sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Hamilton pode renovar com McLaren até 2012

Lewis Hamilton e a McLaren estão perto de assinar um acordo multi-milionário que manteria o inglês no time prateado até o fim da temporada de 2012. A informação é do diário Bild, conhecido, é verdade, pelos inúmeros factóides que costuma inventar em época de silly season da Fórmula 1.

Dessa vez, porém, a reportagem da publicação alemã faz bastante sentido. Segundo a matéria, Hamilton receberia cerca de 110 milhões de dólares para continuar na McLaren pelos próximos cinco anos, ou seja, aproximadamente 22 mi por campeonato. Nada mal, hein?

Mas o inglês merece. Estreante mais bem-sucedido da história da Fórmula 1, Hamilton é um verdadeiro fenômeno. Além de seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, o inglês aparece como o único piloto capaz de - quem sabe? - desafiar os incontáveis recordes de Michael Schumacher.

Em apenas catorze corridas na principal categoria do automobilismo mundial, Hamilton já tem três vitórias e nada menos do que onze podiuns. Por enquanto, só falhou a zona de pontuação uma solitária vez, quando foi nono na prova de Nurburgring.

Números como esses eram inimagináveis para qualquer especialista antes do início do campeonato. Hamilton transformou todos os parâmetros. Agora, os estreantes não podem mais usar a desculpa da inexperiência. Depois do inglês, eles passaram a ser tratados com muito mais exigência.

Caso conquiste o título, Hamilton vai ser o primeiro piloto da história a vencer o campeonato em seu ano inicial na Fórmula 1. Um resultado que seria bastante merecido, diga-se de passagem. Mesmo se não levar o troféu de campeão, porém, ele já fez história em 2007. A McLaren está certíssima em abrir os cofres para renovar o contrato do inglês.

O investimento em Hamilton vale cada centavo.


Atenção, atenção: neste exato momento, chove bastante no circuito de Fuji. Uma forte neblina também chegou à região do autódromo, conhecida pela notória instabilidade climática. A classificação de logo mais - às 2 da manhã de Brasília - será, sem dúvida nenhuma, em pista molhada.

E, assim, o treino de definição do grid de largada para o Grande Prêmio do Japão fica ainda mais imprevisível. Com chuva, quem leva mais vantagem? Ferrari ou McLaren? Na luta pelo título, Lewis Hamilton ou Fernando Alonso?

Entre as duas principais equipes do campeonato, é de opinião geral que a McLaren tem mais a ganhar com a pista molhada do que a Ferrari. Os pilotos do time prateado - Hamilton e Alonso - já mostraram possuir bastante habilidade na chuva, enquanto Kimi Raikkonen e Felipe Massa parecem ter mais dificuldade.

Mas e na disputa interna na McLaren? Hamilton ou Alonso: quais dos dois é melhor na pista molhada? Difícil dizer. Em seu país natal, o inglês cresceu acostumado à correr no clima instável da terra da Rainha. O espanhol, porém, é excelente na chuva, já tendo demonstrado isso em exibições como na Hungria, na última temporada, e em Nurburgring, mais cedo neste ano.

Certo, mesmo, é que a classificação de daqui a pouco vai ser imperdível.


O fim de semana está cheio de atrações para os fãs da velocidade. Além da Fórmula 1, o Blog também vai acompanhar outras cinco categorias nos próximos três dias: A1 GP, Fórmula 3 Inglesa, GP2, GT3 Brasil e Nascar.

Apesar do cardápio cheio, a sexta-feira foi bastante sem-graça. Tirando os treinos da Fórmula 1, apenas a Nascar entrou na pista no dia de hoje. Em Kansas, a categoria de stock car americana definiu seu grid de largada para a corrida de domingo. Na pole, a aposta do Blog: Jimmie Johnson.

Terceiro colocado na tabela de pontos, o atual campeão superou Matt Kenseth, Scott Riggs, Jeff Gordon e Danny Hamlin, que vêm logo a seguir. Juan Pablo Montoya conseguiu a 21ª posição. Enquanto isso, Jacques Villeneuve teve sua estréia na Nascar confirmada para o próximo dia 7, em Talladega.

Assim, a primeira corrida do canadense vai ser logo num dos maiores super-ovais dos Estados Unidos. A decisão da Nascar de liberar Villeneuve foi polêmica, e reprovada por Jeff Gordon e Kyle Busch, entre outros, que ainda consideram o campeão mundial de 1997 muito inexperiente.

Amanhã, os pilotos de A1 GP, Fórmula 3 Inglesa e GT3 Brasil entram na pista para os seus treinos de classificação. Na GP2, a programação será intensa: neste sábado, a categoria define seu grid de largada e, logo depois, realiza a primeira bateria do fim de semana. A corrida, marcada para as 11 horas de Brasília, tem transmissão ao vivo do Sportv.


O vídeo do dia é sensacional e foi indicado pelo amigo Psdriver. As imagens mostram uma ultrapassagem genial de Lewis Hamilton - quando ainda corria na GP2 - sobre dois outros pilotos, ao mesmo tempo. Um deles, aliás, parece ser Nelsinho Piquet:



Neste sábado, o Blog volta com os comentários sobre a classificação da Fórmula 1, as atividades de A1 GP, Fórmula 3 Inglesa, GP2 e GT3 Brasil, além das principais notícias do dia. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Lewis Hamilton (todas) e Fernando Alonso - www.gpupdate.net
Jimmie Johnson - http://www.nascar.com/
Jacques Villeneuve - http://www.speedtv.com/

6 comentários:

Anônimo disse...

Parece não, aquele ali É o Nelsinho Piquet. Agora a gente entende por que ele perdeu o título para o Hamilton.

Vou dormir para ver o treino mais tarde. Esse vai valer a pena.

Valeu!

Anônimo disse...

nem lembro a última vez que choveu numa classificação. Tô anciosão, nem consigo mais esperar... chega logo po!!

Felipe Maciel disse...

Não me surpreenderia se o Hamilton encerrasse sua carreira sem mudar de equipe.

Aí, Gustavo, por que você não deu um palpite sobre quem matou Taís? ;)

Brincadeira cara

abs

Unknown disse...

concordo com o Felipe Maciel, acho que ele só sairá da McLaren depois de se aposentar.

Como fez o Hakkinen.

Tá ai... to ansioso pacas para ver o Villeneuve na Nascar, será que ele vai correr como corria na Indy (naquela época eu o admirava) ele era mto louco...

Blog F1 Grand Prix disse...

Jairo,

Villeneuve, assim como Montoya, já correu em ovais e tem um vitória nas 500 milhas de Indianapolis. A Nascar, porém, é outra história...

Diria que o canadense ainda vai sofrer no processo de adaptação. Será interessante acompanhar a evolução dele.

Grande abraço!

Unknown disse...

Isso eu sei...

A Nascar é outra coisa... mas o cara me faz o melhor tempo no Alabama... acho que feio ele não vai fazer... e como uns totó na Nascar é valido, vai ser ao menos divertido... ou desesperador...

[]'s