Fisichella, assim, cairia como uma luva. A tese, só para constar, também é da revista Autopista.
A publicação, aliás, vai ainda mais longe: também crava Nico Rosberg na McLaren, como substituto de Fernando Alonso. Essa possibilidade - é bom que se diga - não é lá muito improvável. Até porque o jornal Marca publicou, também hoje, uma matéria idêntica, garantindo que o alemão é considerado, pelo time prateado, o melhor nome para substituir Alonso.
Por fim, o último boato do dia dá conta de que Ralf Schumacher pode estar se transferindo para a Super Aguri em 2008. Tudo por causa de uma entrevista do alemão ao site Autosport. Nela, Ralf afirma estar confiando na sua permanência na Fórmula 1 e que isso "seria terrível para os ingleses". Pois bem, o único dos atuais pilotos da Terra da Rainha ainda não confirmado para a próxima temporada é Anthony Davidson...
Analisando todo o panorama com calma, chega-se a uma principal conclusão: Fernando Alonso está fazendo de tudo para sair da McLaren, e já perdeu completamente o pudor nessa tentativa. Se Lewis Hamilton, ficar com o título, o espanhol deixa o time prateado com toda a certeza. Caso aconteça uma zebra e Alonso ganhe o campeonato, a possibilidade de mudança para a Renault diminui um pouco, mas ainda é a mais provável.
Até a semana passada, eu ainda apostava na permanência de Alonso na McLaren. Mudei de idéia. Com os acontecimentos do G.P. da China e as notícias de hoje, aposto que o espanhol transfere-se para a Renault em 2008. Deixando, assim, o caminho livre para Nico Rosberg ocupar seu lugar no time prateado ou, numa hipótese mais fantasiosa, Sebastian Vettel.
Ao mesmo tempo, continuo acreditando que Giancarlo Fisichella vai para a Williams, como eu já havia dito lá em junho. Infelizmente, para Nelsinho Piquet, restaria apenas a segunda vaga da equipe inglesa - caso Kazuki Nakajima não seja efetivado - ou mais um ano como piloto de testes na Renault. Sobre Ralf Schumacher, não tenho muito a comentar. Nessa altura, o futuro do alemão é uma incógnita completa.
Vamos esperar, mas algo me diz que as respostas para todas essas perguntas devem começar a ser dadas logo, logo...
Em meados de 2006, a FIA anunciou a realização de um processo para escolher a futura 12ª equipe da Fórmula 1. Nada menos que 22 candidatas apareceram. Entre elas, organizações conhecidas no automobilismo de base, como a Carlin, e ex-times da própria categoria, exemplos de Jordan e Minardi.
Depois de uma longa novela, a FIA optou pela Prodrive, uma escuderia liderada pelo experiente David Richards. Considerando o belo histórico da equipe no Mundial de Rally, parecia que a entidade máxima do automobilismo havia, finalmente, feito uma escolha certa. Mais uma vez, porém, a FIA conseguiu se enrolar numa decisão das mais importantes.
Nesta quarta, a Prodrive admitiu o que todos já esperavam: a possibilidade de nem alinhar no grid da Fórmula 1 em 2008. Tudo por causa de uma interpretação confusa do regulamento, que levou o time novato a acreditar que poderia contar com um chassis de outra escuderia para competir na próxima temporada. O problema é que a intenção vai contra as regras do Mundial de Construtores...
Mais do que nunca, a Prodrive está completamente enrolada. Seu acordo com a McLaren de Ron Dennis, que parecia sacramentado, deu para trás. Agora, faltando só seis meses para a sua estréia na Fórmula 1, a equipe estreante ainda não conseguiu chegar perto de anunciar seus planos. Não tem chassis, nem motores e - muito menos - pilotos.
David Richards é um sujeito respeitado, é verdade, mas sua Prodrive já está se tornando um mico monumental.
Um programa imperdível para quem estiver no Rio de Janeiro no próximo domingo: a Petrobrás vai realizar, às 11 horas, no Aterro do Flamengo, uma sensacional exibição com carros de várias categorias. A estrela maior é o FW29, modelo usado pela Williams na atual temporada da Fórmula 1.
Nico Rosberg deve pilotar o carro da equipe inglesa no evento, que também vai contar com carros de Stock Car e Fórmula Truck, além de karts e motos de diversos tipos diferentes. Para o público carioca - impedido de utilizar sua única praça para a prática do esporte, o autódromo de Jacarepaguá - trata-se de uma oportunidade única.
Sinceramente, essa não dá para perder.
O vídeo do dia é uma dica do amigo Marcos, sempre muito presente nos comentários. Trata-se da forte pancada de Fabiano Brito na etapa da Fórmula Truck em Curitiba, no último domingo. Seu caminhão ficou com o acelerador travado e ele não teve como evitar o choque com a barreira de proteção, não sem antes levar uma placa de publicidade junto:
Nesta quinta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número seis da lista dos Dez Acidentes Mais Espetaculares da História. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!
Crédito das fotos:
David Richards - http://www.auto.sina.com/
FW 29 - http://www.f1-fansite.com/
Demais - www.gpupdate.net
6 comentários:
gostou desse vídeo que eu te mandei, né? Porrada gigante desse cara, só imagino como é ficar com o acelerador travado com um caminhão desse tamanho!!
olá, bem feito seu blog, parabéns.
Pedro Paulo,
Obrigado pelos elogios! Qualquer sugestão, mande para blogf1grandprix@hotmail.com
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Não duvido de Ralf na Aguri e Fisico na Williams mas não ponho a mão no fogo em hipótese alguma. A declaração de ralf abre várias interpretações e Fisichella fracassou na saída de Alonso da Renault, mostrando que não é capaz de manter o desenvolvimento de um carro, não vejo em que seria útil na Williams.
O Frank não vai perder o Nico tão facilmente, não sem um piloto para ser financeiramente valorizado em sua mão. Enfim: o único boato que realmente me convenceu foi o principal, Alonso na Renault. O ING vai ter que soltar a grana! Sem quiser...
Abs
Uma coisa eu acho certa, o Alonso na McLaren não fica ..... !!
Fisichella, Ralf, Wurz e Rubinho já são ex-pilotos em atividade. Podem, no máximo, trabalhar numa equipe mediana como pilotos de teste e é isso que deve ocorrer em 2008. As equipes vão colocar pilotos jovens, com potencial e, se possível, com bom patrocínio de suporte. Se der algo errado, usam o Plano B: colocam os pilotos de testes pra cumprir a temporada ou o Plano C: fazem o famoso “troca-troca” no fim da temporada.
Uma coisa que não dá pra aceitar é o Alonso estar se acertando com a Renault durante o GP China. Isso já vem sendo tratado desde o meio do ano com o vazamento das informações de espionagem.
O Kovalainen, que até então vinha mal durante o campeonato, passou a pontuar em todos os GPs, exceto da China. O Fisichella só pontuou em 2 GPs.
Coincidência??? Claro que não.
Postar um comentário