domingo, 7 de outubro de 2007

Análise do Grande Prêmio - China/Xangai - 07/10/2007

Análise dos pilotos:

Kimi Raikkonen
Corrida perfeita. Uma vitória para coroar um fim de semana em que o finlandês foi realmente o melhor. Por todos os acontecimentos extra-pista, é o preferido de muita gente para o título.
Nota final: 10

Fernando Alonso
Brilhou sua estrela mais uma vez. Incrível como a sorte do espanhol nunca o abandona. Agora, Hamilton que se cuide. Alonso, embora claramente isolado na McLaren, vai com tudo para Interlagos.
Nota final: 8

Felipe Massa
Perdeu a disputa com Alonso pelo segundo lugar e terminou num apagado terceiro. Sem dúvidas, por mais que digam o contrário, foi o menos forte piloto do "G4" na temporada.
Nota final: 6

Sebastian Vettel
Com uma Toro Rosso, não havia como conseguir melhor resultado. Uma semana depois do inferno de Fuji, deu a volta por cima e mostrou que, definitivamente, é alguém especial.
Nota final: 10

Jenson Button
Belíssima prova do inglês. Mostrou a sua habilidade natural em pista escorregadia e contou com uma tática inteligente da Honda - quem diria! - para subir ao quinto lugar.
Nota final: 9

Vitantonio Liuzzi
Uma sexta posição conseguida na raça após segurar Heidfeld, nas últimas quinze voltas, com um carro bastante inferior. É um piloto que não merece ser esquecido pela Fórmula 1.
Nota final: 9

Nick Heidfeld
Fim de semana difícil. Sofreu duas quebras na sexta e classificou-se numa posição abaixo da média no sábado. Na corrida, um desempenho mediano. Faltou vontade para superar Liuzzi.
Nota final: 6

David Coulthard
O escocês teve um ótimo desempenho na classificação, mas perdeu tempo ao trocar para pneus de seco antes do ideal. Mesmo assim, ainda salvou um merecido pontinho.
Nota final: 7

Heikki Kovalainen
Prova complicada. Com um carro inguiável, foi sendo sucessivamente superado na primeira metade da prova. Cometeu vários pequenos erros, mas ainda assim chegou perto dos pontos.
Nota final: 6

Mark Webber
Tentou dar o pulo do gato ao ser o primeiro a trocar para pneus de seco, mas a tática não deu muito certo. Está prestes a perder a disputa interna para Coulthard, embora dê uma goleada em classificações.
Nota final: 6

Giancarlo Fisichella
Seu único bom momento em Xangai foi uma agressiva ultrapassagem sobre Button, quando o inglês havia acabado de sair dos boxes. De resto, nada de especial. Chegou atrás de Kovalainen mais uma vez.
Nota final: 4

Alex Wurz
Dessa vez, foi combativo. Completou apenas em 12º, mas não foi tão mal assim. Se tivesse optado por uma parada só, poderia ter conseguido um resultado bem melhor.
Nota final: 5

Jarno Trulli
Pelo segundo G.P. consecutivo, teve um desempenho bem abaixo do esperado. Foi mal na classificação e não chegou nem perto dos pontos na corrida. Tem contrato até o fim de 2008. Depois disso...
Nota final: 4

Takuma Sato
Largou lá atrás e fez o que pôde com a sua capenga Super Aguri. Ao menos não cometeu erros e se manteve longe de acidentes, ao contrário de Davidson.
Nota final: 5

Rubens Barrichello
Muito fraco. Mal na classificação, bateu com Davidson no início e terminou uma volta atrás de Button. Pela primeira vez na carreira, vai passar um ano inteiro sem marcar pontos.
Nota final: 2

Nico Rosberg
Vinha no bolo quando uma saída de pista arruinou sua corrida. De qualquer maneira, dificilmente conseguiria alguma coisa.
Nota final: 4

Sakon Yamamoto
Para os seus padrões, um bom desempenho. Chegou a andar na frente de Sutil no início, e levou o carro até o fim sem cometer nenhum erro de nota. Cumpriu seu papel.
Nota final: 5

Robert Kubica
Pela primeira vez, tinha uma chance real de vitória. Era o líder, já tendo feito a sua única parada, quando um problema de câmbio encerrou sua corrida. Uma pena. Seria, no mínimo, segundo.
Nota final: 9

Lewis Hamilton
Enfim, errou. Justamente quando não podia. Se levar o troféu de campeão, ninguém vai lembrar da pataquada na entrada dos boxes. Caso contrário, porém, ela ficará marcada na carreira do inglês.
Nota final: 3

Ralf Schumacher
Agora que já teve confirmada sua saída da Toyota, resolveu acelerar. Saiu da pista três vezes, mas fez uma corrida elogiável. Pela primeira vez em muito tempo, mostrou determinação.
Nota final: 6

Adrian Sutil
Um acidente forte e estranho, dentro do pit lane, pôs fim à corrida do alemão. Antes disso, porém, ele já vinha mal, sentindo dificuldades inclusive para bater Yamamoto.
Nota final: 3

Anthony Davidson
Voltou a superar Sato na classificação, mas o acidente com Barrichello logo na segunda volta estragou a sua corrida. Vai passear em Interlagos e depois curtir as férias.
Nota final: 4

Os destaques: Kimi Raikkonen, Sebastian Vettel e Jenson Button
Os piores: Rubens Barrichello, Adrian Sutil e Lewis Hamilton

Análise das equipes:

McLaren
Um erro imperdoável ao hesitar em chamar Hamilton para um parada urgente de troca de pneus. Mais do que nunca, está clara a torcida pelo inglês dentro da equipe. Alonso foi segundo e ninguém comemorou.
Cotação: **

Ferrari
Teve o melhor carro do fim de semana. Só não fez a dobradinha porque precipitou-se na tática de Massa. Por sua vez, Raikkonen fez corrida irrepreensível e conquistou a 200ª vitória da história da equipe vermelha.
Cotação: ****

BMW
Sofreu, ao todo, três quebras no fim de semana. Incluindo a que tirou Kubica da corrida quando o polonês liderava e tinha uma chance real de vitória. Ao menos, Heidfeld salvou dois pontinhos.
Cotação: **

Renault
Deixou de marcar pontos pela primeira vez no ano, o que nem importa muito. Nessa altura, a Renault já está completamente concentrada no carro do ano que vem.
Cotação: **

Williams
Não adaptou-se à pista de Xangai e teve um dos piores fins de semana do ano. Assim como a Renault, só tem olhos para 2008.
Cotação: *

Red Bull
Muito bem na classificação. Poderia ter pontuado com os dois carros, mas a tática de trocar para pneus de seco antes do pelotão não rendeu. De qualquer forma, ainda pontuou com Coulthard.
Cotação: ***

Toyota
Ralf conseguiu uma ótima posição no grid e era um dos principais animadores da prova até abandonar. Por outro lado, Trulli foi burocrático e praticamente não apareceu.
Cotação: **

Toro Rosso
Antes de Xangai, a equipe havia conseguido um único ponto em 33 corridas de história. No G.P. da China, marcou oito. Melhor, impossível. Merece a nota máxima.
Cotação: *****

Honda
O quinto lugar de Button deve ser dividido entre o piloto, que não cometeu erros, e a equipe, finalmente acertando na tática. Barrichello teve péssimo desempenho, mas o time nem notou.
Cotação: ****

Super Aguri
Se não bastasse a lentidão do carro, ainda foi ultrapassada pela Honda em pontos. Agora, resta trabalhar recuperar-se em 2008. Em Interlagos, a equipe não deve conseguir muita coisa.
Cotação: *

Spyker
Alegria de equipe pequena dura pouco. Uma semana após marcar seu primeiro pontinho em Fuji, o time laranja voltou à lanterna moral no Mundial de Construtores com o pulo da Toro Rosso.
Cotação: *

A destaque: Toro Rosso
A pior: Spyker

Análise da corrida:

O Grande Prêmio da China não foi espetacular como a corrida de Fuji, há uma semana. De qualquer forma, passou longe de ser monótono. Robert Kubica poderia ter aprontado uma surpresa, mas quebrou quando liderava. O pelotão intermediário teve lutas animadas, com destaque para o trenzinho de Heikki Kovalainen. Mas nada superou o erro de Lewis Hamilton, que mudou a história da prova e do campeonato.
Nível final: Bom

O melhor momento da prova: A incrível bobeada de Lewis Hamilton, que saiu na pista na entrada dos boxes e deixou aberta a luta pelo título.

Análise do campeonato:

Apesar de todos os acontecimentos extra-pista, o campeonato de 2007 é especial. Pela primeira vez desde 1986, três pilotos chegam à finalíssima com chance de levar o troféu de campeão. Hamilton ainda é o favorito, mas Alonso vai para o tudo ou nada no G.P. do Brasil. E Raikkonen, terá condições de conseguir uma virada histórica? Certo, mesmo, é que Interlagos vai ferver.
Nível final: Excelente

Em ascensão: Fernando Alonso, Kimi Raikkonen, Sebastian Vettel e Jenson Button
Em declínio: Lewis Hamilton, Ralf Schumacher, Takuma Sato e Adrian Sutil

Ao longo do dia, o Blog volta comentando os resultados de Fórmula Truck, Nascar, WRC e WTCC. Até mais!

8 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da análise, só daria uma nota um pouco pior ao Hamilton porque o erro dele ninguém pode cometer. Entraria na lista dos dez eros constrangedores Gustavo?

Anônimo disse...

Concordo com quase tudo, só acho qeu o Massa merecia bem menos que esse 6. O cara é da Ferrari mas a algumas corridas que ele é sempre o pior dos quatro melhores. E o Galvão fica enchendo o saco, dizendo que era para ele tá na disputa pelo campeonato até agora, que tudo foi erro da Ferrari quando a gente sabe que o Massa teve culpa em muitos dos erros que ele cometeu nesse ano!

Unknown disse...

massa nota 4

hamilton nota 1

daividson 0

não querendo radicalizar, mas é fato

nota 7 para o BB chorão (alonso)

e nota 11 para o blog!!!

hehehehe

[]'s

Jairo.

Anônimo disse...

É, infelizmente tenho q concordar com a nota do Massa, naum foi mto bem na corrida e só fez o carro render no final da corrida. Tirando isso, destaque disparado pra Vettel e Liuzzi; Vettel jah tirou a impressao da ultima corrida e espero q com essa otima corrida Liuzzi arranje uma vaguinha pro ano q vem (embora ache dificil), gosto mto dele
E poxa Hamilton, errar logo agora! Fazer o q...
Ateh!

Anônimo disse...

foi bonzinho com o Massa hein? Se fosse eu tinha dado 5 no máximo, estourando...

Ele , como você disse, foi com certeza o pior do G4 no campeonato, ao contrário do que o Gagá Bueno vive falando...

Felipe Maciel disse...

Boas notas como sempre. O Rubinho tá cada dia pior, impressionante...

A Willaims teve um fim de semmana muito ruim, to forget, como o pessoal gosta de dizer.

A Toro Rosso sim andou como nunca, mesmo perdendo 5 posições no grid, o Vettel fez o que fez, é um dos melhores pilotos na chuva, com certeza.

abs

Net Esportes disse...

Vettel foi íncrivel......

apesar de tudo continuo apostando no Hamilton para ser campeão.

Anônimo disse...

LEndo sua análise para parei para pensar: Kimmi foi um dos pilotos que mais marcou pontos na segunda metado do campeonato.
To torcendo por ele.
Abraços do amigo

Fleetmaster