sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Agenda do fim de semana (19 a 21 de outubro)

Precisa dizer qual é o destaque dos próximos três dias? Sem dúvida nenhuma, a Fórmula 1 - mais do que nunca - monopoliza as atenções. No Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, decide-se o título da temporada. As outras categorias que me perdoem, mas vão ficar ofuscadas dessa vez. Hora de conferir a sempre útil agendinha:

Domingo, 21 de outubro de 2007

ChampCar: Etapa de Surfers Paradise
FÓRMULA 1: Grande Prêmio do Brasil
MotoGP: Grande Prêmio da Malásia
Nascar: Etapa de Martinsville

O dia 21 de outubro tem tudo para ficar na história do automobilismo. Pelo terceiro ano consecutivo, a decisão do título da Fórmula 1 acontece em Interlagos. E - pela primeira vez desde 1986 - três pilotos estão na briga pelo troféu de campeão. Cravar um palpite é realmente difícil. Mas, depois de muita reflexão (provavelmente inútil, mas tudo bem...), cheguei aos meus favoritos.

Anote aí: Kimi Raikkonen vence a corrida e Lewis Hamilton leva o título. Se eu levo fé nessa combinação? Não muito. De qualquer forma, precisava fazer minha aposta, e aí está. Antes que os fãs de Fernando Alonso e Felipe Massa joguem pedras em mim, permitam-me uma pequena explicação.

Dos três candidatos à glória, Hamilton é aquele que tem mais chances de sair coroado campeão. O raciocíno é simples: o inglês precisa de apenas um segundo lugar para arrebatar o título. Considerando que terminou nas duas primeiras posições em 9 das 17 provas do ano (mais de 50%), Hamilton é o grande favorito, em termos probabilísticos.

Mas não é só por isso que meu palpite é o inglês. Após o abandono no G.P. da China, Hamilton vai contar com um novo motor, especialmente preparado para Interlagos, que deve representar um ganho de dez cavalos de potência sobre o propulsor de Fernando Alonso. É uma vantagem considerável. Tudo bem que Raikkonen também terá uma versão especial, mas o finlandês está bem longe do novato na tabela de pontos.

No cenário atual, Hamilton está pertinho do céu. Só não pode ceder à pressão de Alonso e da mídia espanhola. Ou sofrer algum azar monstruoso, daqueles dignos de marcar a carreira de um piloto. Como o de Nigel Mansell no G.P. da Austrália de 1986, quando o Leão teve um furo de pneu nas últimas voltas da prova que lhe daria o título.

E o palpite em Raikkonen para a vitória, como eu explico? Simples: pura intuição. Às vezes, analisar as circunstâncias nem sempre vale a alguma coisa. Vejam só: a McLaren leva vantagem por se comportar melhor com os pneus que a Bridgestone trouxe para o G.P. Brasil. Mas a Ferrari costuma se dar muito bem em asfaltos lisos, como a nova superfície de Interlagos.

Tudo empatado? Isso mesmo. Se não bastasse a expectativa pela decisão do título, o G.P. Brasil também tem tudo para ser espetacular porque é totalmente imprevisível. Para ser honesto, eu diria que cada um dos quatro protagonistas da temporada têm chances iguais de vitória. Mas eu precisava apostar em alguém. Fechei os olhos e escolhi Raikkonen.
Palpite do Blog para a vitória: Kimi Raikkonen
Palpite do Blog para o título: Lewis Hamilton

Enquanto isso, a MotoGP vai encerrando de forma discreta sua temporada 2007. Neste fim de semana, a categoria corre na Malásia, na penúltima prova do ano. Escolher um favorito é fácil: nas longas retas da pista de Sepang, o ótimo motor da Ducati deve levar vantagem. E, assim, meu palpite fica meio óbvio. Mais uma vez, vou de Casey Stoner.
Palpite do Blog para a vitória: Casey Stoner

No belíssimo circuito de rua de Surfers Paradise, a ChampCar realiza sua 13ª de 14 etapas da temporada. Para o virtual campeão, Sebastien Bourdais, basta largar para confirmar o título. Será que o francês assegura o tetra-campeonato com estilo? O Blog aposta que sim. Jogo minhas fichas em Bourdais, futuro piloto da Toro Rosso em 2008.
Palpite do Blog para a vitória: Sebastien Bourdais

Por fim, a Nascar corre no mini-oval de Martinsville. Serão nada menos do que 500 voltas ao redor do pequenino circuito, um dos mais tradicionais da categoria. Experiência é fundamental na maratona, mas nem sempre os veteranos levam a melhor. É pensando nisso que aposto em Kyle Busch, companheiro de Jeff Gordon e Jimmie Johnson na Hendrick, a equipe que venceu sete das últimas nove provas em Martinsville.
Palpite do Blog para a vitória: Kyle Busch

Ao longo do dia, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade, além das primeiras atividades do Grande Prêmio do Brasil. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Interlagos - http://fabioseixas.folha.blog.uol.com.br/ (foto de Fábio Seixas)
Lewis Hamilton (ambas) e Kimi Raikkonen - www.gpupdate.net
Casey Stoner - www.moto-live.com
Sebastien Bourdais - www.champcarworldseries.com

6 comentários:

Anônimo disse...

eu acho que massa ganha, mas também não tô confiante. Pro título, to sentido que vai dar Alonso!!

Abs.

Anônimo disse...

Kimi e Lewis? É uma boa pode ser que voce acerte. Meu palpite é parecido - Massa e Lewis. Depois a gente ve quem acerta.

Anônimo disse...

apenas uma correcção, acho que o hamilton não precisa apenas do pódio para ser campeão. se ele ficar em 3º mas o alonso chegar na frente, o espanhol faz o tri...

joão

Fabio disse...

À essa altura, sexta-feira e dentro de alguns minutos os motores começam a roncar em Interlagos, eu já esqueci a razão.
Fico imaginando o que não vai ser os 4 carros dividindo o S na largada... Meu Deus! Mesmo com o faro abalado, vou fazer meu comentário.

Não sei, acho que vai faltar ao Hamilton uns fios de cabelo branco pra lidar com isso tudo. Sei que é improvável que ele cometa outro erro besta, mas acho que vem surpresa por aí.

Vou de Ferrari, com Massa em segundo e Raikkonen em primeiro. Mas para o título, acho que dá Fernando Alonso. Embora eu prefira uma Finlândia feliz a encher a bola da imprensa espanhola.

O Hamilton vai ter que guardar a sua biografia na gaveta. Esse ano, até pelo talento que ele tem, não acho "tão justo assim" que leve o campeonato.

Abraço e boa viagem!

Blog F1 Grand Prix disse...

João,

Você está certo, obrigado pela correção! Por incrível que pareça -quando escrevi o post - errei a conta 107-103=4. Ainda bem que eu não fiz engenharia...

Grande abraço!

Gustavo

Blog F1 Grand Prix disse...

Maurício, Bruno e Fábio,

Estão anotados seus palpites. Vamos ver quem acerta depois!

Grande abraço a todos!

Gustavo