sábado, 29 de setembro de 2007

Na GP2, Petrov vence, di Grassi não pontua e Glock já é o virtual campeão

Deu tudo errado para Lucas di Grassi. Na primeira bateria da rodada dupla da GP2 em Valência, disputada neste sábado, o piloto brasileiro saiu da pista com apenas cinco voltas completadas e viu seu único rival na luta pelo título do campeonato, Timo Glock, terminar em sétimo. O alemão ainda não fechou a fatura, mas apenas um milagre tira o troféu de campeão de suas mãos.

O vencedor da prova - confusa até para os parâmetros da GP2 - foi o russo Vitaly Petrov, que triunfou pela primeira vez na categoria. A equipe Campos Grand Prix fez a dobradinha com o italiano Giorgio Pantano, seguido pelo japonês Kazuki Nakajima, que largou da pole. Marcos Martinez, Borja Garcia, Glock, Andy Soucek e Mikhail Aleshin completaram a zona de pontuação.

Choveu antes da corrida, e a pista ainda estava molhada no momento da largada. O pelotão se dividiu entre os que apostaram em compostos de seco e aqueles que preferiram a opção mais garantida, os pneus "biscoito". Futuro vencedor da prova, Petrov - assim como seu companheiro, Pantano - foram um dos que se deram bem ao arriscar o uso de slicks.

Na largada, o pole Nakajima manteve a ponta, enquanto os candidatos ao título, Timo Glock e Lucas di Grassi, tiveram uma primeira volta desastrosa. O alemão caiu de segundo para sexto, encontrando enormes dificuldades na pista escorregadia. Por sua vez, o brasileiro deu um ótimo pulo, mas recebeu uma fechada dupla de Xandinho Negrão e Nicolas Lapierre.

Com isso, di Grassi acabou se tocando com o francês, perdendo tempo e completando o primeiro giro na nona posição. Ao mesmo tempo, Bruno Senna fez uma largada fantástica, indo de 18º para 11º, enquanto Xandinho Negrão foi na direção contrária: de 5º para 13º. Quando os pilotos ainda estavam nas primeiras voltas, uma garoa fina começou a cair sobre a pista de Valência.

Timo Glock e Lucas di Grassi estavam em apuros. O alemão perdia várias posições, mal conseguindo manter seu carro em linha reta. A corrida do brasileiro, porém, era pior ainda: ele saiu da pista na terceira volta e decidiu arriscar, antecipando sua parada de troca de pneus. A aposta tinha tudo para dar certo. Mas, no quinto giro, um erro pôs tudo a perder.

Ainda com os pneus frios numa pista que alternava trechos de pista seca e molhada, di Grassi rodou, ficando preso na caixa de brita. Não havia nada a fazer. O brasileiro, infelizmente, estava fora da prova. Um alívio para Glock, que continuava perdendo posições com uma pilotagem mais do que conservadora.

Enquanto isso tudo acontecia, a dupla da Campos Grand Prix disparou para a frente. Vitaly Petrov, que havia largado de oitavo, tomou a liderança de Kazuki Nakajima na sexta volta. Daí para a frente, o russo não mais seria incomodado. Logo depois, Giorgio Pantano também superou o japonês, e a ordem dos três primeiros não se alterou mais até o final.

Depois que Lucas di Grassi abandonou a corrida, Timo Glock se concentrou em receber a bandeirada final. Após ter feito seu pit stop, o alemão era nono, fora da zona de pontuação. Entretanto, superou Mikhail Aleshin e Luca Filippi para terminar em sétimo, marcando dois pontos muito valiosos.

No final, Vitaly Petrov venceu sem maiores problemas. Atrás dele, Giorgio Pantano segurou Kazuki Nakajima numa intensa disputa pelo segundo lugar. O japonês terminou tão perto que bateu no italiano quando este tirou o pé após ter passado pela reta de chegada. A seguir, o inexperiente Marcos Martinez, correndo em casa, conseguiu um ótimo resultado ao fechar em quarto lugar.

O dia não foi bom para nenhum dos brasileiros. Bruno Senna, depois de sua sensacional largada, chegou a andar em sexto até começar a errar. No total, o sobrinho de Ayrton saiu da pista quatro vezes. Na última delas, não conseguiu voltar para a corrida. Já Xandinho Negrão também fez suas excursões pela brita e terminou lá atrás.

Na tabela do campeonato, Timo Glock passa a somar 81 pontos, contra 77 de Lucas di Grassi. Amanhã, na última e decisiva prova da temporada, há apenas 7 em jogo. Largando da rabeira do pelotão, di Grassi quase não tem chances. Apenas três cenários são favoráveis ao brasileiro:

- Terceiro lugar e volta mais rápida com Glock fora da zona de pontuação
- Segundo lugar com Glock fora da pontuação
- Vitória com, no máximo, sexto lugar de Glock.

Considerando que o alemão sai de segundo na bateria de domingo - cuja duração é mais curta - di Grassi tem apenas chances remotas de conseguir o troféu de campeão. De qualquer maneira, o vice-campeonato já é um resultado espetacular para o brasileiro, que nunca teve o carro mais rápido do pelotão ao longo do ano.

A última prova da temporada da GP2 acontece neste domingo, às 7 horas da manhã de Brasília, com transmissão ao vivo pelo Sportv. Até o fim do dia, o Blog volta comentando as atividades das categorias que entraram na pista hoje, além das principais notícias do dia. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net

5 comentários:

Anônimo disse...

que pena para o lucas! Acordei na hora certinha e pensei: po, se continuar dando certo assim, o lucas ganha o título ainda hoje!

Mas não deu. Fica para a próxima um piloto brasileiro ser campeão da GP2...

Anônimo disse...

Tentei acompanhar a corrida mas não entendi nada. A televisão não mostrava direito quem estava na frente e os narradores ficaram perdidos. O início foi até animado mas depois ficou um saco. Ainda mais com o lUcas fora, nem quis ver até o final..

Anônimo disse...

Uma pena o que aconteceu com o Lucas. Além de uma largada infeliz, tocando o Carrol e sendo fechado por outros 2 carros, acabou praticamente perdendo o campeonato...o Lito secou tanto o Glock q ele fez tudo certinho pra naum bater hje...
E a corrida dpois q parou de chover foi bem chatinha msm. Eu tinha gravado, pq tava no curso, e fiquei passando a fita pra ver se tinha coisa mais emocionante...acho q nem vou ficar acordado ateh 7 da manha pra ver a GP2, vou gravar e acordar 9 hs pra ver o Brasil...num sei, num sei...
Ateh!

Blog F1 Grand Prix disse...

Leandro,

Acho que vale mais gravar a corrida e assistir depois do que encarar o domingão desde às 7 da manhã hehehehe

Grande abraço!

Felipe Maciel disse...

Aí já era... Pena.