sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Agenda do fim de semana (28 a 30/09)

Os próximos três dias vão ser agitados para os fãs da velocidade. Se não bastasse o Grande Prêmio do Japão, na nova pista de Fuji, o fim de semana ainda tem a decisão do título da GP2, a abertura da A1 GP, o encerramento da Fórmula 3 Inglesa e corridas de GT3 Brasil e Nascar. Hora de conferir a sempre útil agendinha:

Sábado, 29 de setembro de 2007

GP2: Primeira bateria da rodada dupla de Valência

Domingo, 30 de setembro de 2007

A1 GP: Rodada dupla de Zandvoort
FÓRMULA 1: Grande Prêmio do Japão
Fórmula 3 Inglesa: Rodada dupla de Rockingham
GP2: Segunda bateria da rodada dupla de Valência
GT3 Brasil: Rodada dupla de Curitiba
Nascar: Etapa de Kansas

Como sempre, destaque absoluto para a Fórmula 1. Neste fim de semana, a categoria volta ao Fuji Speedway pela primeira vez desde 1977. O traçado da pista japonesa foi completamente reformado e quase não tem semelhanças com a configuração usada na década de 70. Apenas a extensa reta de um quilômetro e meio é resquício da época de Lauda, Hunt, Villeneuve, Peterson, Andretti e Fittipaldi e muitos outros...

Escrevo essas linhas minutos depois do encerramento do primeiro treino livre do Grande Prêmio do Japão. Portanto, já sei que a Ferrari fez a dobradinha. Mesmo assim, não mudo a aposta que eu fiz no Podcast "Por Dentro dos Boxes" do Globoesporte.com. Pela primeira vez desde que criei o Blog, meu palpite é Lewis Hamilton.

Até agora, o inglês tem mostrado uma espetacular capacidade de adaptação a circuitos onde nunca havia corrido. O piloto da McLaren, inclusive, venceu em pistas em que jamais colocara os pés antes, como Montreal e Indianapolis. É fato que o tal simulador do time prateado é o brinquedo favorito de Hamilton. Mas isso não explica tudo.

De forma inédita na temporada, o inglês vai estar em igualdade de condições com o resto, já que na pista de Fuji ninguém correu antes. Considerando as características do traçado japonês - que lembra Indy, onde Hamilton ganhou - minha aposta não poderia ser outra. Vamos ver se, dessa vez, eu finalmente desencanto.

Nesse fim de semana, em especial, a Toyota deve fazer um esforço extra para conseguir um bom resultado. Afinal, o autódromo de Fuji é propriedade da montadora japonesa. Por isso, também arrisco dizer que Ralf Schumacher ou Jarno Trulli completam a corrida nos pontos. Vale lembrar que a Toyota chegou na zona de pontuação apenas uma vez nas últimas sete provas.
Palpite do Blog para a corrida: Lewis Hamilton

Outro destaque muito importante vai para a GP2, que encerra sua temporada 2007 no Autódromo Ricardo Tormo, em Valência. Na lenta e travada pista espanhola, onde ultrapassagens são bastante difíceis, o título será decidido entre aqueles que, indiscutivelmente, foram os dois melhores pilotos da temporada: Timo Glock e Lucas di Grassi.

Em termos probabilísticos, apostar em vitórias da dupla nas duas baterias do fim de semana é a minha melhor chance. Escolher um deles como o meu favorito para levar o troféu de campeão, porém, é muito mais difícil. Hoje, diria que Glock e di Grassi têm, cada um, 50% de chance de conseguir o caneco. Aposto no brasileiro, que vem em ótima fase e tem bem menos pressão sobre os seus ombros.
Palpite do Blog para as corridas: Timo Glock e Lucas di Grassi
Palpite do Blog para o título: Lucas di Grassi

Ao mesmo tempo que a GP2 sai de férias, a A1 Gp inicia suas atividades. Na abertura da temporada 2007/08, em Zandvoort, na Holanda, é complicado eleger favoritos. Pelo retrospecto recente, jogo minhas fichas nos times da Alemanha - atual campeã - e na Grã-Bretanha, terceira colocada no último campeonato.
Palpites do Blog para as corridas: Alemanha e Grã-Bretanha

Outra categoria que coloca um ponto final na sua temporada é a Fórmula 3 Inglesa. O certame, que já coroou o estoniano Marko Asmer como campeão antecipado, fecha o ano na pista de Rockingham. Como não poderia deixar de ser, meu palpite é Asmer, o melhor piloto do campeonato, disparado.
Palpite do Blog para as corridas: Marko Asmer (duplo)

Enquanto isso, a GT3 Brasil volta a Curitiba para a terceira etapa de sua história. A etapa, antes marcada para o autódromo de Jacarepaguá, foi transferida porque a pista carioca não atendeu a exigências ainda não totalmente esclarecidas. Dessa vez, aposto nas duas duplas que vão de Lamborghini Gallardo, a máquina que parece ser a mais veloz do pelotão: Paulo Bonifácio/Alceu Feldmann e Xandy Negrão/Andreas Mattheis.
Palpites do Blog para as corridas: Paulo Bonifácio/Alceu Feldmann e Xandy Negrão/Andreas Mattheis

Por fim, a Nascar realiza sua 29ª etapa da temporada - e a 3ª do play off - no oval de Kansas. Na falta de um favorito destacado, jogo minhas fichas em Jimmie Johnson, que aparece em terceiro na classificação geral do campeonato.
Palpite do Blog para a corrida: Jimmie Johnson

Ao longo do dia, o Blog volta comentando os treinos de sexta da Fórmula 1 e todas as atividades das demais categorais que entram na pista no dia de hoje, além das principais notícias do mundo da velocidade. Até mais!

Crédito das fotos:
Lewis Hamilton I e II - www.gpupdate.net
Lucas di Grassi - www.gpupdate.net
Equipe Alemanha - www.gpupdate.net
Marko Asmer - www.gpupdate.net
Lamborghini Gallardo - www.gt3.com
Jimmie Johnson - www.speedtv.com

6 comentários:

Anônimo disse...

fiquei meio ausente durante um período, gustavo, mas lá vão meus palpites que eu sempre dou também:

f1 - massa
gp2 - di grassi (título), di grassi e filippi (corridas)
a1 gp - brasil e alemanha
nascar - jeff gordon

as outras categorias eu não acompanho tanto...

Anônimo disse...

vai levar o lewis? Acho difícil, mas vamor ver! Eu acho que o Massa ganha essa .

Anônimo disse...

Gustavo,

Acho que a briga pela vit�ria em Fuji ficar� entre Kimi e Alonso. A Ferrari est� toda unida em prol do Kimi, enquanto a Mclaren � um saco de gatos. N�o fosse a boa (que j� foi enorme) vantagem de pontos sobre o finland�s, o t�tulo de pilotos estaria nas m�os da Ferrari.

PS: Se o Lewis chegar logo atr�s do Alonso j� estar� de bom tamanho para ele. A decis�o vem pro GP Brasil.

Abra�os!

Unknown disse...

Ouvi ontem o podcast. Que desenvoltura, moço! Muito bom!

Blog F1 Grand Prix disse...

Aline,

Muito obrigado pelos elogios! Valeu mesmo!

Guilherme,

Também torço para a decisão chegar ao Brasil. Seria muito legal ter todas as atenções voltadas para Interlagos.

Grande abraço a todos!

Vinicius Grissi disse...

O "inglezinho" já está colocando as garras de fora novamente. Baita piloto. Vai faturar a corrida deste final de semana.