domingo, 23 de setembro de 2007

Weekend Update - MotoGP

Com um sexto lugar no Grande Prêmio do Japão, disputado na madrugada de sábado para domingo, o australiano Casey Stoner conquistou o título da atual temporada da MotoGP com três corridas de antecipação. O piloto da Ducati precisava apenas chegar à frente de Valentino Rossi, que teve um dia difícil e terminou apenas em 13º.

A vitória da prova ficou com Loris Capirossi, companheiro de Stoner na Ducati. Foi o primeiro triunfo do italiano no ano. Fechando o podium, vieram duas surpresas: o francês Randy de Puniet, da Kawasaki, e o espanhol Toni Elias, da Honda Grenesi. Por sua vez, Alexandre Barros completou em oitavo lugar.

O domingo amanheceu chuvoso na região do circuito de Motegi, onde foi disputada a corrida. Todos os pilotos alinharam no grid com pneus de chuva, embora as condições climáticas já estivessem melhorando. Na saída, Chris Vermeulen teve problemas, deixando o motor de sua Suzuki morrer e, assim, caindo para a última posição.

Ao mesmo tempo, Anthony West queimou a largada e recebeu um ride through penalty. Na frente, o pole position Daniel Pedrosa manteve a ponta, enquanto Valentino Rossi - o segundo no grid - caía para a oitava posição. Logo de início, já ficou claro que o italiano da Yamaha estava em sérias dificuldades.

Depois que a chuva parou, Loris Capirossi, Sylvian Guintoli e Nicky Hayden foram os primeiros a trocar para motos com pneus de pista seca. A decisão se revelou acertadíssima, e o trio começou a virar quase cinco segundos por volta mais rápidos do que os líderes.

Enquanto isso, Valentino Rossi lutava com o péssimo rendimento de sua Yamaha em condições variáveis, e foi perdendo terreno até se estabelecer em 13º. Pior ainda aconteceu com Daniel Pedrosa: o espanhol sofreu uma forte queda na volta 15, abandonando de imediato. Apesar da violência do acidente, o piloto da Honda não machucou-se seriamente.

Loris Capirossi passou para a ponta depois que todos fizeram suas trocas, e segurou a liderança até o fim. Atrás de Randy de Puniet e Toni Elias, o novato Sylvian Guintoli fechou num ótimo quarto, perdendo uma inédita posição no podium por apenas 0.666s. O italiano Marco Melandri, da Honda - líder durante parte do dia - completou os cinco primeiros.

No campeonato, Casey Stoner passou para 297 pontos, e não pode mais ser alcançado por Valentino Rossi, que tem 214. Daniel Pedrosa é o terceiro, somando 188, seguido pela dupla da Suzuki, John Hopkins, com 156, e Chris Vermeulen, com 152. Alexandre Barros aparece na décima colocação, com 91.

A seguir, o resultado do Grande Prêmio do Japão da MotoGP, em Motegi:

1. Loris Capirossi/Itália/Ducati, 24 voltas em 47:05.483s
2. Randy de Puniet/França/Kawasaki, a 10.853s
3. Toni Elias/Espanha/Honda, a 11.526s
4. Sylvain Guintoli/França/Yamaha, a 12.192s
5. Marco Melandri/Itália/Honda, a 28.569s
6. Casey Stoner/Austrália/Ducati, a 31.179s
7. Anthony West/Austrália/Kawasaki, a 50.001s
8. Alex Barros/Brasil/Ducati, a 52.343s
9. Nicky Hayden/Estados Unidos/Honda, a 53.629s
10. John Hopkins/Estados Unidos/Suzuki, a 59.715s

Faltam apenas três etapas para o fim da atual temporada da MotoGP. A próxima corrida é na terra de Casey Stoner, a Austrália, no dia 14 de outubro. Vai ser no circuito de Phillip Island. Ao longo do dia, o Blog volta com os comentários das corridas de DTM, Nascar, Stock Car e WTCC. Até mais!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

4 comentários:

Anônimo disse...

merecido o título do stoner. acredito ter sido um dos poucos que acordei para ver a corrida mas valeu a pena. ela foi bastante movimentada e teve vários pilotos lá de trás mostrando seu valor ao andarem na frente. o guintoli, por exemplo, fez uma corridaça. parabéns ao stoner, que foi sem dúvida o melhor piloto deste ano.

Anônimo disse...

Como disse o yuri, merecido o título do Stoner. Pelo segunda ano seguido, Rossi é batido. Será que tem reação no ano que vem?

Abs,

Maurício

Felipe Maciel disse...

Era mesmo uma questão de tempo, tava claro que o Stoner seria campeão. Merecido o título.

Abs

Anônimo disse...

Stoner foi o melhor piloto do ano para mim. Se Rossi quer ser campeão no ano que vem, precisará andar mais.