sexta-feira, 28 de setembro de 2007

McLaren começa na frente e Lewis Hamilton lidera sexta-feira em Fuji

Pelo terceiro Grande Prêmio consecutivo, a McLaren dominou os treinos de sexta-feira, fechando o dia com as duas melhores posições da tabela de tempos. Assim como nas provas de Monza e Spa-Francorchamps, o time prateado bateu a Ferrari nos primeiros ensaios do fim de semana. Resta saber, agora, se a equipe vermelha está escondendo o jogo ou não.

O favorito do Blog, Lewis Hamilton, terminou a sexta na liderança ao superar seu companheiro na McLaren, Fernando Alonso, em dois décimos. A dupla da Ferrari veio logo a seguir, com Kimi Raikkonen à frente de Felipe Massa no combinado das duas sessões do dia. Correndo em casa, a Toyota apareceu bem e foi a "melhor do resto", colocando Jarno Trulli na quinta posição. Rubens Barrichello, por sua vez, não passou de 18º.

Os pilotos enfrentaram dificuldades acima do esperado na nova pista de Fuji, que recebe a Fórmula 1 pela primeira vez desde que o traçado foi completamente reformado. Não foram poucos os que tiveram problemas em encontrar a linha ideal, principalmente nas raras curvas de média e alta velocidade do circuito japonês.

Para quem esperava uma pista chata e sem-graça, o resultado foi até animador. Fuji tem um desnível acentuado, o que produz curvas em subida e descida bastante interessantes. Confirmando a minha expectativa, Lewis Hamilton - cuja capacidade de adaptação é absolutamente assombrosa - foi o primeiro a encontrar o traçado mais rápido.

A primeira sessão de treinos começou num ritmo mais lento do que o esperado. Os pilotos demoraram a sair para a pista, só arriscando descobrir o circuito de Fuji após um intervalo de quinze minutos. Logo depois, porém, a maioria colocou pneus duros e deu várias voltas na tentativa de aprender o traçado.

Nesse período da manhã, Adrian Sutil foi o primeiro a dar uma rápida saída de pista e Ralf Schumacher fez a festa da torcida nas arquibancadas ao inaugurar as rodadas. No fim, a Ferrari ficou na frente, com Kimi Raikkonen na liderança e Felipe Massa uma posição atrás. As McLaren, até ali, mantinham-se em terceiro e quarto. Sutil foi o principal destaque ao fechar num sensacional nono lugar.

O panorama mudou à tarde, quando Lewis Hamilton encontrou sua melhor forma e bateu, repetidas vezes, o melhor tempo do dia. Finalmente, o inglês se estabeleceu em 1:18.734s, sem nem arriscar uma volta rápida com pneus macios. Fernando Alonso contentou-se com a segunda posição, enquanto os pilotos da Ferrari sofriam com acertos ruins.

Felipe Massa pisou fora da pista várias vezes, com um carro que saía muito de frente. Ao mesmo tempo, Kimi Raikkonen nem chegou a superar sua marca da manhã, concentrando-se em fazer sessões de long run. A Toyota colocou compostos moles e Jarno Trulli andou muito forte, assim como a dupla da Renault, Heikki Kovalainen e Giancarlo Fisichella.

O tempo permaneceu nublando ao longo de toda a sexta-feira. Ao lado do autódromo, o Monte Fuji estava encoberto por nuvens. Apesar disso, não choveu. A previsão para a classificação de amanhã e também para a corrida de domingo é de pista molhada. Sem dúvida nenhuma, este Grande Prêmio do Japão tem todas as receitas para ser emocionante.

A seguir, a classificação do dia com os tempos combinados das duas sessões de treinos:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:18.734s - Segunda sessão
2. Fernando Alonso/Espanha/McLaren, 1:18.948s - Segunda sessão
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:19.119s - Primeira sessão
4. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:19.483s - Segunda sessão
5. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:19.711s - Segunda sessão
6. Heikki Kovalainen/Finlândia/Renault, 1:19.789s - Segunda sessão
7. Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, 1:19.926s - Segunda sessão
8. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:19.949s - Segunda sessão
9. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, 1:19.969s - Segunda sessão
10. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:20.058s - Primeira sessão
11. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:20.069s - Segunda sessão
12. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:20.069s - Segunda sessão
13. Alexander Wurz/Áustria/Williams, 1:20.233s - Segunda sessão
14. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:20.336s - Segunda sessão
15. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:20.462s - Segunda sessão
16. Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, 1:20.516s - Primeira sessão
17. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:20.601s - Primeira sessão
18. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:20.686s - Primeira sessão
19. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, 1:20.808s - Primeira sessão
20. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:20.854s - Primeira sessão
21. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:21.186s - Primeira sessão
22. Sakon Yamamoto/Japão/Spyker, 1:21.305s - Segunda sessão

A McLaren parece estar mais forte do que a Ferrari e já desponta como a principal favorita para a vitória. É claro que a análise ainda é prematura. Afinal, em Spa-Francorchamps, o cenário era o mesmo após os treinos de sexta, mas a equipe vermelha se recuperou e venceu. Por enquanto, porém, estou confiante na minha aposta em Lewis Hamilton. Fernando Alonso, pelo visto, não se adaptou tão bem a Fuji quanto o inglês.

Pelos lados do time de Maranello, Felipe Massa teve dificuldades em encontrar o acerto ideal. No fim do dia, ele foi o pior do "G4" e ficou a três décimos de Kimi Raikkonen. O finlandês, por sua vez, liderou o treino da manhã, mas caiu de rendimento à tarde. Apesar de tudo, a Ferrari ainda tem espaço para evolução e pode certamente lutar pela vitória.

Problemas na BMW. Nick Heidfeld, principal piloto da equipe, teve problemas de câmbio e não passou da 15ª posição. Por outro lado, Robert Kubica experimentou uma sexta-feira como qualquer outra, fechando em 11º. O time alemão não se concentrou em tempos rápidos, trabalhando discreta e eficientemente, como de costume.

Uma equipe que parece ter se adaptado bem ao circuito de Fuji é a Renault. Nos treinos de hoje, a atual campeão colocou seus dois carros entre os sete primeiros. Heikki Kovalainen chegou a ter o melhor tempo da sessão da tarde e tem tudo para pontuar pela sétima vez consecutiva. Giancarlo Fisichella vive situação oposta: precisa quebrar um jejum de cinco corridas sem chegar entre os oito primeiros.

A Williams, assim como a ex-parceira BMW, também teve um dia ruim em Fuji. Nico Rosberg, primeiro piloto da equipe inglesa, encontrou problemas de motor e vai precisar trocar o propulsor, perdendo dez posições no grid de largada como punição. Nos treinos de hoje, o alemão foi um razoável décimo, três lugares à frente de Alexander Wurz.

De todo o pelotão, a Red Bull foi a equipe que chegou mais perdida ao Japão. Mark Webber tentou um acerto suicida no início do dia, voando nas retas, mas sem conseguir controlar os carros nas curvas. No fim, o time das bebidinhas energéticas melhorou, emplacando um oitavo lugar com David Coulthard. Webber foi o 12º.

Correndo em casa - na pista que é de sua propriedade - a Toyota precisa mostrar serviço. Nesta sexta, Ralf Schumacher tentou forçar seus limites e, como resultado, chegou a rodar duas vezes. Mesmo assim, terminou em nono. Jarno Trulli fez melhor ainda: com pneus macios, o italiano voou e fez o quinto melhor tempo do dia.

Contando com ajuda de novos patrocinadores, a Super Aguri entrou motivada para a disputa do Grande Prêmio em seu território. Mesmo assim, o time não fugiu dos problemas. Takuma Sato sofreu com falhas mecânicas e passou boa parte da sexta nos boxes, completando poucas voltas. O japonês não passou de 21º. Anthony Davidson, em 17º, também não conseguiu nada de especial.

Mais um fim de semana que se desenha pouco animador para a Honda. Se não bastasse o carro ruim, os pilotos também não contam com a sorte. Na parte da tarde, Rubens Barrichello encontrou Sakon Yamamoto rodado na sua frente e quase bateu forte com o japonês. Apesar do incidente, o brasileiro fez o 18º tempo, enquanto Jenson Button fechou o dia em 14º.

Sebastian Vettel - logo ele, o piloto mais inexperiente do pelotão - foi o primeiro a parar com o carro na pista em decorrência de problemas mecânicos. Com as dificuldades da parte da manhã, o alemãozinho completou a sexta num fraco 20º lugar. Seu companheiro Vitantonio Liuzzi também não fez muito melhor: 19º.

Por fim, a Spyker representou a maior surpresa do dia. Adrian Sutil se entendeu perfeitamente com Fuji e virou uma sucessão de voltas muito rápidas. No fim, o alemão perdeu posições, mas ainda foi o 16º no combinado da sexta. Já Sakon Yamamoto saiu da pista algumas vezes, perdeu o bico numa colisão com Rubesn Barrichello e, como não podia deixar de ser, terminou em último.

O treino que define o grid de largada para o Grande Prêmio do Japão está marcado para as 2 horas da madrugada de sexta para sábado, horário de Brasília. Ao longo do dia, o Blog volta falando das atividades das outras categorias que entram na pista hoje, além dos comentários sobre as principais notícias do dia. Até mais!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net

10 comentários:

Anônimo disse...

Será que a Mclaren é tão favorita assim? Eu torço pelo Massa é claro, mas estou com voce. Tá difícil do Felipe conseguir alguma coisa, ainda mais precisando ajudar o Raikkonen. Tomara que chova para a corrida ficar mais interessante.

Daniel

Anônimo disse...

Também acho que dá Hamilton.

Veja esse vídeo daqui:
http://www.youtube.com/watch?v=5b8D0g0SmB0

Valeu!

Blog F1 Grand Prix disse...

Psdriver,

Sensacional a sua dica! Vou colocar no ar hoje mesmo, eu acho.

Grande abraço!

Anônimo disse...

Pensei que esse era o vídeo da 'pataquada' n.º 1. Afinal o piloto além de passear na grama ainda destruiu a propaganda AGIP. Mas tudo bem! Era o menino prodígio fazendo uma das suas, hein!?!
Muito bacana a dica.
PS: Nick Heidfeld, apesar de marcar tempo fraco, tem grandes chances de 'podiar'. Olho nele!

Blog F1 Grand Prix disse...

Guilherme,

Vamos observar o progresso de Heidfeld. Se chover, ele e Kubica podem ser gratas surpresas.

Grande abraço!

Anônimo disse...

Amigo.... eu acho que a Ferrari vai fazer a pole de qualquer jeito.... se eles sentirem que estão mais lento que a Mclaren vão colocar o Massa na pista com muuuuiiiiiito pouco combustivel e darão a ordem para que ele segure o que der os carros da Mclaren.... Mas acho que a Ferrari treinou na parte da manhã visando a classificação e na parte da tarde visando a Corrida.... veja que de tarde o Kimi fez só o 5º Tempo...

Anônimo disse...

Naum quero comentar mto sobre essa corrida. Além de naum ter a minima ideia de como ela vai ser, jah q o unico q correu aih foi o mais inofensivo de todos, vou no show do Eric Martin/ Richie Kotzen sabado, e soh devo chegar em ksa dpois das 1:45...mta sacanagem...
Mais sacanagem q isso foi o Gustavo ter botado a rodada do Prost em segundo soh pq eu falei q ia ser o primeiro da lista dos maiores erros, rs
Ateh!

Blog F1 Grand Prix disse...

Leandro,

O primeiro colocado já estava escolhido desde o início. Vocês é que não se deram conta ainda de quem é...

Quando vocês virem, vão soltar aquele "ahhhh, é mesmo!" hehehehe.

Grande abraço!

Felipe Maciel disse...

se fosse decidido em condições normais, acho que daria Haamilton, mas como a chuva tá caindo antes do treino classificatório, fica difícil de prever.

Unknown disse...

Voltando aos palpites...

Ainda acho q é uma do Hakkinen...

Mas tem uma em Spa q levou mais de meio grid :P

[]'s