segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Jogos Olímpicos de 2016 podem determinar a extinção completa do Autódromo de Jacarepaguá

laO último fim de semana, definitivamente, foi péssimo para o automobilismo brasileiro. Se não bastasse a terrível tragédia de Rafael Sperafico, o jornal O Globo publicou no domingo uma reportagem nada otimista sobre o futuro do autódromo de Jacarepaguá. Pela primeira vez, a possibilidade de demolição completa do circuito foi admitida. Agora, já é "oficial": querem mesmo acabar com a pista carioca.

De acordo com O Globo, o comitê responsável pela candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016 teria uma reunião decisiva nesta segunda, para "concluir as respostas ao questionário de cidade-sede", que deve ser enviado ao COI no próximo dia 14 de janeiro. Entre as propostas do documento-base, está "a necessidade de desativação, em definitivo, do autódromo de Jacarepaguá".

No lugar do circuito, seriam construídos um Centro Olímpico de Treinamento e quatro pavilhões para competições. O plano, é claro, esbarra num compromisso que a prefeitura do Rio firmou na Justiça, na época de preparação para os Jogos Pan-Americanos: recuperar as instalações de Jacarepaguá até julho de 2008, colocando o autódromo em nível de Fórmula 1. Como seria de se esperar, porém, os defensores do Rio-2016 já trabalham para dar um "jeitinho" na situação.

A princípio, caso Jacarepaguá precise ser realmente demolido, dois terrenos estão em estudo para receber um novo autódromo. O primeiro fica na Avenida Brasil, numa região considerada de alto risco por sua notória insegurança. Já o outro é localizado no fim da Avenida das Américas, perto da Base de Santa Cruz, onde a infra-estrutura de transportes é bastante precária. Em ambos os casos, os terrenos pertencem às Forças Armadas, que ainda precisariam ser indenizadas.

Nas palavras do presidente da Federação de Automobilismo do Rio, Djalma Neves, "um novo autódromo teria se ficar pronto antes que o atual seja desativado. Qualquer outra alternativa está fora de questão". Infelizmente, porém, não há como garantir que os direitos dos automobilistas do Rio vão ser respeitados. Assim como já aconteceu no passado, não seria surpresa se Jacarepaguá fosse sacrificado em prol de "algo maior".

O grau de cinismo daqueles que são contra a pista já atingiu um nível inimaginável. A promessa de recuperar o circuito, ao que parece, não passava de um gigantesco factóide. Mesmo assim, é difícil conter a decepção e o sentimento de fragilidade. Será que o compromisso firmado pela prefeitura na Justiça não serve para nada? Como não? Pelo visto, aqueles que defendem a extinção completa de Jacarepaguá parecem estar dispostos a quase tudo.

Não duvide que eles usem a tragédia de Rafael Sperafico como argumento para destruir o autódromo...


Excluindo o anúncio de Fernando Alonso e Nelsinho Piquet como titulares da Renault para 2008, o noticiário da Fórmula 1 não teve nada de muito importante nesta segunda. De interessante, apenas, uma declaração do ex-piloto Adrian Campos, hoje empresário do alemão Adrian Sutil, ao jornal As: "Caso Sutil receba uma proposta boa de uma equipe de ponta, ele pode não continuar na Force India no ano que vem". Será que o alemão ainda tem chances de acertar com a McLaren para a próxima temporada?

Muito difícil. Por enquanto, o franco favorito é Heikki Kovalainen, que não permanece na Renault. O finlandês, convenhamos, não é piloto para ser descartado pela Fórmula 1, e se encaixa muito bem no perfil de piloto rápido e confiável que a McLaren procura. De qualquer maneira, Kovalainen ainda precisa enfrentar a concorrência de Pedro de la Rosa na disputa pela vaga no time prateado. Segundo o jornal Daily Mirror, o espanhol também tem boas chances de ser o escolhido.

Ao mesmo tempo, Nico Rosberg confirmou que o seu novo contrato com a Williams vai até o fim de 2009. Ou seja, o alemão ainda tem mais três anos de compromisso com a equipe inglesa pela frente. Em entrevista ao diário Bild am Sonntag, Rosberg explicou os motivos para o acordo de longa duração: "A oferta que a Williams me fez foi bastante lucrativa - do ponto de vista financeiro - e eu me sinto muito bem na equipe". Tudo bem. Mas Rosberg precisa ter consciência de que, nesse período, dificilmente vai ter carro para disputar um título.

Por fim, vale mencionar uma decisão tomada pelo Conselho Mundial da FIA, que quase passou batida por este Blog. Com o tradicional objetivo de "cortar custos", a entidade pretende diminuir as pesquisas das equipes com os chamados túneis de vento, limitando a utilização do recurso em apenas cinco dias por semana. Atualmente, os times usam o equipamente praticamente todos os dias. A nova medida é até nobre, mas não deve fazer tanta diferença assim.

As equipes vão sempre continuar encontrando outras maneiras de fazer valer cada centavo de seu orçamento.


Para a cidade paranaense de Toledo, o dia 11 de dezembro de 2007 vai ficar marcado como um dos mais tristes de sua história. Nesta segunda, o enterro do piloto Rafael Sperafico - morto ontem num terrível acidente em Interlagos - mobilizou milhares de moradores da cidade, que acompanharam os procedimentos do velório e do sepultamento. As informações são da Gazeta do Povo.

O corpo de Rafael foi levado em cima de um caminhão do corpo de bombeiros, que percorreu várias ruas de Toledo. A tragédia ganhou dimensões tão grandes que o prefeito, José Carlos Schiavinato, decidiu cancelar uma série de festividades que estavam previstas para esta semana, como parte das comemorações pelo aniversário da cidade.

Mesmo abalados pela perda de Rafael, os demais Sperafico prometem continuar participando da Stock. Pai de Ricardo e Rodrigo e tio de Rafael, Dilson Sperafico disse ao Globoesporte.com que a família não vai abandonar o esporte: "Em trinta anos, nenhum de nós havia sequer se machucado. Foi uma tragédia. A meta agora é buscar o título em 2008 para homenagear o Rafael".

Por sua vez, os gêmeos Ricardo e Rodrigo Sperafico só devem se pronunciar amanhã, numa entrevista coletiva. De acordo com dados da TV Globo, o impacto da pancada sofrida pelo carro de Rafael teria passado de uma tonelada. Vale registrar que a repercussão do acidente foi internacional, e ganhou destaque em veículos como os espanhóis As e Marca, além do italiano Gazzeta dello Sport. Aqui no Brasil, praticamente todos os principais diários do país estamparam a tragédia na primeira página.

A morte de Rafael Sperafico, de fato, foi um dos eventos mais chocantes dos últimos tempos.


O vídeo do dia foi apresentando na abertura do FIA Gala, o evento anual que a Federação Internacional de Automobilismo organiza para premiar os melhores pilotos da temporada. A edição é bem caprichada e o repertório de músicas, bastante eclético. Surpreende, apenas, o claro destaque dado à batalha interna da McLaren, entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso. Embora campeão, Kimi Raikkonen ficou em segundo plano:


Fia gala 2007 f1 highlights
Colocado por LoscarF1

Nesta terça, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número quatro da lista dos Dez Maiores Pilotos Brasileiros da História. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Jacerepaguá II - http://www.stockcar.com.br/
Adrian Sutil e Nico Rosberg - http://www.motorsport.com/
Rafael Sperafico I - www.globoesporte.com/motor (foto de Orlei Silva)
Rafael Sperafico II - www.globoesporte.com/motor (retirado do Jornal do Oeste)

13 comentários:

Anônimo disse...

Difícil encontrar animo para comentar corridas nesse momento. Mais uma noticia horrível essa de Jacarepagua, em pensar que eu achei que o autódromo ia ser reativado com a Stock e a GT3 que vinha esse ano e poderia vir no ano que vem. A morte do Sperafico foi muito triste, cara. Estragou o fim do ano da Stock e também das corridas. E para terminar ainda leio esse notícia do de la Rosa talvez sendo contratado pela McLaren. Sinceramente não acredito e ficaria muito decepcionado se acontecesse. Ninguem merece um piloto tão fraco e mediano como ele numa equipe de ponta, tem muita gente que merece muito mais.

Abs

robalo disse...

Olá !!

Meus breves comentários:

Jacarépaguá: o autódromo pode até ser demolido, mas desde que seja construído outro, em outro local, observadas as condições de segurança e transporte requeridas para qualquer autódromo... Caso contrário, será muita falta de respeito com os automobilistas do Rio.

Segundo piloto da Mclaren: não acredito que Sutil irá para a equipe, mesmo sendo ele alemão. Caso o Dennis consiga se livrar da pressão dos patrocinadores espanhóis, o 2º piloto será o Kovalainen. Caso contrário, será o De La Rosa, embora creia eu, contrariando um pouco a vontade do dirigente inglês.

Nico Rosberg X Willians: Acho que o Nico tem plena consciência do que está fazendo. Trata-se de um piloto muito jovem, com potencial, que parece estar investindo esses primeiros anos na obtenção de experiência. Daqui a uns dois ou três anos, quando pegar um carro de ponta, já estará pronto para ser campeão...

Corte de custos: ora, essa medida parece um pouco estranha... Não estou bem certo da sua razão... O corte de custos simplesmente pela limitação de custos parece uma bobagem, pois a evolução da equipes é alcançada através de altos investimentos. Já o corte de custo a fim de nivelar as equipes por baixo, parece também uma bobagem... Se todas as equipes tivessem seu desenvolvimento congelado, em todos os sentidos, a partir de agora, tal medida estaria premiando as escuderias já tidas como de ponta, pois a diferença entre elas e as outras permaneceria a mesma...

Acidente fatal: alguma coisa pode e deve ser feita para melhorar a segurança na categoria. Não podemos banalizar tais acidentes... Que DEUS ilumine a família Sperafico !!!

Vídeo FIA Gala: muito maneiro... É bem verdade que a Ferrari ganhou os dois títulos, mas não podemos negar que o show mesmo foi dado pela Mclaren... A Ferrari ficou o tempo todo como aquele time que depende do resultado de outro para vencer... Não brigou diretamente...

É isso aí...

Abçs!!!

Anônimo disse...

Gustavo

Na boa, cara, o autódromo de Jacarepaguá, aliás, o meio-autódromo como você se refere acertadamente, não tem mais condições de uso para grandes e médios eventos. Aliás, o grande evento é a F1, que está em Interlagos e de lá não sairá tão cedo, até porque não existe outra praça nessas condições.

O uso deveria ser exclusivamente para velocidade.
Não poderiam deixar construir arenas, piscinas, etc. Deixaram. Não adianta chorar!

Agora é olhar para o horizonte.

Aquela parte que sobrou do autódromo, para o automobilismo, tem pouca utilidade. Mas para a prefeitura e/ou COB vale muito. O momento então é barganhar, saber negociar. Escolher uma área (já se tem opções) e construir um autódromo moderno, capaz de trazer novos e importantes eventos. A F1 poderia retornar daqui a alguns anos, por exemplo, inaugurando o circuito ou quem sabe até lá não criem um GP das Américas, como se faz na Europa e na Ásia.

Vale lembrar que o autódromo só não morreu antes porque trouxeram etapas da Indy.

Somos cariocas, sabemos como as coisas estão no aspecto da (in)segurança. Mas a presença de um autódromo pode trazer mais benefícios do que malefícios, principalmente na área de empregos, que gera renda e minimiza a violência.

Ao lado do meio-autódromo já foi criada uma comunidade (sou do tempo que se chamava favelinha, mas atualmente não se pode falar assim) que cresce a cada dia justamente pela pouca utilização do mesmo.

Decisão tomada e em 5 anos teríamos o autódromo perfeito, se possível com o mesmo traçado de Jacarepaguá.

Forte Abraço!!!

Anônimo disse...

Sejamos honestos, alguém acreditava que o autodromo seria recuperado? Um país que não cuida nem de seus estádios de futebol (não dizem que aqui é o pais do futebol? e não faz nem duas semanas da tragédia em Salvador) vai cuidar dos seus autodromos? Qual as condições dos demais? Interlagos só está bom porque recebe a F1, quando nao recebeu, nos anos 80, estava abandonado, o de Curitiba só está bom porque recebe o WTCC...Olha, da forma que anda o nosso automobilismo daqui uns 15 ou 20 anos não teremos mais nenhum autodromo...

Fabio disse...

A questão, primeiro, é que sempre foi impossível acreditar em qualquer palavra da prefeitura em qualquer momento da história da nossa cidade. Hoje não é diferente, e dar Jacarepaguá em troca de um projeto é querer ficar a ver navios. Nao podemos presumir nada diferente disso. Se nem os projetos pan-americanos foram concluídos, quanto mais uma desculpa qualquer dada para não deixar meia-dúzia de pilotos insatisfeitos. O único caução que podemos aceitar é o que exige o presidente da CBA: um outro autódromo pronto, o que não vai acontecer.

Não haverá autódromo perfeito porque não há quem enxergue o automobilismo como um negócio. Independente te trazermos ou não a F1, não é só de Copa do Mundo que um país vive de futebol. Como o Gustavo lembrou, uma decisão judicial não é de grande valia perante os interessem imobiliários (eu não acredito que sejam olímpicos)cariocas, e não é mesmo. Portanto, não existe poder de barganha. Temos um autódromo excelente, mesmo caindo aos pedaços é seguro, tem talvez o melhor traçado e o melhor asfalto do país. História, isso talvez nem todos dêem valor, é verdade.

Me permita discordar de você, Guilherme. A gente sabe que nos últimos anos quem sustenta o autódromo são aqueles campeonatos de arracadas e a Stock, como fazia a Moto GP que realizava algumas pequenas reformas na pista, muito em razão da má gestão da FAERJ tbm. Por isso não é hora de acreditar em um projeto tão maravilhoso, um autódromo novinho, não tem como sustentar tamanho otimismo. É o que posso apreender observando os últimos anos de autódromo, Barra da Tijuca etc.

Não li a matéria no O GLOBO... não soube a tempo, soube agora. Espero que o Brasil não receba os jogos, sinceramente. Copa do Mundo já está bom demais.

Abraços!

Unknown disse...

Hola, Gustavo!

Sobre mais uma tentativa de cortar custos: a FIA decidiu também proibir o trabalho de 2 ou mais túneis de vento simultâneos. Não sei de equipe que tenha 3, mas muitas têm 2, sendo o segundo novinho em folha, e a Ferrari está para construir o terceiro. Aí me vem dona FIA e diz que eles não podem usar suas instalações particulares.

Sobre o novo autódromo: Pensar em um autódromo na Av. Brasil ou em Santa Cruz me fez sorrir. Aí eu pensei "pára de se iludir". Seria um sonho!

Como disse o Guilherme, não podiam deixar construir a arena e o parque aqüático. Deixaram, e agora o Jacarepa está praticamente condenado.

P.S - foi o Piquet Pai quem escreveu "é jacarepa, o guá foi ocupado pela arena..."

Anônimo disse...

Rio Kart

Entendo seu ponto de vista que é até parecido com o meu.

Porém, a idéia de fazer o Pan no Rio se tornou um câncer dentro do autódromo. A Arena Olímpica e o Parque Aquático são metástases desse câncer. O Projeto Olímpico simplesmente vai tomar conta do que restou de Jacarepaguá, ou construindo mais arenas ou erguendo condomínios de luxo.

Assim caminha a Barra da Tijuca, não é de hoje, independente da prefeitura ou outro órgão público.

Um autódromo não se constrói com boa vontade apenas. É um projeto que deve ser tratado com carinho pelas pessoas competentes e, como você mesmo frisou, que dê retornou a médio e longo prazo.

O Maracanã, templo do futebol, estaria derrubado por vontade do Sr. Havelange, homem que é um dos maiores expoentes futebolísticos, respeitado no mundo inteiro, com razão, diga-se de passagem, estando abaixo apenas de Pelé e Seleção Brasileira.

Hoje o Maracanã está apto e se adequando às normas da FIFA, embora ainda precise de vários ajustes. Como isso aconteceu? Não deixaram derrubá-lo. E a verba, veio de onde? Da Torcida do Flamengo, lotando-o em cada jogo? Evidente que não, pois mal pagaria o custo de abri-lo. A verba é governamental.

Para um novo autódromo seria preciso verba governamental + parceiros privados que viabilizassem o projeto.

Sem polemizar, é assim que eu vejo.

Abraço!

Fabio disse...

Guilherme,

Primeiro só pra registrar que li o que escreveu. Claro que não acho que iremos ficar discutindo aqui um querendo manter o autódromo como está e outro querendo colocá-lo abaixo. Na verdade, o que você falou ("Para um novo autódromo seria preciso verba governamental + parceiros privados que viabilizassem o projeto.") é também, ao meu ver, a melhor solução - não a única.

Entendo a metáfora que fez com um câncer dentro do autódromo e também tenho certeza de que não ficaria confortável vendo a demolição de Jacarepaguá sem um autódromo pronto do outro lado da rua. Eu ainda prefiro lutar contra o câncer do que aceitar a guilhotina dos Jogos Olímpicos (como se a culpa fosse dos Jogos).

Ano que vem teremos a etapa de 1 mi da Stock aqui no Rio, um campeonato de GT3 com Nelson Piquet... um ano razoável sem que haja investimentos de monta. Acho que podemos conviver com as arenas fazendo algumas reformas. Um novo autódromo, se vier a existir, demoraria muito, talvez o suficiente pra aniquilar de vez com o esporte aqui no Rio e, por consequência, com os pilotos que aqui se formam.

Se for aprovado o fim de Jacareguá esse ano de 2008 já estaria completamente prejudicado. Pensando em curto e médio prazo, é prejuízo grande na certa. Não vejo o menor interesse governamental em ajudar na construção de um autódromo, o que já é diferente com um estádio de futebol, como o Maracanã ou o Engenhão. Eu acho muito mais provável o Rio de Janeiro se tornar uma cidade sem uma pista de corrida, isso soa quase natural pra mim.

É muita lenha pra queimar, aqui não cabe tanta fumaça...

Abraço!

Nuestra Semana de Pasión disse...

É uma pena o que acontece com esse autódromo,mas cá entre nós,ele já está "acabado".As próprias autoridades o "condenaram".

Mclaren...vai o Kova.

Sperafico...uma lástima e uma vergonha.

Obs:
Gustavo,
Com a sua liçensa vou postar a Gala da FIA no Guard Rail também,pq quando pus a de 2006 a pouco tempo disse que ia por a de 2007,ok?!Entao se vc me permite ,vou postar lá também.

Beijos

Priscilla Bar disse...

Bom..aqui aconteceu o que eu já comentei no outro...

Desculpe mais uma vez..

Felipe Maciel disse...

Gustavo, achei uma coisa meio estranho nessa notícia do Rosberg. Tem sites publicando que vai até 2009 e outros dizendo que vai até 2010.
Eu publiquei 2010, depois vi que a Folha disse 2009, fui no autosport e tava 2009, então resolvi editar e colocar 2009. Mas a Globo e o GP publicaram 2010. Tá meio confuso, até agora não sei como ficou...

Unknown disse...

Felipe, pelo que vi no site das bolinhas saltitantes o contrato vai até o fim de 2009.

Gustavo, vi o vídeo hoje de manhã, dentro do ônibus. Não foi uma boa idéia, porque na hora do entrevero dos macca-boys na Hungria eu comecei a rir, em pé, no corredor do ônibus lotado. Depois eu sentei e quase passo do ponto!

E sobre o sonho/a ilusão do novo autódromo: olhando o mapa da cidade eu só vejo espaço nos terrenos do exército em Deodoro, no mesmo lugar onde está o Complexo Panamericano. O que dá raiva é saber que ali tinha espaço para o hipismo, o decatlo e também para a arena, o parque aquático, o engenhão e se duvidar ainda cabia um autódromo novo, sem que se precisasse mexer em Jacarepaguá.

Ah, mas Deodoro e Realengo não são Barra, eu esqueci desse detalhe :-/

Speeder76 disse...

Bom... para já digo que é uma pena que o vosso perfeito perfira criar mais alguns "elefantes brancos" a revitalizar um autódromo. E mesmo que construa outro, a perda seria terrível... e nem vocês têm a certeza se o projecto vai para a frente!


Quanto ao Estoril... deu certo. Conseguiram mais de 5 mil assinaturas, logo, o processo vai ser discutido no nosso Parlamento. Já é um bom inicio, ainda mais havendo a garantia de que, mesmo que a venda vá para a frente (espero que não) há garantias até 2012. Depois disso é que não há certeza, e é por isso que se quer impedir a venda.