sábado, 29 de setembro de 2007

Na neblina de Fuji, Lewis Hamilton crava a pole do Grande Prêmio do Japão

Na classificação mais atípica do ano, Lewis Hamilton provou, mais uma vez, ser um piloto especial. Em meio à chuva e ao nevoeiro da pista de Fuji, o inglês cravou a pole position para o Grande Prêmio do Japão com uma volta magistral. Ele derrotou, em batalha direta, seu companheiro na McLaren e rival na luta pelo título, Fernando Alonso. Às Ferrari, restou a segunda fila, com Kimi Raikkonen batendo Felipe Massa.

Desde o amanhecer na região de Fuji, já estava claro que o sol não iria aparecer. Uma densa neblina cobria todo o autódromo, e a classificação correu sério risco de ser adiada. Apenas três pilotos arriscaram-se no treino da manhã, que acabou cancelado depois de um certo tempo. Lewis Hamilton e todos os outros ficaram nos boxes, esperando por uma melhora nas condições.

Antes do início da classificação, a atmosfera era nervosa também no Brasil. Isso porque o capítulo final da novela das oito atrasou a programação da Rede Globo, que adiou a transmissão da Fórmula 1. No fim, tudo deu certo: a cronologia do Grande Prêmio do Japão foi cumprida, e o treino foi transmitido para os brasileiros na íntegra, embora com um delay de onze minutos.

Quando a classificação começou, a chuva nem era tão forte, mas a neblina ainda estava muito presente. Os pilotos foram para a pista de forma cautelosa. Mesmo assim, Sebastian Vettel (duas vezes) e Ralf Schumacher deram suas rodadas. A um minuto do fim da primeira parte do treino, Lewis Hamilton estava no grupo dos eliminados. Só salvou-se na sua última volta rápida, após pegar muito tráfego pela frente.

A ordem do "Q1": Massa-Alonso-Raikkonen-Hamilton. Apesar da chuva, os quatro líderes não foram afetados. Rubens Barrichello, Alexander Wurz, Anthony Davidson, Adrian Suti e os dois pilotos da casa - Takuma Sato e Sakon Yamamoto - foram os primeiros "nocauteados". Ralf Schumacher conseguiu o 14º tempo, mas encheu a traseira de uma Spyker, destruindo sua Toyota e ficando de fora do resto do treino.

Na segunda parte da classificação, os pilotos não demoraram a sair para a pista. Dessa vez, já com pneus intermediários. Os tempos baixaram rapidamente para a casa de 1min24, com as McLaren de Lewis Hamilton e Fernando Alonso alternando-se no topo. Atrás da dupla da equipe inglesa, a luta para passar à superpole era intensa. A um minuto do fim, todos os quinze sobreviventes foram para um última tentativa.

Depois que o cronômetro zerou, eram duas as maiores surpresas: Jenson Button num ótimo sétimo e Sebastian Vettel em décimo, colocando uma Toro Rosso na parte decisiva da classificação pela primeira vez no ano. Hamilton foi o mais rápido, seguido de Alonso-Raikkonen-Massa. Entre os eliminados, a dupla da Renault - Giancarlo Fisichella e Heikki Kovalainen - além de David Coulthard, Jarno Trulli, Vitantonio Liuzzi e Ralf Schumacher.

A superpole foi um duelo à parte entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso. O espanhol começou ditando o ritmo, enquanto o inglês não conseguia nem bater a Ferrari de Kimi Raikkonen. Dos líderes, Felipe Massa foi o primeiro a visitar os boxes para colocar pneus novos. A tática não deu certo para o brasileiro, que não passou de quarto. A disputa que todos queriam ver, porém, era entre a dupla da McLaren.

Alonso estabeleceu o melhor tempo em 1:25.438s, colocando pressão sobre Hamilton. O inglês, então, reagiu de forma magnífica: em sua última volta rápida, com o cronômetro já zerado, bateu a volta do bi-campeão em 0.070s. A pole era do novato-sensação. Atrás dos pilotos da McLaren, Raikkonen foi terceiro, seguido de Massa, Nick Heidfeld, Nico Rosberg, Jenson Button, Mark Webber, Sebastian Vettel e Robert Kubica.

A seguir, o grid de largada do Grande Prêmio do Japão:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:25.368
2. Fernando Alonso/Espanha/McLaren, 1:25.438
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:25.516
4. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:25.765
5. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:26.505
6. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:26.913
7. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:26.914
8. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:26.973
9. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:27.225
10. Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, 1:26.033
11. Heikki Kovalainen/Finlândia/Renault, 1:26.232
12. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:26.247
13. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:26.253
14. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, 1:26.948
15. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, 1:27.191
16. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:26.728*
17. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:27.323
18. Alexander Wurz/Áustria/Williams, 1:27.454
19. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:27.564
20. Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, 1:28.628
21. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:28.792
22. Sakon Yamamoto/Japão/Spyker, 1:29.668
* = Perdeu dez posições no grid como punição por ter trocado o motor

Notável o desempenho de Lewis Hamilton, que provou, uma vez mais, ser alguém diferenciado. A torcida da McLaren está, claramente, com o inglês, que comemorou bastante a vitória parcial sobre Fernando Alonso. O espanhol está mordido, porém, e vai com tudo para a corrida de amanhã. Na largada, o duelo entre os pilotos do time prateado será muito interessante.

A Ferrari foi batida em luta direta e não conseguiu mais do que a segunda fila. Kimi Raikkonen - confirmando sua recente superioridade sobre Felipe Massa - ganhou do brasileiro. A dupla da equipe vermelha não tem maiores perspectivas para a prova. Se fizer sol, os pilotos da McLaren vão embora. Na chuva, Raikkonen e Massa não se sentem à vontade. Resta torcer por uma acidente entre Hamilton e Alonso...

Ao contrário do normal, a BMW não chegou nem perto das duas equipes principais. Nick Heidfeld, como de costume, foi o "melhor do resto". Mas ficou a mais de um segundo da pole, e oito décimos atrás de Massa, o pior dos quatro líderes. Enquanto isso, Robert Kubica foi o mais fraco na parte final da classificação. É possível que o polonês arrisque fazer apenas uma parada.

Dia ruim para a Renault. Pela segunda vez no ano, os dois pilotos da equipe não passaram à superpole. Giancarlo Fisichella quebrou um jejum sobre Heikki Kovalainen, que vinha sendo superior na disputa interna do time francês. Mas nenhum dos dois tem muito a esperar da corrida.

Nico Rosberg vai trocar o motor e, por isso, perderá dez posições no grid de largada. Ainda assim, o alemão continua na frente de seu companheiro de equipe, Alexander Wurz, que foi apenas o 18º. Mais do que nunca, está provado: a Williams - dona de um chassis bem competente - só pode contar com um de seus pilotos.

Na Red Bull, Mark Webber bateu David Coulthard pela enésima vez em classificações. Amanhã, se usarem a experiência, os dois podem conseguir um resultado tão bom quanto o do G.P. da Europa - também disputado em condições adversas - quando o australiano foi terceiro e o escocês, quinto. Chegar na zona de pontuação em Fuji, porém, já seria ótimo para a equipe das bebidinhas energéticas.

Correndo em casa, a Toyota decepcionou. Dessa vez, Jarno Trulli nem esteve perto da superpole, ficando apenas na 13ª posição do grid. Pior ainda foi Ralf Schumacher - cada vez mais, um ex-piloto em atividade - que destruiu o carro num acidente evitável com a Spyker de Sakon Yamamoto. O alemão parece estar pedindo para perder o emprego.

Ao menos, por enquanto, o suporte financeiro extra que a Super Aguri conseguiu para o Grande Prêmio do Japão não fez muita diferença. Para decepção da torcida presente a Fuji, Takuma Sato teve um dia bem ruim e terminou a classificação na última fila, em 21º. Anthony Davidson foi um pouquinho melhor, em 19º, mas também não tem motivos para comemorar.

Simplesmente fantástico o desempenho de Jenson Button, contrastando com a apatia de Rubens Barrichello. O inglês fechou o sábado num excelente sexto, disparado, o melhor resultado do ano da Honda no ano. Por outro lado, Rubinho decepcionou justamente quando dele mais se esperava. Na chuva, sua especialidade, o brasileiro foi apenas o 17º.

Apenas em sua sexta corrida na Fórmula 1, Sebastian Vettel já está justificando sua contratação pela Toro Rosso. O jovem alemão é mesmo um talento nato. Na classificação de hoje, apesar de não ter a menor experiência na chuva, o estreante levou o sofrível carro de sua equipe ao oitavo lugar. Seu companheiro, Vitantonio Liuzzi, também fez um bom trabalho, embora bem menos brilhante: 14º.

Por fim, a Spyker teve um desempenho decepcionante e, mais uma vez, não saiu da rabeira do pelotão. Adrian Sutil não aproveitou a pista molhada para mostrar sua capacidade, fechando apenas em 20º. De Sakon Yamamoto, não se pode esperar muito. Último pela quinta vez em cinco corridas, o japonês só precisa tomar cuidado para não se tornar um perigo para os outros pilotos, amanhã. Ralf Schumacher que o diga.

O Grande Prêmio do Japão tem largada marcada para a 1:30 da madrugada de sábado para domingo. A previsão do tempo, mais uma vez, aponta chuva e neblina. Promessa de uma corrida espetacular. Ao longo do sábado, o Blog volta comentando as atividades das outras categorias que entram na pista hoje e as principais notícias do dia. Até mais!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net

11 comentários:

Anônimo disse...

caraca, voce tá acordado até 4 da matina escrevendo isso? Só eu e você uehuehuehueh

Parabéns pelo esfoço, Gustavo. A cada dia seu blog fica melhor!!

Anônimo disse...

apenas um rápido comentário: repararam nessa foto do Ralf? Como diria aquele personagem da Escolhinha do professor Raimundo:

ISSO É UMA BICHOOONA! rsrsrsrrs

Fabio disse...

hahaha... (Ralf)

Cara, não deu pra aguentar. Há quanto tempo isso não acontece comigo! Essa rotina de trabalho e aula sáb... acabei dormindo e não vi o final da classificação. Fato que contrasta BASTANTE com o seu post às 3:57 da matina... quanto empenho!

Que decepção o Barrichelo, hein? Logo na chuva... levou um banho mesmo.

Abraço

Anônimo disse...

Puxa!
Pensei ate q havia se confirmado a previsao da biografia com titulo do Hamilton no Japao, tamanha foi a comemoração da equipe Maclaren com a pole do ingles.
Mais um motivo pra torcer pra vitoria dele amanha pra equipe priviligia-lo de vez no resto do campeonato.
Mas não será nada facil com ou sem chuva!

Anônimo disse...

Gustavo, mais uma vez um belo texto. Concordo com as gratas surpresas, Hamilton, Vettel, Button, Nico.... quanto ao pior do treino...não foi o Barrichelo (até nesse quesito ele ficou em segundo)...o pior do Treino foi a atitude da Rede Globo, atitude de total desrespeito aos amantes do automobilismo, com o espectador que ficou até "altas horas" para ver o treino e foi enganado.... espero que a corrida de hoje, la pelas "altas horas" não seja também em VT, tendo em vista que hoje tem "altas horas".....

Blog F1 Grand Prix disse...

Alex e Fábio,

Muito obrigado pelos elogios! Vou dormir a tarde inteira agora para compensar hahahaha! De noite tem outra maratona...

Marcos,

Ralf Schumacher, de fato, é um cara meio suspeito...

Jean,

Já tinha até me esquecido da "previsão" da biografia. É verdade!

Pantaneiro,

Realmente, também fiquei desesperado com a atitude da Globo. Quando começou o treino, me revezei entre orkut, sopcast e live timing para acompanhar o que estava acontecendo! Ao menos a Globo mostrou tudo, embora com esse delay desrespeitoso.

Grande abraço a todos!

Unknown disse...

hahahaha

Alex, boté fé!!! bichona e das grandes...

"Mardito Porre" me fez dormir no meio do treino, acordei hj as 7 da manha com meu filho puxando meus cabelo no sofá! hehehehe

Mas me lembro bem da "Macacada" do Ralf e do Yahamoto...

mas to me organizando, agora a tarde vou "tirar uma pestana" para a noite estar 100% para assistir essa que tem para ser a mais emicionante do ano.

Gustavo, o blog tá 10, como sempre...

Abraços,

Jairo.

Carlos Garcia disse...

O pior não foi o delay, pior foi o Galvão dizendo: "O treino de hoje começou um pouco depois das 2 horas..."

Isso sim foi ruim!!!

Anônimo disse...

Acho que o Lewis Hamilton tem 50% de chances de vencer a corrida por ter feito a pole. Se passar a 1ª curva na frente aí sobe para 75%. Na chuva Alonso não vai poder arriscar muito, vai tomar muita água na cara e ainda vai ter o Kimi na traseira. É o fim de semana perfeito pro Hamilton botar uma mão na taça. O único problema pra ele (e emoção pra gente) é ter algumas bandeiras amarelas.

PS1) Me ferrei... botei pra gravar o treino e a Srª. Globo me sacaneou!

PS2) Ainda arrisco o Heidfeld no pódio.

Pó, Gustavo... seu blog está “show de pilotagem”

Abraços

Anônimo disse...

- Parei de falar mal do Vettel
- Me decepcionei realmente com o Rubinho
- Achei q o Sutil seria melhor
- E na Reversal Russa, a Rede Globo reclama de você!

Blog F1 Grand Prix disse...

Jairo e Gulherme,

Muito obrigado pelos seus elogios! Vamos ver se eu agüento escrever o texto na madrugada de domingo também. Se não der, ele sai de manhãzinha...

Grande abraço a todos!