segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Adrian Sutil: o segundo piloto perfeito para a McLaren?

"Tenho conversado com três equipes para a próxima temporada, mas não posso dizer quais são". Foi assim, de forma enigmática, que Adrian Sutil revelou estar sendo disputado por outros times para o campeonato do ano que vem. Destaque em sua temporada de estréia pela lanterna Spyker, a jovem revelação alemã está com o prestígio em alta na Fórmula 1.

Embora fale que só sai de sua atual equipe com o consentimento de seu chefe, Colin Kolles, Sutil não deve permanecer por muito tempo na Spyker. Seu melhor resultado até agora, na atual temporada, foi apenas um 13º lugar, no G.P. da Espanha. Mesmo assim, o alemão chamou a atenção por seus desempenhos sempre superiores aos de seus companheiros no time laranja.

Das três equipes supostamente interessadas em Sutil, duas são facilmente adivinhadas: a Williams e a Toyota, que pesquisam no mercado de pilotos substitutos para Alexander Wurz e Ralf Schumacher, respectivamente. Mas qual seria o terceiro time de olho no piloto da Spyker? Pelo processo de eliminação, chegamos ao resultado.

Honda, Toro Rosso e BMW já anunciaram suas duplas para o ano que vem. Ferrari, Super Aguri e Red Bull ainda não, mas dão indícios de que devem continuar com os atuais pilotos. Na Renault há um excesso de candidatos e protegidos do chefe. Assim, sobra apenas a... McLaren!

Sim, por que não? Vejamos: Adrian Sutil é um piloto reconhecidamente rápido e talentoso. Foi companheiro de equipe de Lewis Hamilton na Fórmula 3000 Européia, quando geralmente terminavam as corridas nas duas primeiras colocações. Por fim, é alemão, o que agrada à Mercedes.

Sutil é um piloto bom mas que dificilmente conseguiria competir com o fenômeno Hamilton. De qualquer forma, o alemão não ficaria tão atrás assim. Com seus desempenhos constantes e eficientes, o atual piloto da Spyker seria uma ótima opção de segundo piloto para a McLaren. Não chegaria a incomodar Hamilton, porém, estaria sempre entre os primeiros.

Considerando as outras opções disponíveis, apenas Nico Rosberg reúne qualidades tão boas quando as de Sutil. Mas o piloto da Williams é uma aposta de longo prazo de sua equipe, que continuou com ele mesmo depois dos escassos resultados em seu ano de estréia.

Sutil, ao contrário, não tem um vínculo muito forte com a Spyker. Ainda mais depois que o time laranja foi vendido a um consórcio indiano que, provavelmente, vai promover uma grande reforma estrutural na equipe. Se a McLaren estiver realmente interessada no alemão, não deve ter maiores dificuldades para fechar o acordo.

Será que, para Ron Dennis, Adrian Sutil vale a pena?


Num dia em que praticamente não houve notícias interessantes na Fórmula 1, uma entrevista de Flávio Briatore à revista Sport Auto chamou razoável atenção. Nela, o chefe da Renault afirma que a equipe já está trabalhando exclusivamente no modelo 2008 e que, dessa vez, "não haverá desculpas" para um mau desempenho.

Além disso, Briatore deu a entender que continua tentando Fernando Alonso ao afirmar que não tem pressa em fazer o anúncio de sua dupla do ano que vem. Isso, na verdade, significa que o chefe da Renault ainda espera a definição do bi-campeão. Será que o espanhol permanece na McLaren ou força uma quebra de contrato com a equipe inglesa?

Está claro que Briatore faz um tremendo lobby por esta última opção. O chefe da Renault vem tentando convencer Alonso a voltar para a sua antiga equipe, mas o espanhol continua cético porque vê na McLaren um pacote mais forte. O clima no time prateado, porém, é o oposto daquele que Alonso encontraria na Renault.

"Com a gente, ele se entendia bem", disse Briatore. E tem razão. Ao concentrar as atenções da equipe em torno de si, ofuscando seu companheiro de equipe Giancarlo Fisichella dentro e fora das pistas, Alonso criou o ambiente que desejava. Mas em 2008 - mais uma vez - o cenário vai ser diferente. Se voltar para a Renault, o bi-campeão não deve ter a companhia do italiano.

Conseguirá Alonso anular Heikki Kovalainen ou Nelsinho Piquet também? Acho bem mais difícil.


Você já ouviu falar em Sergey Zlobin? Pois é, até eu já havia esquecido o nome deste sujeito. Nesta segunda, porém, um episódio bizarro trouxe às manchetes esse obscuro russo que, em 2002, chegou a ser contratado como piloto de testes da gloriosa Minardi.

Acontece que Zlobin sobreviveu a um atentado a bomba em Moscou, onde vive. O artefato foi colocado embaixo de seu carro - um Mercedes MG 500, diga-se de passagem - detonando quando o russo ligou o motor. Por incrível que pareça, o automóvel ficou completamente destruído, mas Zlobin quase nada sofreu...

A história não faz o menor sentido. O que teria aprontado o russo para ter uma bomba colocada no fundo de sua humilde Mercedes? E como ele conseguiu sair inteiro?!? Que coisa mais estranha! Coitado de Zlobin, um piloto que, dentro da pista, sempre foi inofensivo.

Conta-se que, certa vez, o lanterna da então Fórmula 3000 disputava um racha em Moscou, quando foi detido por um carro da polícia. Ofendido com as repetidas brincadeiras do policial - que fazia piadas com o fato dele ser o último colocado antes da detenção - Zlobin tentou se explicar sinceramente:

- Mas eu era o único que obedecia à sinalização!!


O vídeo do dia é mais uma dica do amigo Jairo Maragato. Dessa vez, as imagens são preciosas. Trata-se de um trecho do filme O Fabuloso Fittipaldi, rodado em 1972, em que Emerson Fittipaldi explica uma volta inteira no traçado antigo de Interlagos, a bordo de um Ford Maverick:



Se você tem alguma indicação, não deixe de mandar para blogf1grandprix@hotmail.com!

Nesta terça, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Amanhã, o número 4 da lista dos Dez Erros Mais Contrangedores da História da Fórmula 1. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

(O Blog F1 Grand Prix participou, nesta segunda, do podcast "Por dentro dos boxes" do Globoesporte.com. A partir das 9 horas de amanhã, a gravação vai estar disponível no ótimo espaço do Rafael Lopes e também na página inicial de "esporte a motor". Se você não está cansado dos meus pitacos aqui no Blog, não deixe de baixar!)

Crédito das fotos:
Adrian Sutil II - http://www.gpupdate.net/
Sutil e Hamilton - http://www.formula1.com/
Flavio Briatore - http://www.derapate.it/
Fernando Alonso - http://www.alt1040.com/
Zlobin e Minardi - http://www.racefreaks.nl/

7 comentários:

Anônimo disse...

até que essa sua teoria faz sentido. Não seria difícil para a Mclaren tirar o Sutil da Spyker, e o cara é bom mesmo. Sei lá, de repente você acerta em cheio nessa.

Anônimo disse...

tá claro que isso é chute seu, blog, mas um chute que pode dar certo.

Se eu fosse o Ron dennis, pensaria seriamente em trazer o Sutil. Com esses indianos na Spyker, ele estaria liberado mais fácil.

Além disso, é o segundo piloto dos sonhos do Hamilton. Com ele na equipe, não teria mais nenhuma crise certamente!!

Felipe Maciel disse...

Pode ser que ele vá para a McLaren, ou então Toyota, se não ficar na Spyker. Seria bom vê-lo numa equipe de ponta mas seria uma façanha muito grande, não é pra qualquer um, realmente seria uma grande surpresa.

Fabio disse...

Esses vídeos são os melhores minutos do meu dia! rs... bom demais!

Sutil na McLaren... ahhh, não sei não, hein... não por agora. Pra mim é Alonso. Sei que essa também é a aposta do blog, que, aliás, demonstrou muito bem a lógica da contratação do Sutil pela McLaren, mas não me seduziu, não!

Também agradeço de verdade por sempre comentar lá no blog, Gustavo. Só é uma pena eu dar poucas oportunidades pra isso...rs. Vamos ver se dentre os próximos inscritos na Copa Brasil não aparece nenhum RKC. Se houver é você quem vai ter que me dizer!

Vamos ver como se sai no podcast,

Forte abraço!

Anônimo disse...

Sutil na Mclaren? Não é impossível mas ainda acho improvável. Vamos ver.

Valeu!

Anônimo disse...

ô gustavo, voce tá parecendo o bild ao dar uma notícia dessas rsrsrsrs

to brincando sei que voce não colocou nada como certo mas sua tese é tão inteligente que parece quase óbvia!

Unknown disse...

bah...

Defitivamente após muito pensar e ler e colocar a cabeça para funcionar (fedeu pacas aqui em casa) cheguei a seguinte conclusão!

Sutil é na Toyota, Nelsinho na Willians e o resto fica tudo do jeito que está.

O melhor do vídeo é a definição para a curva do Laranja... sensacional!!!

Gustavo, espero estar ajudando na medida do possível!

Abraços,

Jairo.